49373 - HABILIDADES NECESSÁRIAS E DESAFIOS ENFRENTADOS POR NUTRICIONISTAS EM UM PROJETO DE APOIO À EDUCAÇÃO PERMANENTE NO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ERIKA RODRIGUES DA SILVA - BP - A BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO, ALANIS AMORIM ANGOTTI - BP - A BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO, FABIANA ALVES DO NASCIMENTO - BP - A BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO, VANESSA DEL CASTILLO SILVA COUTO - USP
Contextualização Nas últimas décadas, a atenção nutricional no Brasil tem apresentado avanços importantes, como a incorporação do cuidado nutricional na Atenção Primária à Saúde (APS) e a evolução das políticas públicas nessa direção. Contudo, ainda são encontradas barreiras para a sua plena realização como a falta de tempo, conhecimentos insuficientes e baixa autoeficácia para orientação alimentar adequada. Os Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB), recentemente desenvolvidos, são documentos sistematizados que visam facilitar a implementação das recomendações alimentares no atendimento individual dos profissionais da APS. Sendo assim, desenvolveu-se o projeto QualiGuia com vistas a contribuir para o processo de disseminação desse documento, considerando a necessidade de garantir que as recomendações alcancem o nível local nos municípios de todo o país e para que se tornem parte do planejamento e da rotina de cuidado entre os profissionais dos serviços de APS no Brasil.
Descrição da Experiência Na primeira fase no projeto, foi desenvolvido um curso de qualificação para profissionais de saúde sobre os Protocolos de Uso do GAPB. Na segunda fase, foco deste relato, foi realizado apoio municipal no planejamento e formação para a qualificação do cuidado nutricional.
O apoio foi realizado por nove nutricionistas responsáveis pelo acompanhamento de 15 municípios, aproximadamente. Os principais interlocutores foram os secretários de saúde e coordenadores da atenção primária. Para refletir sobre o trabalho de apoio e elucidar os aspectos dessa função que se assemelham ou se distinguem do que é preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso, foram elaborados relatos de experiência crítico-reflexivos. Os relatos foram construídos a partir da escrita de textos individuais por cada especialista em nutrição, seguido da análise de seu conteúdo e levantamento de ideias centrais.
O roteiro do relato continha orientações para a escrita, especialmente sobre as fases de: articulação com atores-chave, visitas aos municípios e monitoramento. Também incluía duas perguntas norteadoras “Quais habilidades e competências profissionais (gerais e específicas) foram necessárias durante esta experiência de trabalho?” e “Quais desafios profissionais foram encontrados para o seu desenvolvimento?”, e a lista de competências e habilidades das DCN.
Objetivo e período de Realização O objetivo deste trabalho foi registrar experiências e desafios vivenciados no apoio à 64 municípios de 15 estados brasileiros, entre outubro de 2022 e novembro de 2023 por nutricionistas do projeto QualiGuia, após sua conclusão, refletindo sobre as habilidades e competências desta função frente as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.
Resultados Foram produzidos relatos sobre habilidades, competências e desafios do trabalho. As habilidades gerais foram consideradas mais necessárias do que as habilidades específicas da formação em nutrição, mencionadas como indiretas ou transversais ao trabalho. Entre as habilidades gerais, comunicação foi considerada essencial por favorecer um diálogo acessível com sensibilidade, tolerância e empatia; para compreender mensagens implícitas, transmitir resultados, compartilhar percepções, realizar trabalho contínuo e em equipe; e para construir relações de confiança e gerar identificação entre os interesses da equipe e dos gestores. Atenção à saúde, Tomada de decisões e Educação permanente foram mencionadas em metade dos relatos e Liderança por apenas um. Entre as habilidades específicas, destacam-se as relativas à educação, segurança e vigilância alimentar e nutricional. Também foram mencionadas habilidades políticas, domínio das tecnologias da informação e de língua estrangeira. Os principais desafios referem-se à comunicação efetiva com gestores e profissionais de saúde e o domínio teórico-prático em saúde pública. Além disso, as limitações do âmbito público ou público-privado.
Aprendizado e Análise Crítica O trabalho desenvolvido consistiu em apoiar a gestão municipal da saúde na educação permanente dos profissionais da APS na temática da alimentação e nutrição, especialmente sobre os Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira. Para isso, foram requeridas habilidades específicas da formação em Nutrição, como conhecimentos teóricos e práticos sobre Alimentação e Nutrição na APS e Saúde Pública, porém notou-se a partir dos relatos que habilidades gerais da formação como profissional da saúde foram mais relevantes para exercer um trabalho efetivo com gestores e profissionais. Além disso, percebe-se que uma bagagem prática ampla em nutrição em saúde pública, adquiridas na graduação e em experiências anteriores, especialmente no âmbito do SUS, favoreceram o trabalho. A comunicação foi a principal habilidade citada, como indispensável ao trabalho, ao mesmo tempo que se apresentou como um desafio. Trabalhar essa competência é essencial para a atuação não só no diálogo profissional–usuário, mas em trabalhos próximos à gestão, com foco para a comunicação em contextos político-institucionais. Ampliar a abordagem das competências na formação com foco na interdisciplinaridade e trabalho em saúde, favorece uma formação ampliada que propicia trabalhar, como por exemplo, no apoio à gestão.
Referências Brasil. Ministério da Saúde. Fascículo 1 Protocolos de uso do guia alimentar para a população brasileira na orientação alimentar: bases teóricas e metodológicas e protocolo para a população adulta/ Ministério da Saúde, Universidade de São Paulo. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 26 p.
Bortolini GA, Pereira TN, Nilson EAF, Pires ACL, Moratori MF, Ramos MKP, et al. Evolução das ações de nutrição na atenção primária à saúde nos 20 anos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Brasil. Cadernos de Saúde Pública. 2021;37.
Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES Nº 5, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Nutrição.
Mussi RF, Flores FF, Almeida CB. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Rev Práxis Educ. 2021 Out-Dez;17(48):60-77. Disponível em: periodicos2.uesb.br/inex.php/praxis/article/view/9010
Fonte(s) de financiamento: O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) foi desenvolvido para colaborar com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). É financiado com recursos de imunidade tributária concedidos aos hospitais filantrópicos de excelência reconhecidos pelo Ministério da Saúde.
Tem por finalidade a execução de projetos de apoio e a prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares não remunerados pelas entidades de saúde de reconhecida excelência (ESREs).
Esse trabalho foi escrito por especialistas da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo no âmbito do Proadi-SUS.
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