Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.4 - Planejando e vivênciando as Residências em Saúde

49464 - A IMPORTÃNCIA DA PRECEPTORIA EM ENFERMAGEM NA ESTRÁTEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
SILVANA MARIA ARAUJO COELHO - UFC, ALESSANDRA LIMA DE CARVALHO GURGEL VERAS - ESP/CE, NIOBE GUIMARÃES FERNANDES - FIOCRUZ, KELVIANE FONSECA CORDEIRO - UECE, DANIELE ROCHA DE FARIAS MARQUES - UECE, TIAGO ARAÚJO MONTEIRO - UFC, MARIA ELIANE ANDRADE DA COSTA - UECE, ERLANE BRUNNO CUNHA FERREIRA - UFC, ANA MARIA SAMPAIO COELHO ADEODATO - UECE, MOACIR RODRIGUES COELHO FILHO - UNIFOR


Contextualização
A Residência na área da Saúde é uma modalidade de ensino de pós-graduação Lato sensu (Especialização) que visa promover a educação em Saúde e a formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esta formação contribui para o desenvolvimento de profissionais nos diversos campos, como assistência, gestão e ensino, por meio de treinamento em serviço, de forma a atender as necessidades da população e o perfil epidemiológico de cada região brasileira. No ano de 2013 a Escola de Saúde Pública- CE foi credenciada para implantar o programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RESMULTI), quando foram iniciadas os programas nas ênfases: Saúde da Família, Saúde Mental e saúde coletiva em 27 municípios no estado do Ceará. O trabalho proposto pela Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE) tem como objetivo a integração do preceptor e residente nas atividades organizadas em quatro módulos integradores ao longo dos dois anos de residência. Essas atividades incluem a realização da "tenda invertida", onde o residente realiza consultas sob a supervisão do enfermeiro preceptor, e rodas de núcleo para a leitura e discussão de trabalhos científicos. Além disso, são realizadas reuniões para a elaboração de estratégias de ações que possam ser implementadas no ambiente de serviço.


Descrição da Experiência
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, apresenta a atuação de uma enfermeira preceptora na Estratégia Saúde da Família (ESF) para alunos da residência em enfermagem do programa de residência integrada multiprofissional com ênfase em saúde da família pela Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE). O período abordado vai de março de 2019 a março de 2021 e a experiência foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Moreira de Azevedo, localizada no município de São Gonçalo do Amarante- CE


Objetivo e período de Realização
Relatar a experiência e a importância da Residência de Enfermagem do Programa de Residência Integrativa em Saúde (RIS- ESP/CE). Foi realizado na UBS Maria Moreira de Azevedo no período de Março de 2019 a Março de 2021. As atividades envolviam orientação direta dos residentes, planejamento e execução de atividades educativas, supervisão das práticas clínicas e avaliação contínua do desempenho dos residentes.


Resultados
Subsidia-se, pelo Programa de Residência, a formação dos profissionais e a troca de experiência entre preceptor e residente. Durante o período da preceptoria, houve um progresso significativo no desenvolvimento das competências dos residentes. A integração de atividades práticas e teóricas permitiu uma compreensão mais profunda dos processos de trabalho na ESF. A presença constante da preceptora criou um ambiente de aprendizagem seguro e colaborativo, facilitando o crescimento profissional dos residentes. Neste período tivemos também uma melhora das ofertas de serviços de saúde em relação aos programas do Ministério da Saúde, aumento das visitas domiciliares e serviços desenvolvidos nas escolas do município.


Aprendizado e Análise Crítica
Acredita-se que a preceptoria de enfermagem para os residentes é um desafio e uma excelente experiência integrando a teoria e a prática, oferecendo o conhecimento teórico e a vivência de um atendimento primário de saúde e para o preceptor, uma reflexão de seus saberes e competência profissional. Necessitando, dessa forma, que o preceptor desenvolva e aprimore habilidades advindas da experiência na prática da enfermagem no entendimento do contexto coletivo, além de compreender as estratégias do SUS e da saúde pública. Essas iniciativas visam fortalecer a formação prática e teórica dos residentes, promovendo um aprendizado colaborativo e aplicável à realidade do sistema de saúde. É importante ressaltar que o preceptor é um profissional que participa ativamente de todo o processo de formação do residente em seu próprio cenário de trabalho. A preceptoria na ESF é uma ferramenta essencial para a formação de enfermeiros competentes e preparados para atuar na atenção básica. Este relato de experiência evidencia a importância da preceptoria na orientação e supervisão dos residentes, destacando a necessidade de investimentos contínuos na formação e capacitação de preceptores para garantir a qualidade da educação em saúde.


Referências
Ministério da Saúde (BR). Residência multiprofissional em Saúde: experiência, avanços e desafios. Brasília: Ministério da Saúde; 2006.
Projeto Político Pedagógico-PPP/ Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues-Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2022.148p.
Preceptoria de Enfermagem de Família e Comunidade: Habilidades Iniciais 1.ed/Secretaria Municipal de Saúde -Rio de Janeiro-SMS,2021,72p.


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