Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.4 - Planejando e vivênciando as Residências em Saúde

52676 - GESTÃO PEDAGÓGICA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ: AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE
DANIELLY MAIA DE QUEIROZ - ESP-CE, KELLYANE MUNICK RODRIGUES SOARES HOLANDA - ESP-CE, MARIA JAMISSE DE ARAÚJO OLIVEIRA - ESP-CE, TATIANE MOTA DE ANCHIÊTA - ESP-CE, NARA IURY OLIVEIRA SILVA - ESP-CE


Contextualização
A Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) da Escola de Saúde Pública do Ceará – RESMULTI-ESP/CE tem como objetivo maior “ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas, éticas e políticas por meio da Educação Permanente em Saúde, em consonância com as necessidades do SUS, através da descentralização da formação interprofissional para o trabalho colaborativo” (ESP-CE, 2024). Diante disso, faz-se necessário que a Gestão Pedagógica da RESMULTI-ESP/CE estabeleça prioridades alinhadas a tal objetivo, contemplando necessidades formativas do corpo discente, formado atualmente por 739 residentes de ambos os componentes hospitalar e comunitário (419 R1 e 320 R2), e do Núcleo Docente Assistencial Estruturante, formado pela equipe de tutoria de referência (10 integrantes), por professores convidados e por supervisores e preceptores de campo e de núcleos (43 supervisores gerais, 125 preceptores de campo e 558 preceptores de núcleo). A RESMULTI-ESP/CE conta com cinco programas do componente comunitário (Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva, Saúde Coletiva, Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e Vigilância em Saúde) e nove programas do componente hospitalar (Cancerologia, Urgência e Emergência, Cuidado Cardiopulmonar, Neurologia e Neurocirurgia, Infectologia, Terapia Intensiva, Neonatologia, Pediatria e Enfermagem Obstétrica).

Descrição da Experiência
Diante dessa multiplicidade de cenários e sujeitos, a Gestão Pedagógica da RESMULTI-ESP/CE buscou organizar seu processo de trabalho priorizando as seguintes ações: 1) Suporte pedagógico à tutoria, com condução de reuniões pedagógicas semanais, revisão de materiais didáticos elaborados e fortalecimento do desenho da tutoria de referência por meio de visitas técnicas e matriciamento pedagógicos; 2) Suporte pedagógico aos professores convidados para os módulos teórico-conceituais, com envio prévio das competências e dos objetivos de aprendizagem a serem alcançados e proposição de métodos ativos de aprendizagem (estudos de caso, estudos dirigidos e aplicação de etapas do Team Based Learning – TBL); e 3) Suporte pedagógico aos preceptores de campo e de núcleos, por meio de encontros pedagógicos presenciais e à distância (QUEIROZ, 2024) para fortalecimento da docência em serviço de saúde, pautando o desenho curricular por competências, as atribuições de cada sujeito na docência em serviço, as bases teóricas e estratégias pedagógicas relacionadas ao “método da roda” e às “tendas invertidas”, o fomento à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tais como os sete passos do Problem Based Learning (PBL) e as distintas estratégias de simulação clínica (práticas deliberadas em ciclos rápidos – PDRC, construção de roteiros de simulação clínica e Debriefing da simulação).

Objetivo e período de Realização
Este relato tem como objetivo sistematizar a experiência acerca das ações prioritárias da Gestão Pedagógica da RESMULTI/ESP-CE, voltadas aos distintos sujeitos que compõem o Núcleo Docente Assistencial Estruturante: tutoria, docentes convidados e preceptoria. A experiência aqui sistematizada foi realizada no período de novembro de 2023 a maio de 2024, considerando as distintas ações que compunham o processo de trabalho empreendido pela Gestão Pedagógica da RESMULTI/ESP-CE.

Resultados
No que concerne ao “suporte pedagógico à tutoria”, a organização da agenda com reuniões semanais oportunizou planejamento coletivo, divisão de responsabilidades e organização conjunta de logística e estratégias utilizadas durante os módulos teórico-conceituais. A revisão e atualização dos materiais didáticos produzidos pela tutoria possibilita o fortalecimento da condução descentralizada que acontece nos cenários de prática. E a organização da tutoria por referências de cada programa/cenário tem otimizado o monitoramento dos processos pedagógicos nos distintos cenários de prática. Em relação ao “suporte pedagógico aos professores convidados” para os módulos, o alinhamento prévio das competências relacionadas a cada módulo (integrador, transversal ou específico de cada programa), e seus respectivos objetivos de aprendizagem, torna a dimensão teórica do processo formativo mais robusta e coerente. Já o “suporte pedagógico à preceptoria” através dos encontros pedagógicos realizados, buscou fortalecer o coletivo, ampliar conhecimentos e habilidades da prática docente em serviço e delinear uma comunidade de práticas docentes alinhadas ao nosso currículo baseado em competências.

Aprendizado e Análise Crítica
São inúmeros os aprendizados oportunizados pelo modus operandi da Gestão Pedagógica da RESMULTI/ESP-CE. No caso das reuniões pedagógicas semanais com a tutoria, percebe-se que estes encontros configuram espaço de cogestão dos processos formativos, sendo periodicamente realizadas avaliações de como temos conduzido nossa formação. Diante de tantos cenários de aprendizagem distintos, ao considerar os 14 programas de residência multiprofissional da ESP-CE, reconhece-se que o papel das tutorias de referência para cada programa/cenário tem contribuído com a docência em serviço, seja através de visitas técnicas in loco ou pelo matriciamento pedagógico previamente agendados com preceptores de campo e de núcleos. Além disso, os materiais didáticos produzidos têm passado periodicamente por atualizações e seus conteúdos estão se tornando mais atrativos devido ao processo de transposição didática que está sendo feito no ambiente virtual de aprendizagem. Sobre o alinhamento com docentes convidados, destaca-se o fomento à inclusão de métodos ativos de aprendizagem, fortalecendo o protagonismo e a corresponsabilidade dos residentes com seu próprio processo formativo. Por fim, ressalta-se que o investimento no suporte pedagógico aos preceptores fortalece seu papel de condução pedagógica in situ, exercendo a docência com mais fluidez e assertividade.

Referências
ESP-CE – Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Manual do(a) Profissional de Saúde Residente: informações ético, político, pedagógicas sobre a Residência em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional - ESP/CE / Organização Danielly Maia de Queiroz, Maria Jamisse de Araújo Oliveira, Kellyane Munick Rodrigues Soares Holanda. — Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2024.
QUEIROZ, D.M. Introdutório à docência em serviços de saúde no contexto hospitalar e no contexto comunitário. Apresentação realizada pelo Google Meet nos dias 23 e 25 de abril de 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18SwgaKLGiDquTAj4FvRshcrnPQz0wXO6/view


Realização:



Patrocínio:



Apoio: