Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.4 - Planejando e vivênciando as Residências em Saúde

53838 - O USO DO PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO FORMATIVO EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR.
GISELLE GOULART DE OLIVEIRA MATOS - FIOCRUZ, ANDREIA MENEZES DA ROCHA - FIOCRUZ, KARLA MENESES RODRIGUES PERES DA COSTA - FIOCRUZ


Contextualização
O interesse da Saúde do Trabalhador pela formação multiprofissional, sob a forma de Residência, não somente revela uma confiança na formação de profissionais com ênfase na prática, algo bastante consolidado enquanto modelo formativo no campo da saúde, como também expressa a necessidade da área de formar profissionais que atuem de maneira intersetorial e integral no sistema de saúde, na organização do processo de trabalho, no cuidado à saúde (individual e coletivo), na política e vigilância em saúde do trabalhador e na educação em saúde, visando à melhoria da saúde e o bem-estar dos trabalhadores. A experiência da formação em serviço para a Saúde do Trabalhador tem possibilitado uma imersão nos processos de trabalho e, desde o início da formação, foi observado que a lógica do acompanhamento por provas ou diários reflexivos seria pouco para evidenciar o processo de formação dos nossos alunos. Foi necessário um instrumento capaz de fazer o acompanhamento e as avaliações não classificatórias, unilaterais e excludentes, com a possibilidade de refletir a aprendizagem individualizada (VILLAS BOAS, 2004), com registro da trajetória, em uma avaliação contínua e imediata, na qual podem ser incluídos diversos registros, como textos, documentos, dúvidas, certezas, relações da própria vida fora do espaço escolar, que tenham relação com a formação.

Descrição da Experiência
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador está na terceira turma. Até o momento tivemos 14 portfólios de aprendizagem produzidos pelos residentes, que demonstraram grande potencial de acompanhamento e avaliação da trajetória de cada aluno. A Residência é um curso com duração de dois anos e os Portfólios de Aprendizagem são apresentados ao final de cada ano. Ao final do primeiro ano é apresentado somente para os colegas do curso, para a coordenação da disciplina, na qual o trabalho está vinculado, e para os tutores, docentes da instituição, que acompanham os residentes ao longo de todo o curso. Ao final do segundo ano, a apresentação é pública, com participação dos residentes, docentes, tutores, preceptores e convidados.

Objetivo e período de Realização
Objetivos: demonstrar importantes avanços dos residentes e problemas que persistem em seu processo de aprendizagem; auxiliar o tutor a compreender e avaliar o processo de construção das aprendizagens dos residentes; reunir as atividades dos residentes, guiadas por objetivos de aprendizagens indicadas no curso; apresentar uma coleção de trabalhos como resultados de aprendizagem em decorrência das experiências de formação propiciadas. Período: março de 2020 a fevereiro de 2024.

Resultados
A primeira turma, iniciada com a pandemia de Covid-19, evidenciou os impactos do período pandêmico na formação. Em ambas as turmas ficaram claras as transformações dos residentes ao longo do curso, com registro individualizado, demonstrando como os pressupostos do campo da Saúde do Trabalhador são identificados dentro dos saberes individuais e modificaram as condutas, inclusive fora dos espaços de aprendizagem. Foram geradas 14 apresentações, em Power Point, com produção de poesias, desenhos, colagens; e 14 arquivos, em PDF, com 50 páginas em média, para arquivo junto à coordenação do Programa de Residência, com toda a trajetória de cada residente e os pontos considerados de relevância para as formações, de forma individualizada.

Aprendizado e Análise Crítica
O Portfólio de Aprendizagem por, proporcionar feedback imediato; ser elaborado pelo próprio aluno; respeitar as diferenças individuais; orientar a individualização do ensino e a variabilidade didática; desenvolver a capacidade de organização do educando; favorecer a autoavaliação discente; promover maior interação entre professor e aluno; concentrar a atenção nas tarefas mais significativas; favorecer a utilização de múltiplas linguagens; expressar o antes e o depois, mediados por uma transformação; propiciar a autoavaliação docente; desenvolver o hábito de registro sistemático, foi considerado um instrumento potente de acompanhamento e avaliação do processo formativo. Apesar de não ter como objetivo a avaliação do curso, foi considerado um importante instrumento para identificar as potencialidades e fragilidades da formação de maneira coletiva, possibilitando discussões e modificações na forma de trabalho e organização do programa. A partir dos relatos individuais, problemas comuns foram identificados e modificados, a fim de melhor efetividade da formação.

Referências
AMBROSIO, M. O uso do portfólio no ensino superior. Editora Vozes (Livros Digitais), 2013.
FERREIRA, A.B.H. (1999). Novo Aurélio Século XXI: O dicionário da lingua portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
VILLAS BOAS, B.M.F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio


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