51086 - A EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM ENFOQUE NA GESTÃO DO CUIDADO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADES MARCLENNE FERNANDES DE OLIVEIRA VASCONCELOS - SMS / TAUÁ- CE, MARIA INÊS VASCONCELOS DO AMARAL - SMS / TAUÁ- CE, NAYANNE BONFIM DE CARVALHO - SMS / TAUÁ- CE, ALDENICE MARQUES LIMA - SMS / TAUÁ- CE, VANIRA MATOS PESSOA - FIOCRUZ CEARÁ, ANTONIO CARLILE HOLANDA LAVOR - FIOCRUZ CEARÁ, MARIA IRISMAR DE ALMEIDA - UECE
Contextualização O município de Tauá situado na região do Sertão dos Inhamuns, no Ceará, à 337 km de distância da capital, com população de 61.227 habitantes, sendo 42,1% na zona rural e 57,9% na zona urbana (IBGE 2022). É considerado um município laboratório, que se destacou na formação dos trabalhadores da saúde, por sediar o projeto piloto de duas experiências inovadoras: o Curso Técnico dos Agentes Comunitários de Saúde - CTACS (2004) e a Planificação da Atenção Primária à Saúde (2014).
Em 2021, a Fiocruz Ceará realizou diálogos com a Prefeita de Tauá, com foco na melhoria dos indicadores de saúde, relativos a Atenção Primária à Saúde-APS. Uma das prioridades foi a educação permanente com a qualificação dos(as) profissionais enfermeiros(as) a partir das atividades desempenhadas, responsabilidades atribuídas e dinâmica do serviço de saúde. Outra lacuna premente foi a atenção à saúde da mulher, da criança e do adolescente culminando com a elaboração do projeto do Curso de Aperfeiçoamento em Práticas de Enfermagem a Estratégia Saúde da Família na Atenção à Saúde da Mulher da Criança e Adolescente. (BRASIL, 2007)
Percebido também fragilidades nas relações entre os profissionais, as características do processo de trabalho requerem mudanças para desenvolver ações integradas, principalmente na abordagem e desenvolvimento de ações efetivas diante de famílias em situações de risco e vulnerabilidades
Descrição da Experiência O histórico de experiências, reflexões e conhecimentos consistiram no embasamento para o desenvolvimento da proposta, considerando o potencial de equipamentos de saúde, de profissionais e do compromisso da gestão municipal com a qualificação profissional e melhoria da qualidade da assistência prestada no município.
A estruturação pedagógica para o desenvolvimento e monitoramento dos participantes ocorreu com a formação do colegiado composto por uma coordenação geral e adjunta, uma coordenação de articulação e acompanhamento e uma coordenação de articulação interinstitucional.
O processo de ensino e aprendizagem, envolveu todos os enfermeiras(os) das 26 Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Município de Tauá-CE e alguns enfermeiros com função de gerentes das unidades básica e coordenação.
O curso foi estruturado em quatro módulos com atividades presenciais e descentralizadas nos serviços de saúde, comunidade e território, com o suporte técnico-pedagógico da Tutoria em Enfermagem. Foram utilizados recursos tecnológicos, estudo de caso, situações problemas, oficinas, encontros síncronos para socialização das atividades de dispersão, vídeos aula e vídeos casos.
A avaliação da aprendizagem foi processual, ocorreu ao longo das atividades realizadas com a apresentação das sínteses desenvolvidas no momento de dispersão, visando monitoria do desempenho e eficiência das atividades
Objetivo e período de Realização Capacitar profissionais enfermeiros (as) que estão atuando na Estratégia Saúde da Família para desenvolverem um processo de trabalho e cuidado em Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente, tendo como referência os princípios do Sistema Único de Saúde e da ESF e compromisso ético-político com a vida.
Período de realização - outubro de 2021 a abril de 2024
Resultados Inclusão da visita domiciliar do Enfermeiro (a) a todas as gestantes e puérperas, visando conhecer a dinâmica familiar, resultou na identificação de famílias em alta vulnerabilidade como: pobreza extrema, uso de álcool e drogas, gravidez na adolescência e transtornos mentais. (FERNANDES,2016)
Nasce o Programa “PROAMA-quem ama cuida”, criado por decreto municipal, visando desenvolver a política municipal intersetorial de promoção de cuidados especiais às pessoas em situação de vulnerabilidade social aguda, por intermédio de serviços integrados com ações voltadas ao acompanhamento de 578 mulheres/mães e bebês até abril de 2024.
Novos fluxos na rede assistencial à saúde foram concebidos tais como: implante do dispositivo intrauterino nas ESFs; fluxo de priorização para laqueadura tubaria; disponibilidade de testes rápidos de gravidez nas ESFs; fluxo para garantia da puericultura, com estratificação de risco e acompanhamento de crianças de alto risco e em situação de vulnerabilidade na ESF e Pediatra; exame citopatológico e mamografias de rastreamento em mulheres na faixa etária prioritária e que não realizaram os exames nos últimos 2 anos e implantação da Tutoria em Enfermagem.
Aprendizado e Análise Crítica O Curso vem fortalecendo conhecimentos, habilidades e atitudes que mobilizam a atuação dos enfermeiros (as) garantindo o direito à saúde, à melhoria da qualidade de vida e à diminuição das desigualdades sociais. O processo de ensino-aprendizagem aconteceu por intermédio da ação- reflexão-ação, visando aprender a aprender, com uma visão crítica-reflexiva, com objetivo de desenvolver as competências técnicas, gerenciais, políticas e éticas que sustentam o ato de cuidar.(FREIRE, 1996; RANGEL,2011)
O estimulo ao diálogo com os agentes comunitários de saúde (ACS), reacendeu a valorização do acompanhamento e avaliação do trabalho dos ACS junto a suas famílias e comunidade.
A aproximação com as famílias identificando suas vulnerabilidades contribuiu para ressignificar a consulta de enfermagem. Percebeu-se a necessidade de integração dos serviços de saúde com os demais segmentos da sociedade. A implantação da tutoria em enfermagem permitiu acompanhar e avaliar a aprendizagem, efetivando as mudanças no processo de trabalho, desenvolvendo as competências técnicas, gerenciais, políticas e éticas, fomentando o trabalho em saúde da família.
O apoio da gestão fortaleceu a integração dos diversos setores de governo e sociedade, compartilhando decisões e saberes para enfrentar problemas complexos da vulnerabilidade social, na tentativa de superar desigualdades sociais e iniquidades em saúde
Referências FREIRE, Paulo Pedagogia e Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Rio de Janeiro: paz e Terra 1996
FERNANDES, RM; HELLMANN A, organizadores. Dicio¬nário crítico: política de assistência social no Brasil. Porto Alegre: UFRGS; 2016.
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria n 1.996 2007.Brasilia, v. 144 ,n.162, 20 Ago 2007. Seção 1.p.34-38
RANGEL,R.F.; FUGALI,M.M; BACKES, D.S.; GEHLEN, M.H.G,; SOUZA, M.H.T. Avanços e perspectivas da atuação do enfermeiro em estratégia saúde da família. Cogitare Enfermagem. v .16, n.3, p. 498-504, 2011
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro; IBGE , 2021 Disponível em https / www, IBGE.gov.br / cidades/ce/ tauá, htm
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