Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.3 - Apoio e Formação no paradigma da Educação Permanente

49411 - VIOLÊNCIA E SAÚDE: O DESAFIO DE INTEGRAÇÃO EM UMA AGENDA DE FORMAÇÃO
ANA PAULA MARTINS LARA - ESP-MG, ANÍSIA VALÉRIA CHAVES E SILVA - ESP-MG, MARIA DE LOURDES MENEZES - ESP-MG


Contextualização
A ação educacional “Qualificação em Violência e Saúde: construindo possibilidades para uma atenção integral” é fruto da parceria entre a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), cujas equipes construíram juntas uma proposta técnico-pedagógica que buscou ampliar a capacidade de resposta nos territórios locorregionais para o enfrentamento da violência. Esta proposta formativa surgiu em meio ao crescimento significativo dos agravos e dos adoecimentos relacionados à violência, principalmente no cenário da pandemia da COVID-19, quando ocorreu aumento da vulnerabilidade das populações em função da crise econômica e social, do enfraquecimento das instituições e das redes de proteção, da dificuldade de acesso aos serviços de saúde e aos serviços especializados na atenção a pessoas em situação de violência, dentre outros fatores que evidenciaram o impacto das diversas expressões da violência que recaem sobre o setor saúde. Orientada pelo princípio da equidade e pelo conceito de interseccionalidade e concebida a partir dos pressupostos da Educação Permanente em Saúde, a ação educacional abordou o tema da violência no campo da saúde de forma reflexiva e propositiva, buscando potencializar a construção integrada e articulada de práticas de enfrentamento à violência nos territórios de atuação em saúde.

Descrição da Experiência
Trata-se de um relato de experiência da estruturação de uma ação educacional que foi desenvolvida por meio de atividades remotas, presenciais e à distância realizada com carga horária total de 40 horas. No formato remoto, foi realizado o Webinário de Abertura (Violência e Saúde: olhares e possibilidades de enfrentamento) e as aulas do Módulo I (Conceitos, bases históricas e bases legais da Violência). No formato presencial, foram realizados os Módulos II (Vigilância em Saúde, Sistemas de Informação e Indicadores, Análise da Situação da Violência no Território) e III (Equidade e Promoção à Saúde, Políticas de Saúde para as populações específicas, Ações e estratégias para resposta à violência na rede SUS), na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte. Foram também desenvolvidas atividades à distância, que ampliaram os espaços de discussões e experiências sobre as temáticas abordadas nos módulos, por meio da criação de uma sala no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESP-MG, que também hospedou uma biblioteca digital com materiais técnicos. A Educação Permanente em Saúde foi a base teórico-metodológica e político-pedagógica que orientou a ação educacional, permitindo processos de discussão e de reflexão implicados com o trabalho em saúde e permeáveis às realidades dos serviços e às necessidades de saúde identificadas nos territórios locorregionais.

Objetivo e período de Realização
Relatar a realização da ação educacional “Qualificação em Violência e Saúde: construindo possibilidades para uma atenção integral”, destinada às referências técnicas da Vigilância das Violências e das Políticas de Equidade nas Unidades Regionais de Saúde de Minas Gerais. O intuito foi qualificá-las para uma atuação mais integrada e capaz de responder aos desafios das situações de violência dos territórios locorregionais. A ação educacional foi realizada entre agosto e setembro do ano de 2022.

Resultados
Foram ofertadas 56 vagas para as referências técnicas atuantes nas 28 Unidades Regionais de Saúde vinculadas à SES-MG, sendo 02 profissionais de cada Unidade (01 referência da Vigilância das Violências e 01 referência das Políticas de Equidade). Ressalta-se que 55 trabalhadores concluíram o curso. Os resultados das avaliações mostram que 100% dos participantes consideraram ótimo ou bom o material didático e a carga horária da formação e mais de 80% consideraram ótimos os quesitos de organização do conteúdo, reflexões para o processo de trabalho e atividades propostas. Destaca-se importância da ação educacional para oportunizar diálogos e vínculos entre atores regionais que atuam na Vigilância e na Equidades, seja na mesma Unidade Regional, seja entre os diferentes territórios. Segundo os participantes, a intenção de integrar, em uma mesma formação, referências técnicas e temáticas da Vigilância em Saúde e das Políticas de Equidade permitiu abordar o tema da violência no campo da saúde de forma articulada, fomentando uma atuação mais integrada, em nível regional, para construir respostas às violências, considerando, sobretudo, as populações mais vulneráveis.

Aprendizado e Análise Crítica
Esta ação educacional ampliou as possibilidades de construção de intervenções mais integradas e articuladas de enfrentamento à violência nos territórios de abrangência das Unidades Regionais de Saúde. A formação integrada entre referências técnicas da Vigilância e da Equidade, que atuam regionalmente na gestão de políticas públicas de saúde, constituiu um caminho potente para ampliar as compreensões sobre as distintas expressões das violências que acometem os territórios locais, com destaque para a necessidade de enfrentamento das iniquidades. A parceria entre ESP-MG e SES-MG foi fundamental para o desenvolvimento de uma proposta técnico-pedagógica que, além de abordar diferentes conteúdos da Vigilância em Saúde e das Políticas de Equidade, permitisse o debate sobre as legislações e as políticas públicas e sobre as questões que precisam ser consideradas quando da elaboração de estratégias de intervenção específicas para cada território locorregional. Destaca-se a importância de se constituir uma agenda contínua de formação sobre as interfaces entre violência e saúde, agregando distintas perspectivas e diferentes atores implicados com a elaboração e a gestão das políticas públicas de saúde.

Referências


Fonte(s) de financiamento: NÃO SE APLICA


Realização:



Patrocínio:



Apoio: