49604 - CAPACITA MAIS SAÚDE: EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NOS PROCESSOS DE TRABALHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE A LUZ POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE KENNEDY ANDERSON BARROS DE ALMEIDA - IEGO, MARIANA GIRÃO DE OLIVEIRA MORAIS - IEGO, RICHEL BRUNO OLIVEIRA CASTELO BRANCO - IEGO, ANDRÉA GUIMARÃES TEIXEIRA - IEGO, DANIEL VITOR LIMA DE OLIVEIRA - IEGO, MARIA IRACI DA SILVA OLIVEIRA - IEGO, MAGDA LORRANE ANDRADE LIMA - IEGO, RITA LUANA CASTRO LIMA CASTELO BRANCO - IEGO, YURI RAMOS RODRIGUES - IEGO, FRANCISCO ERNANDO PIRES DOS SANTOS - IEGO
Contextualização A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), foi um importante marco na implementação de diretrizes educacionais nos diversos processos de trabalho, transformando e organizando os serviços de saúde, com práticas de formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde, fortalecendo os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) (Brasil, 2004). Entre os anos de 2011-2015, foram realizadas inúmeras ações com objetivo de viabilizar e divulgar o PNEPS com intuído de envolver os trabalhadores no processo de formação permanente e para a consolidação da política por meio da reciprocidade e da integração entre diferentes núcleos de conhecimento da rede do SUS (Brasil, 2016). Essa política permanece ativa nos dias de hoje, sendo o diferencial nas mudanças de relações e processos de trabalho, tornando-se uma ferramenta imprescindível para facilitar o manejo do trabalho. (Vendruscolo et.al, 2018). Partindo dessa concepção instituto excelência de Gestão e operacionalização – IE implementou nos municípios que está presente o programa capacita mais saúde, uma ferramenta que contribui na formação e desenvolvimento de profissionais de saúde, é uma prática presente nos processos de trabalho em saúde, possibilita espaços de ação e reflexão das práticas na proposição de transformações pela vivência em ambientes de saúde.
Descrição da Experiência O Programa capacita mais saúde tem o objetivo de estabelecer momentos formativos para os profissionais de saúde do município de Tauá-CE. Nos encontros são abordados temas estabelecidos em uma ementa previamente estabelecida pela parceria da gestão pública e o instituto excelência. A ementa dimensiona além da temática, as categorias que participaram de cada encontro, assim como os facilitadores responsáveis por cada mês. Nas temática abordadas são utilizados uma metodologia vivencial que segundo Berbel (2011) é a forma de ensino, onde educando assume postura ativa e protagonista no processo de aprendizagem e de busca por soluções, por meio de problematizações/experiências reais ou simulações. Entre as temáticas abordadas nos encontros estão: Acolhimento e humanização; Acolhimento especializados ao paciente com transtorno de espectro autista, Treinamento acerca do tratamento do Hanseníase e tuberculose, treinamento sobre auto responsabilidade e liderança, segurança no ambiente de trabalho, políticas de financiamento da Atenção primária a Saúde, protocolos de Pré-natal entre outros. O capacita é um programa criado com uma temporalidade permanente, que o objetivo de sua realização busca promover um espaço de aprendizado, dialogo e troca de experiência.
Objetivo e período de Realização O programa capacita mais Saúde tem o objetivo de promover a qualificação permanente dos profissionais da área da saúde para a transformação das práticas do trabalho em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da realidade local e da análise coletiva dos processos de trabalho, através interseção entre o aprender e o ensinar dentro da realidade dos serviço.
Resultados Os resultados alcançados demonstram o sucesso do programa capacita mais saúde no município de Tauá. O desenvolvimento de cada encontro, possui foco na reflexão e aprendizagem para o trabalho, onde a trajetória dos encontros são customizados para as necessidades de cada realidade dos profissionais. Na fase de implantação, observou-se resistências de algumas categorias de profissionais, devido a metodologia utilizada, ou seja metodologias ativas de ensino e aprendizagem, demonstrando dificuldade de construir coletivamente. No decorrer dos encontros a resistência foi quebrada, e essa postura deu o lugar a uma construção coletiva de grande relevância para todos, pois o profissionais passaram a identificar suas fragilidades de atuação e começaram a compreender que o importante não é apenas os conhecimentos ou comportamentos corretos, mas o aumento da capacidade técnica, cientifica e humana na qualificação do serviço prestado nas unidades de saúde. O programa capacita mais saúde está ativo desde de janeiro de 2022, com mais de 35 cursos, encontros de capacitação e aprofundamentos realizados, com alcance de mais de 500 profissionais da área da saúde.
Aprendizado e Análise Crítica O capacita mais saúde, além de um programa permanente é uma estratégia que busca subsidiar os profissionais de saúde, fortalecendo suas técnicas e capacidades de acolher os usuários, nos mais diversos tipos de características clinicas ou necessidades sociais. A ocorrência permanente, planejada e programada da atividades de educação permanente favorece o desenvolvimento profissional e fortalece uma postura crítica, proativa e ética de toda equipe de saúde, edificando o modelo assistenciais do SUS. Por meio do programa capacita mais saúde é ofertado aos Profissionais de saúde um espaço democrático de desenvolvimento profissional, um laboratório que fortalece as praticas técnicas, cientificas e sociais. Entretanto uma das atribuições do capacita mais saúde é de visualizar as fragilidades profissional, a carência por conhecimentos específicos nas diversas áreas seja assistencial, gerencial ou humana. Com o programa somo capazes de compreender que não é necessário apenas promover a política de educação permanente de qualquer forma, mas existe uma necessidades de uma abordagem na formação desse profissionais, que possibilite instigar o comprometimento, debater os modelos assistenciais, pautando uma proposta de redefinição das práticas sanitárias com ênfase na promoção da saúde e na qualidade de vida dos usuários.
Referências 1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde.Brasília; Ministério da Saúde; mar. 2004. 46 p. Disponível em: bvsalud.org/portal/resource/pt/mis-956 Acesso em 16 Mai. 2024.
2. Brasil. Ministério da Saúde. (2016). Saúde mental no SUS: cuidado em liberdade, defesa de direitos e rede de atenção psicossocial. Relatório de gestão 2011-2015. Ministério da Saúde.
3. Vendruscolo C, Ferraz F, Prado ML, Kleba ME, Martini JG. Instâncias intersetoriais de gestão: movimentos para a reorientação da formação na Saúde. Interface (Maynooth). 2018;22(Supl.1):1353-64. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0180
4. BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
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