Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.2 - Caminhos da Educação Permanente na Saúde

48869 - IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE GERENCIAMENTO EM SALA DE VACINA EM CAUCAIA/CE: O PAPEL DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA QUALIFICAR A IMUNIZAÇÃO NA APS
ZÓZIMO LUÍS DE MEDEIROS SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, SIMARA MOREIRA DE MACÊDO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, LUIZ DA SILVA MOURA JÚNIOR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, BRUNA ARAÚJO ROCHA DOURADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, CAMILA MASCARENHAS MOREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, MARIA DAS GRAÇAS DIAS ALVES LEMOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE, JOANA LORENA SOARES FERREIRA MENESES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAUCAIA/CE


Contextualização
Caucaia é um município brasileiro do estado do Ceará que integra a Região Metropolitana de Fortaleza com cerca de 1.223,246 km², e o segundo município com maior densidade populacional, com 355.679 pessoas.
Com o propósito de fortalecer uma gestão do cuidado pautada no planejamento estratégico das ações para melhoria das coberturas vacinais, a equipe de gestão municipal optou por desenvolver um processo de trabalho para Gerenciamento em Sala de Vacina, implementado através de ações de educação permanente direcionadas aos profissionais da equipe de enfermagem que atuam nos serviços da Atenção Primária em Saúde (APS) do município.
Esta atualização e aperfeiçoamento em sala de vacina viabilizou sistematizar o gerenciamento de enfermagem em sala de vacina através da gestão da rotina, com acompanhamentos diários das atividades executadas pela equipe de imunização, garantindo melhoria na qualidade da assistência.
Ademais, foi implementado um instrumento de sistematização desenvolvido para direcionar a equipe de enfermagem na execução do trabalho, especificando os itens que requerem supervisão diária, semanal e mensal para organização desta rotina assistencial, buscando garantir a padronização das atividades técnicas e gerenciais que devem ser conduzidas no setor, pautado em boas práticas em vacinação e no registro adequado dos dados no sistema de informação.


Descrição da Experiência
Relato de experiência acerca do processo de gerenciamento em sala de vacina, implementado nas 46 Unidades Básicas de Saúde do município de Caucaia/CE. Para tanto, foi realizado a capacitação de 100% dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na APS, preparando-os para as habilidades técnicas e gerenciais, a partir da implementação de boas práticas em vacinação, do registro adequado dos dados da imunização no sistema de informação-PEC, e na utilização destes dados para a gestão estratégica das informações de imunização, com foco na identificação das crianças com vacinas em atraso e na análise dos resultados alcançados.
Para facilitar a condução das atividades na organização da rotina assistencial, foi desenvolvido instrumento de sistematização para gerenciamento da sala de vacina, contendo os itens específicos que requerem supervisão diária (verificação e análise da temperatura, análise dos dados registrados, análise dos indicadores de cobertura vacinal local), semanal (limpeza do setor, verificação da validade e dos lotes das vacinas, solicitação de vacinas e materiais) e mensal (reunião com enfermeiro, técnico de enfermagem responsável pela sala de vacina e Agentes Comunitários de Saúde).
Através desta reunião mensal as ações estratégicas são planejadas de maneira integrada, tendo como foco a busca ativa de crianças com vacinação em atraso.


Objetivo e período de Realização
Descrever a implementação do processo de gerenciamento em sala de vacina implantado em junho de 2023 no município de Caucaia/CE, através da capacitação dos enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nos serviços da Atenção Primária à Saúde.

Resultados
As ações de educação permanente para qualificação dos processos de trabalho que envolvem a imunização, assim como a implementação do gerenciamento em sala de vacina, foi uma iniciativa inovadora que evidenciou êxito nos resultados alcançados no município de Caucaia, considerando que a partir da implementação deste processo de trabalho foi obtido melhoria nos indicadores de todos os imunobiológicos monitorados, como exposto (IMUNOBIOLÓGICO/COBERTURA 2022/COBERTURA 2023): BCG/91,9/96,9; PENTA (D3)/77,3/83,3; VIP (D3)/76,4/84,3; MENINGO C (D2)/68,3/83,0; PNEUMO (D2)/73,1/88,7; ROTA VÍRUS (D2)/69,3/85,2; TRÍVIRAL (D1)/69,4/81,6; TRÍVIRAL (D2)/48,8/61,4.
O alinhamento entre as habilidades técnicas e gerenciais específicas do setor de imunização, fortaleceu a atuação integrada entre enfermeiro e técnico de enfermagem, o que permitiu qualificar e sistematizar o processo de gerenciamento em sala de vacina, garantindo resultados satisfatórios e de relevante impacto no contexto de saúde pública.


Aprendizado e Análise Crítica
Os profissionais de enfermagem, sob a supervisão do enfermeiro, exercem um importante papel nas ações de imunização, sendo estes responsáveis pela aplicação dos imunobiológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Reconhecendo a necessidade de implementação e sistematização de habilidades gerenciais que repercutam na organização dos processos de trabalho que envolvem a imunização, na melhoria na qualidade desta assistência e nos indicadores de cobertura vacinal, a gestão municipal de Caucaia/CE, investiu em ações de educação permanente, envolvendo os profissionais de enfermagem que atuam na APS deste município.
Com ênfase na capacitação para as habilidades técnicas e gerenciais que devem ser implementadas nas salas de vacina, através desta formação foi apresentado aos profissionais de enfermagem as suas respectivas metas de vacinação e a responsabilidade de cada um no alcance do indicador.
Para execução do processo de trabalho da imunização, foi explicado acerca das atividades técnicas da sala de vacina, como se faz o uso racional dos materiais e insumos da vacinação, assim como o uso correto do Sistema de Informação – Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
Destaca-se, assim, a relevância de implementar ações para a condução de um trabalho estratégico no âmbito da imunização, com otimização de recursos, qualificação operacional do serviço e eficiência nos resultados alcançados.


Referências
CHAGAS, Ana Carolina Maciel de Assis, 2023, PESQUISA NACIONAL SOBRE COBERTURA VACINAL, SEUS MÚLTIPLOS DETERMINANTES E AS AÇÕES DE IMUNIZAÇÃO NOS TERRITÓRIOS MUNICIPAIS BRASILEIROS. Em: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Campinas: Galoá. 2022. Disponível em: . Acessado em: 21 Mai. 2024.
HOMMA, Akira et al. Pela reconquista das altas coberturas vacinais. Cadernos de Saúde Pública, [SL], v. 3, abril. 2023. FapUNIFESP (SciELO). DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311xpt240022 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/JjMfSLGDnWJWVhLsZTCX34t/?lang=pt#ModalTutors . Acesso em: 21 Mai. 2024.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: