Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.3 - Apoio e Formação no paradigma da Educação Permanente

49557 - CONSTRUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE APOIADORES DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO CEARÁ
ANAIR HOLANDA CAVALCANTE - ESCOLA DE SAUDE PUBLICA DO CEARA, EDUARDO TEODÓSIO DE QUADROS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ (ESP/CE), ANA PAULA CAVALCANTE RAMALHO BRILHANTE. - ESP/CE, EDGLESY CARNEIRO AGUIAR. - ESP/CE


Introdução e Contextualização

O Projeto Rede Saúde Escola representa a integração ensino, serviço, comunidade e pesquisa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, orientado pela articulação entre os segmentos de gestão, atenção, formação e controle social, conforme as necessidades de saúde da população e os princípios da política de Educação Permanente em Saúde. Para consolidá-lo, foi necessário a articulação da gestão estadual de saúde com os centros formadores existentes nas regiões do estado, contemplando Fortaleza, Cariri, Região Norte, Sertão Central e Litoral Leste/ Vale do Jaguaribe, por meio dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde Municipais (NUMEPS) e Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde (NUREPS). . Dessa forma, foram selecionados apoiadores institucionais em EPS para cada região de saúde, sendo necessário a qualificação, segundo as diretrizes da Política Cearense de EPS e Pesquisa, uma vez que revela fragmentação pela singularidade dos contextos regionais, e fragilizada pela racionalidade gerencial hegemônica para o fortalecimento do Sistema de Saúde do Ceará.

Objetivo para confecção do produto
Este relato descreve uma experiência na construção de manual para facilitar e orientar o processo de ensino-aprendizagem na formação de Apoiadores para a EPS pela equipe técnica multidisciplinar da Gerência de Educação Permanente – GEDUC da Escola de Saúde Pública do Ceará.

Metodologia e processo de produção
Para a construção de um manual foi necessário anteriormente, a elaboração da Matriz pedagógica e curricular da formação proposta (imersão, cursos, oficinas) que adota a abordagem dos Dez Passos para estruturação do Currículo de um programa educacional baseado em Competência (TEN CATE, 1997) adotado no Projeto Politico Pedagógico da ESP/CE, que são: 1. Descrição da justificativa do currículo. 2. Análise do perfil da clientela – competências (conhecimentos habilidades e atitudes) prévias dos estudantes. 3. Elaboração das competências e dos objetivos de aprendizagem. 4. Estabelecimento das premissas e dos princípios educacionais, aplicados ao currículo. 5. Estruturação do currículo (Módulos, Unidades, Seções). 6. Descrição das unidades de aprendizagem e elaboração do material didático do curso. 7. Elaboração do sistema de avaliação da aprendizagem dos estudantes. 8. Descrição do modelo de organização do currículo. 9. Estabelecimento do processo de gerenciamento do currículo. 10. Montagem do sistema de avaliação do curso.




Resultados
Todo o processo e construção, incluindo os dez passos, são elaborados junto com a COEPS (Coordenadoria de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em saúde) da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e a participação dos formadores/professores no processo de construção do material elencando informações significativas em torno das competências e objetivos de aprendizagens; descrição de atividades, bem como a avaliação e referências estudadas. O manual apresenta a descrição das atividades, metodologia, bem como os objetivos, competências e avaliação, de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da ESP/CE como instrumento pedagógico para subsidiar a condução no processo de ensino – aprendizagem dos educandos. O mesmo consta da matriz de competências, bem como a descrição das atividades propostas, baseadas em metodologias ativas que fomentam o processo de ensino-aprendizagem, que são preconizadas na EPS.


Análise crítica e impactos sociais do produto
A elaboração material pedagógico como instrumento pedagógico resignifica o olhar, fazer e avaliar os modos do ensino na formação em saúde, bem como nos cenários de praticas, trazendo aspectos de propostas contextualizadas e significativas, trazendo vários sujeitos envolvidos na construção do ensino-aprendizagem.

Referências
CEARA, Projeto político pedagógico– PPP [recurso eletrônico]. / Escola de Saúde Pública do Ceará. — Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará 2024.

ECHER, I. C.. (2005). Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. In: Revista Latino-americana De Enfermagem, 13(5), 754–757. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500022

Fonte(s) de financiamento: nenhum


Realização:



Patrocínio:



Apoio: