Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.3 - Apoio e Formação no paradigma da Educação Permanente

51057 - CONSTRUÇÃO DE UM RELATÓRIO DE ATIVIDADES NA COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE: UMA FERRAMENTA DE APOIO PARA A GESTÃO NO MUNICÍPIO DO RECIFE
LETÍCIA MOREIRA SILVA - REDIDENTE EM SAÚDE COLETIVA DA FIOCRUZ - RECIFE PE, VITOR NASCIMENTO GOES - RESIDENTE EM SAÚDE COLETIVA SESAU - RECIFE PE, PRISCILLA RENATA DO NASCIMENTO GOMES BRITO - RESIDENTE EM SAÚDE COLETIVA PELO IMIP - RECIFE PE, MARIA JOSÉ DE ARAÚJO - SANITARISTA/ COORDENADORA DA COORDENAÇÃO DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE - RECIFE


Contextualização
A educação interprofissional é um elemento essencial para a implementação da Educação Permanente e vem sendo utilizada como estratégia de ensino visando à formação de profissionais críticos, reflexivos e capazes de trabalhar em equipe e, ao mesmo tempo, responder às necessidades sócio sanitárias do território.1 A educação permanente e interprofissional envolve uma ruptura com as formas clássicas de organização e funcionamento das instituições formadoras de profissionais da saúde e dos serviços de saúde. 2 O município do Recife, localizado na região Nordeste do Brasil, é dividido em seis Regiões Político-Administrativas que se subdividem em microrregiões, compondo oito Distritos Sanitários (Lima, 2022).3 O Distrito Sanitário III (DS III), localizado na 3º Região Político Administrativa, é composto por 16 bairros e vêm desenvolvendo ao longo dos anos, a formação e capacitação de estudantes de graduação e residentes, atuando e executando atividades nos diversos setores. Dessa forma, a elaboração de um relatório de atividades das ações realizadas pela Coordenação de Formação e Educação na Saúde (CFES pode evidenciar a análise situacional da Integração Ensino Serviço de toda a rede do DS no período de Janeiro a Junho 2024 e contribuir para planejamentos futuros.

Descrição da Experiência
Foi realizado um levantamento das atividades trabalhadas no setor da Coordenação de Formação e Educação na Saúde do Distrito Sanitário III da Secretaria Municipal do Recife, para a construção de um relatório semestral de atividades do setor. No relatório, foram identificados os serviços de saúde da rede (unidades de saúde da família, unidades básicas tradicionais, centros de atenção psicossociais e academias da cidade), campos de prática, quantitativo de preceptores e identificação da respectiva formação, estudantes em estágios curriculares de graduação (obrigatórios e não obrigatórios) e residentes, com identificação das diversas áreas profissionais de formação, programas e instituições com as quais estão vinculados. Também foi identificado o número de estudantes e residentes por lotação (sede do distrito sanitário ou demais componentes da rede) e a solicitação de projetos de pesquisa a serem realizados nos serviços do território.

Objetivo e período de Realização
Objetivo Geral:
Construir um relatório de atividades a partir de uma análise situacional da Integração Ensino e Serviço da rede do Distrito Sanitário III, no período de janeiro a junho de 2024.
Objetivos específicos:
Identificar o número de estudantes e residentes na rede por local de estágio;
Descrever o número de preceptores e suas formações na rede por local de estágio;
Descrever o número de projetos de pesquisa solicitados.

Resultados
O DS III possui 16 bairros e contém 22 serviços de saúde, que são os cenários de campos de prática que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, apenas 18 serviços são de admnistração direta da Sede do Distrito, sendo elas: 08 Unidades de Saúde da Família (USF), 02 Unidades Básicas Tradicionais (UBT), 03 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 04 Academias da Cidade e 01 Unidade de Média Complexidade. No período de análise, foram identificadas um total de 10 instituições de ensino vinculadas ao serviço, distribuídas entre estudantes e residentes. Foram identificados 85 residentes atuando na rede do Distrito Sanitário III. Desses, 11 estão atuando na sede, acompanhados e coordenados por 29 preceptores. Os demais, 74, estão pela rede 32 residentes em USFs e UBTs em diversos locais do distrito, 24 encontram-se no CAPS e 1 na Academia da Cidade. Quanto aos estágios curriculares de graduação, foram verificados 106 estudantes (08 não obrigatórios (enfermagem, educação física e administração) e 98 estudantes entre o estágio obrigatório e aulas práticas (medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, nutrição, saúde coletiva).

Aprendizado e Análise Crítica
A construção do material em questão fez parte do processo de trabalho dos residentes através da identificação de necessidades a serem apontadas, bem como a idealização da ferramenta para o apoio dos processos de gestão e tomada de decisão. Com o crescimento das residências e ampliação de vagas nas universidades, é imprescindível o conhecimento da capacidade instalada, preceptoria e percentual de estudantes no território para possíveis melhorias e captação de novos preceptores, bem como discussões internas de gestão. As discussões sobre os processos de educação e formação na saúde, apesar de ganharem força nos últimos anos, ainda é escassa nos municípios brasileiros. Dessa forma, a participação dos estudantes na criação de materiais e informes sobre o processo de aprendizagem e formação de profissionais trabalhadores, pode fortalecer e ampliar a educação permanente voltada para a formação desses profissionais, visando o compromisso com a saúde pública. Além disso, a participação direta dos residentes na construção desse documento garante uma visão mais ampla da situação do distrito, permitindo que opiniões e sugestões cheguem aos gestores e preceptores, vindo diretamente na dos residentes e de suas vivências profissionais nos setores.

Referências
FARIA, L. et al. Integração ensino-serviço-comunidade nos cenários de práticas na formação interdisciplinar em Saúde: uma experiência do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) no sul da Bahia, Brasil. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, n. 67, p. 1257–1266, out. 2018.
OGATA, Márcia Niituma et al. Interfaces entre a educação permanente e a educação interprofissional em saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 55, p. e03733, 2021.
LIMA, Lucas Ribeiro Alves de. Descrição das atividades realizadas no Distrito Sanitário III da Prefeitura da Cidade do Recife e ações de educação em saúde no primeiro surto de lepidopterismo por Hylesia sp. da cidade do Recife. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso. Brasil.


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