50889 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. FRANCISCA MÁRCIA PORFÍRIO DE SOUSA - SSSGA, MARIANA CAMPOS DA ROCHA FEITOSA - SSSGA, DANIELE ROCHA DE FARIAS DE MARQUES - UECE, MARIA JULIANA MORAIS FERREIRA - SSSGA, MAYANARA ROCHA TELES ANDRADE - SSSGA, GRAZIELE ROCHA DE FARIAS SILVA - SSSGA, 7. KELVIANE FONSECA CORDEIRO - UECE, TIAGO ARAÚJO MONTEIRO - UFC, FERNANDA PINHEIRO DAMASCENO - SSSGA, GRAZIELE ROCHA DE FARIAS SILVA - SSSGA
Contextualização A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), instituída em 2004, com atualização em 2007, é considerada uma importante estratégia do SUS e visa contribuir para a organização dos serviços de saúde. A EPS se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais no cotidiano do trabalho (BRASIL, 2018). Potencializa a formação dos profissionais, tendo em vista a incorporação da aprendizagem na rotina diária do trabalho, proporcionando um diálogo aberto e participativo, bem como promove reflexões sobre o modo de fazer e agir na sua atuação dentro do território. Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são responsáveis por apreender as potencialidades da comunidade, bem como seus problemas e demandas, sendo elo entre equipe e comunidade, dito isto, destaca-se o papel dos ACS como ferramenta para educação permanente em saúde educando a comunidade de sua área de abrangência acerca da importância dos cuidados em saúde, bem como a realização de acompanhamento e prestação de serviços de acordo com a condição de saúde da população. A EPS surge, neste contexto, como forma de reforçar, orientar e atualizar esses profissionais na contextualização de suas rotinas de cuidados e principalmente no fornecimento de informações seguras e adequadas a sua demanda dentro dos territórios de trabalho.
Descrição da Experiência Trata-se de um relato de experiência. Foi realizado um processo de educação permanente em saúde com os ACS do município de São Gonçalo do Amarante, com carga horária de 36 horas sendo ofertado via on-line pela Plataforma Google Meet no período de junho à agosto de 2021. A escolha pelo formato virtual para a maioria dos ACS, deu-se por ser um período em que ainda vivenciávamos a segunda onda da pandemia COVID. Os ACS assistiram virtualmente nas suas respectivas Unidades de Saúde e os ACS da Sede assistiram de forma presencial no auditório da Secretaria de Saúde por sua proximidade ao posto municipal de saúde da sede. Aconteceu semanalmente no turno da manhã e sendo abordados diversos temas: Introdutório ao SUS, Hanseníase, Tuberculose, Calendário Vacinal, Saúde da Criança, acompanhamento de Pré-natal, Diabetes, Hipertensão, Papel e atribuições do ACS na ESF, Visita Domiciliar, Ficha de cadastramento domiciliar e e-SUS. Seguindo um cronograma previamente divulgado para os participantes de forma a facilitar programação e atualização dos ACS. Os palestrantes atuavam como profissionais da saúde do município em parceria com os alunos do curso de Enfermagem Universidade Federal do Ceará. As aulas ficaram gravadas e disponibilizadas para futuros acessos e foram entregues certificados de participação em um momento de conclusão da capacitação com presença de todos os envolvidos.
Objetivo e período de Realização Relatar uma experiência de Educação Permanente em Saúde com os agentes comunitários de saúde do município de São Gonçalo do Amarante sobre sua atuação e assistência do cuidado no seu cotidiano. No período de junho a agosto de 2021.
Resultados Dentre os 158 agentes comunitários de saúde existente em nosso quadro de funcionários nesse período, somente 12 não participaram por estarem de Férias ou Licença prêmio, sendo 146 ACS recebendo a atualização (92,5%). Constatamos que durante o processo educativo, os ACS possuíam conhecimento básico sobre os temas e são capazes de passar informações corretas a população, entretanto, muitas vezes, se deixam levar por suas convicções pessoais, todavia discutiam e aceitaram bem as informações passadas e foram unânimes em afirmar que o momento proporcionou os conhecimentos necessários para uma atuação mais qualificada e segura. No final, foi solicitado que os ACS compartilhassem suas impressões sobre a capacitação como forma de feedback da atividade, e tivemos como relatos falas positivas que são: boa aceitação, importância de ofertar esse momento para eles e importância de manter atualizações contínuas sobre temáticas relevantes para sua atuação.
Aprendizado e Análise Crítica Ao realizar a capacitação, vimos a necessidade de planejar ações de educação permanente semestralmente aos ACS, incluindo as ações no planejamento anual do setor de EPS do município, visto que a atividade obteve boa participação e conhecimento técnico-cientifico para aplicar junto a sua comunidade. Em uma equipe multiprofissional, o ACS assume um papel de suma importância, visto que é o profissional mais próximo e acessível a população, por isso a importância dessa atividade, a fim de instigá-los a buscar mais conhecimentos para aplicar na sua atuação. O momento educativo foi elaborado para ofertar capacitação aos novos profissionais que estavam sendo chamados pelo concurso público, bem como de atualizar os ACS experientes. Entendemos que as práticas direcionadas ao cuidado e acompanhamento devem ser fortalecidas e consolidadas na intenção de construir saberes seguros e de qualidade com a finalidade de contribuir no aperfeiçoamento da atenção prestada a comunidade e qualificar nossos profissionais. Percebemos também que essa capacitação foi de grande valia, principalmente para ofertar aprimoramento e enriquecer o conhecimento dos ACS, tendo como embasamento suas atividades realizadas dentro do território, onde demandas de acompanhamento de várias condições de saúde surgem e os mesmos devem estar preparados e atualizados, para ofertar uma boa assistência a essa clientela.
Referências BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: O que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de gestão da educação na saúde- 1. Ed. Ver. Brasília: Ministério da Saúde, 2018
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