53851 - PANORAMA DA PRODUÇÃO DE RESIDENTES DO PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA NO ESPÍRITO SANTO: ANÁLISE DE 2023 PRISCILLA BANDEIRA FROTA - ICEPI/SESA, THAÍS MARANHÃO - ICEPI/SESA, CÉLIA MÁRCIA BIRCHLER - ICEPI/SESA
Contextualização O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde é um órgão de administração direta da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo e tem por uma de suas finalidades a formação de especialistas para o Sistema Único de Saúde. Atualmente, o Programa de Residências em Saúde do ICEPi, criado em 2019, conta com 15 programas de residência, entre médicas, multi e uniprofissionais.
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do ICEPi teve início em 2020, tendo 119 egressos. Atualmente estão em campo 45 R1 e 43 R2. O programa possui vaga para as profissões de: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Trata-se de um programa interiorizado na qual abarca 5 municípios do ES, sendo eles: Aracruz, Cariacica, Colatina, Vila Velha e Vitória, distribuídos em 29 cenários de práticas na atenção primária à saúde.
Com o intuito de reconhecer as práticas realizadas pelos residentes, bem como analisar os dados de produção destes, este estudo buscou apresentar um panorama da produção dos residentes multiprofissionais em saúde da família no Estado do Espírito Santo.
Descrição da Experiência O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde é um órgão de administração direta da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo e tem por uma de suas finalidades a formação de especialistas para o Sistema Único de Saúde. Atualmente, o Programa de Residências em Saúde do ICEPi, criado em 2019, conta com 15 programas de residência, entre médicas, multi e uniprofissionais.
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família do ICEPi teve início em 2020, tendo 119 egressos. Atualmente estão em campo 45 R1 e 43 R2. O programa possui vaga para as profissões de: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Trata-se de um programa interiorizado na qual abarca 5 municípios do ES, sendo eles: Aracruz, Cariacica, Colatina, Vila Velha e Vitória, distribuídos em 29 cenários de práticas na atenção primária à saúde.
Com o intuito de reconhecer as práticas realizadas pelos residentes, bem como analisar os dados de produção destes, este estudo buscou apresentar um panorama da produção dos residentes multiprofissionais em saúde da família no Estado do Espírito Santo.
Objetivo e período de Realização O presente estudo tem por objetivo geral analisar os dados de produção dos residentes multiprofissionais em saúde da família do ICEPi. Como objetivo específico pretende-se analisar o panorama das atividades de cuidado individual, cuidado coletivo e processo de trabalho. Trata-se de um relato de experiência da análise da produção dos residentes (R1 e R2) nas equipes de saúde da família. O período dos dados corresponde aos meses entre março de 2023 a fevereiro de 2024.
Resultados Os resultados apontam uma alta variabilidade na produção entre os diferentes campos de prática e categorias profissionais.
Indicadores de cuidado individual, tais como consultas de pré-natal e puericultura, apresentaram alta frequência com média de 309 atendimentos realizados, particularmente entre residentes de enfermagem e odontologia.
Nos dados de cuidado coletivo, as ações educativas em escolas tiveram locais com 3 ações e outros com 35 ações anuais, e práticas integrativas como yoga e meditação foram amplamente realizadas, com média de 56 ações por município.
No processo de trabalho, reuniões de preceptoria e a elaboração de projetos terapêuticos destacou-se como uma prática relevante, mas não constante. A quantidade de Plano Terapêutico Singular variou consideravelmente, com alguns locais relatando a criação de 225 projetos, enquanto outros registraram apenas 14, juntamente com os casos discutidos onde encontra-se alta diferença na ocorrência dentre os municípios, com a média de 37 casos anuais.
Aprendizado e Análise Crítica A análise dos dados revela a diversidade e a amplitude das atividades desenvolvidas pelos residentes, refletindo compromisso com as práticas eminentemente típicas da saúde da família, conforme estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB, 2017) e de Educação Permanente em Saúde.
A variação na produção entre os diferentes campos de prática evidencia a necessidade de padronização e otimização das ações.
Recomenda-se a discussão dos dados entre residentes, preceptores, tutores e coordenação da residência, de modo a dar visibilidade ao panorama das ações e produção de reflexão para qualificação das práticas.
A coleta e a análise sistemática dos indicadores dos residentes multiprofissionais fornecem um panorama detalhado e abrangente da atuação nas unidades de saúde da família. Os resultados reforçam a importância do monitoramento contínuo para assegurar a melhoria constante dos serviços prestados e da formação dos residentes. Em consonância com as diretrizes da PNAB, as práticas devem ser continuamente fortalecidas para promover um cuidado mais eficaz e abrangente, contribuindo significativamente para a saúde coletiva .
Referências Brasil. Portaria de consolidação GM/MS nº 02 de 28 de setembro de 2017. Dispõe sobre a Política Nacional de Atenção Básica. Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html
Mendes, E. V. (2018). A construção social da atenção primária à saúde. Brasília: Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
World Health Organization. (2018). WHO guideline on health policy and system support to optimize community health worker programmes. Geneva: World Health Organization.
Ceccim, R. B., & Feuerwerker, L. C. M. (2017). Educação e Saúde: Ensino e aprendizagem na formação técnica em saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 27(1), 123-138.
Ceccim, R. B., & Feuerwerker, L. C. M. (2004). O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 14(1), 41-65.
|