52233 - RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA COVID-19 GIANI DOS SANTOS ALVES BARRETO - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA, MARIA YANÁ GUIMARÃES SILVA FREITAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Apresentação/Introdução A integração ensino-serviço visa fortalecer a formação profissional e nessa perspectiva, os cursos de residência na área de saúde contribuem para mudanças na atuação profissional e na gestão, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Em 2020, emerge situação adversa, como a pandemia da Covid-19, que trouxe a necessidade de reflexão, e um novo olhar sobre a formação, o cuidar, e a contribuição que a ciência poderá trazer para a humanidade. Essa contribuição traz no seu bojo desafios para os residentes e docentes de residências médica e multiprofissional em saúde, pois nos seus territórios de atuação necessitaram implementar ações pedagógicas e estratégicas que contemplem o trabalhar em equipe, a humanização, e o cuidar centrado no paciente para implementação de mudanças positivas na saúde da população.
Objetivos Analisar o processo ensino-aprendizagem nos Programas Integrados de Residências Multiprofissional em Saúde da Família e de Medicina de Família e Comunidade de uma Fundação Estatal Saúde da Família, por meio dos olhares dos docentes, no contexto da pandemia da Covid-19.
Metodologia Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, cujos participantes da pesquisa foram os docentes dos Programas Integrados de Residências. O campo do estudo foi em 04 Unidades de Saúde da Família, da cidade de Salvador-Bahia, que servem como cenário para a execução da prática de aprendizagem em serviço dos Programas Integrados de Residências. A técnica de coleta de dados foi entrevista semi-estruturada, constituída por 11 docentes. A análise de dados foi realizada através da análise da similitude e nuvens de palavras com uso do software IRAMUTEQ e da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin.
Resultados e Discussão Após leitura e análise dos dados foram identificadas a caracterização dos participantes do estudo e apreendidas as categorias: compreensão da prática dos docentes e discussão das facilidades e dificuldades do processo de formação, no contexto da pandemia da Covid-19. O estudo sinaliza que foram necessárias inovações para a manutenção das atividades de ensino, no âmbito do processo formativo dos residentes, durante a pandemia. Dentre elas, a suspensão das atividades teóricas presenciais, que passaram a ocorrer de modo remoto, e a manutenção das atividades práticas dos residentes. As dificuldades enfrentadas foram o desconhecimento da doença, a suspensão das aulas teóricas presenciais, a readequação para aulas remotas, o medo, a insegurança, o isolamento e o distanciamento social. Como produto final, foi desenvolvido um guia prático-pedagógico com as orientações sobre as práticas pedagógicas nos Programas Integrados de Residências, no contexto da pandemia da Covid-19.
Conclusões/Considerações finais A atuação da prática docente durante a formação dos residentes sofreu alterações no planejamento e execução no que tange a reorganização do processo de trabalho. Análise permitiu identificar as circunstâncias de adversidade que ocorreram no período das pactuações e repactuações dos cenários de prática nos Programas Integrados de Residências, durante a pandemia ocorrida pela Covid-19. A pesquisa visou contribuir para enriquecer o tema e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem dos residentes, além de fornecer subsídios para discussões e estudos futuros acerca de impactos causados em situações de crise no processo formativo.
Referências BARRETO, R. S.; RIBEIRO, A. M. V. B.; SERVO, M. Software Iramuteq em pesquisas qualitativas no campo da saúde: possibilidades de análises e limites do seu uso. In: ALENCAR, T. O. S.; CARVALHO, E. S. S.; SILVA, S. S. B. (org.). Tendências Metodológicas na produção do conhecimento em políticas e gestão em saúde. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1, p. 157–172.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. Lisboa, 2016.
BRASIL. Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977. Regulamenta a Residência Médica, cria a Comissão Nacional de Residência Médica e dá outras providências.
BRASIL. Portaria interministerial nº 2.117 de 3 de novembro de 2005. Institui no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, a Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providências. 2005b.
BRASIL. Lei n. 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui a Residência em Área Profissional de Saúde e cria a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS. 2005.
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