Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.4 - Planejando e vivênciando as Residências em Saúde

51384 - A FORMAÇÃO DO PRECEPTOR NO CONTEXTO DO SUS: EXPERIÊNCIAS NA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES NO SUS (PSUS)
EDWYRGENS DANUZA VENTURA MENEZES - UPE/UEPB, LUANA LARISSA COSTA FRANÇA - UPE/UEPB, RAYSSA BURITY DE FARIAS SILVA - UEPB, JULIANA NUNES WANDERLEY - - UEPB, OLGA BENARIO BATISTA DE MELO CHAVES - UPE/UEPB, JESSICA KELLY RAMOS CORDEIRO - UPE, CLAUDIA SANTOS MARTINIANO - UPE/UEPB, JAIRO PORTO ALVES - UEPB, EDWYRGENS DANUZA VENTURA MENEZES - UPE/UEPB, LUANA LARISSA COSTA FRANÇA - UPE/UEPB, RAYSSA BURITY DE FARIAS SILVA - UEPB, JULIANA NUNES WANDERLEY - - UEPB, OLGA BENARIO BATISTA DE MELO CHAVES - UPE/UEPB, JESSICA KELLY RAMOS CORDEIRO - UPE, CLAUDIA SANTOS MARTINIANO - UPE/UEPB, JAIRO PORTO ALVES - UEPB


Contextualização
No contexto de ensinar e aprender em cenários de prática no exercício da preceptoria do SUS, é importante considerar, o papel que a experiência tem dentro desse processo. A relação dialógica das metodologias ativas ou participativas com o processo de formação do preceptor no SUS e na própria interação com os residentes tem sido pautada, principalmente, na aprendizagem por meio da experiência, associada com a reflexão em apreender o significado da relação entre prática e teoria e construir referências que possam fomentar novas experiências (Bacich; Moran, 2018). Dessa forma, a aprendizagem por meio da transmissão cada vez fica mais distanciada dos processos formativos tradicionais, tornando-se mais centrada no encontro, no diálogo, no questionamento e na experimentação
Petta et al. (2015) definem para o exercício da preceptoria, que esse profissional desenvolva competências em três campos de atuação: na organização do processo de trabalho centrado na integralidade do cuidado, que inclua, no planejamento desse processo, estratégias que fortaleçam a utilização de ferramentas na valorização da gestão da clínica; na promoção da integração ensino-serviço-comunidade, com iniciativas que produzam transformações nas práticas educativas e de cuidado, como também no estímulo aos processos de ensino-aprendizagem que se direcionem à construção do pensamento crítico-reflexivo do residente.


Descrição da Experiência
Iniciamos o curso de Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS) com várias expectativas e com muita vontade em adquirir novos conhecimentos para somar à prática de trabalho, juntamente com os colegas preceptores e com os educandos que recebemos em nosso ambiente de trabalho.
Acreditamos que todo processo de mudança impõe desafios significativos, como o rompimento das estruturas arraigadas dos modelos tradicionais de ensino e a utilização de estratégias diferenciadas na formação de profissionais de saúde. Essa comparação entre as metodologias tradicional e ativa foram citadas em muitos momentos do curso, o que demonstra os novos conhecimentos e a diferença entre a formação profissional que recebeu e a “nova” atuação, que resultou em mudanças positivas na atuação dos preceptores participantes, tais como: sua forma de avaliar e de aprender, de entusiasmar e de ministrar aula, ser um facilitador do processo de aprendizagem.
Podemos afirmar que esse contexto de mudança e construção de novos conceitos na nossa prática profissional foi inserido e através da Especialização, a qual nos proporcionou uma reflexão a respeito do cenário em que estamos inseridos, quais as mudanças necessárias que para uma melhoria significativa no processo formativo e como nos tornar agentes de propagação de informação de forma clara, dinâmica e ética.

Objetivo e período de Realização
As atividades realizadas juntamente com o Hospital Sírio Libanês e a Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS (PSUS) - Campina Grande-PB, foram desenvolvidas no período de 2021 a 2023. Nossa trajetória durante a realização do curso e as atividades desenvolvidas são de grande relevância para a vivência na preceptoria e teve como objetivo a formação do preceptor inserido em cenários de prática no SUS e na perspectiva das experiências com as metodologias ativas.

Resultados
Ao observar problemas comuns no exercício da preceptoria, um tema que nos gerou a discussão foi da rede de preceptoria, que culminou com a ideia de realizar a construção e elaboração de uma rede de ensino, gestão e serviço da preceptoria da atenção primária à saúde, como intuito de promover um espaço de discussão onde as demandas levantadas pelos especializandos e demais preceptores possam ser ouvidas e soluções articuladas. Podemos citar algumas dessas demandas que surgiram ao decorrer das discussões como por exemplo a falta de reuniões periódicas, falta de treinamentos, campo de estágio não definido, falta de feedback das instituições, remuneração dos preceptores, certificação para comprovação de preceptoria, entre outras.
Assim surgiu o desenvolvimento do projeto intervenção que abordava sobre a criação da rede de preceptoria do SUS na cidade de Campina Grande-Pb e, por conseguinte após todas as reuniões e ajustes necessários tivemos a finalização do nosso projeto, com apresentação do mesmo, onde conseguimos a assinatura do documento que regulamenta a Rede.


Aprendizado e Análise Crítica
A trajetória no Curso PSUS Campina Grande-PB mostrou-nos que mudar faz parte da construção de um projeto, e que a escolha dos caminhos precisa ser compartilhada. Foi com essa reflexão que enxergamos e descobrimos a relevância, a partir dessa pesquisa, em estimular e promover a Educação Interprofissional (EIP) como estratégia principal na formação do preceptor nos cenários de prática, por meio do diálogo, do encontro e da integração em defesa do SUS e da Vida.
De forma geral, os resultados narrados nessa trajetória de implantação do projeto de intervenção, indicam que há atitudes que devem ser tomadas para implantar o planejamento estratégico como um instrumento de gestão eficaz no que se pretende alcançar. Necessitam ser criadas e trabalhadas condições tanto materiais, como de legitimidade e de institucionalização do planejamento, pois sem a crença no instrumento dificilmente se avançará em termos de eficácia.
Este trabalho pode contribuir para levantar maiores discussões acerca do papel e das funções do preceptor, assim como as questões dos processos de trabalhos aqui identificadas. A criação da Rede possibilitará melhorias na organização da preceptoria, reconhecimento dos preceptores envolvidos no processo, melhoria na qualidade dos serviços de saúde ofertados à população e qualificação diferenciada dos discentes envolvidos no processo e futuros profissionais.


Referências
BACICH, L.; MORAN, J. (orgs) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico] Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.
PETTA, H. L.; PADILHA, R. Q.; LIMA, V. V.; PEREIRA, S. M. S. F.; OLIVEIRA, M. S.; RIBEIRO, E. C. O.; GOMES, R. Especialização em preceptoria no SUS: caderno do curso 2015/2016. São Paulo: Ministério da Saúde; Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, 2015.


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