49380 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM EVIDÊNCIA: CURSO INTRODUTÓRIO PARA NOVOS TRABALHADORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE LIDIANE MARIA ZANCA - PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS, AMANDA EUFRÁSIO - PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS, ADRIANA ANTUNES PINHEIRO DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS, VERA LÚCIA DOS SANTOS - PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS
Contextualização A Educação Permanente em Saúde (EPS) também prevista na Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) trata-se de um instrumento viabilizador de análise crítica e constituição de conhecimentos sobre a realidade local e precisa ser pensada e adaptada, em todas às situações de saúde em cada nível local do sistema de saúde (Brasil, 2018).
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) do município de Guarulhos por meio do Departamento de Recursos Humanos da Saúde/ Gestão da Educação em Saúde têm desenvolvido ao longo do tempo, estratégias voltadas para adequação da formação e qualificação dos trabalhadores da saúde frente às necessidades de saúde da população, com foco no acolhimento e humanização, no trabalho em equipe e compartilhamento de saberes, no trabalho em rede, na linha do cuidado integral e na promoção e prevenção à saúde para o desenvolvimento estratégico do SUS.
Diante do exposto, pensar em um espaço de integração, formação e acolhimento aos novos profissionais ingressantes no município possibilita a educação em saúde, a sistematização de conhecimentos e o desenvolvimento de boas práticas profissionais para a atuação em saúde, contribuindo assim, para valorização pessoal e profissional, a reorganização do processo de trabalho, a gestão participativa e o trabalho em equipe.
Descrição da Experiência No segundo semestre de 2023 houve a proposta de resgate dessa formação e para tanto, foi necessário reuniões e pactuações entre os diversos setores da saúde, dentre eles, as representantes de educação permanente (EP) o departamento de recursos humanos (RH) e equipe de técnicos da Escola SUS. Em conformidade com a Portaria nº 2.527 de 2006, do Ministério da Saúde (MS), o curso introdutório na Atenção Primária à Saúde (APS) foi estruturado e sistematizado com carga horária de 40 horas com fundamentos teóricos e embasados nos princípios e diretrizes do SUS.
Ao ingressar na Prefeitura Municipal de Guarulhos, os novos servidores que irão atuar na APS no modelo de estratégia em Saúde da Família (ESF) recebem as datas pré-estabelecidas para o curso introdutório e no primeiro dia de aula, com o apoio da rede de atenção à saúde (RAS) vinculados ao Departamento de Assistência à Saúde (DAIS) participam do ingresso qualificado com assuntos pertinentes ao tramites de RH, território, política nacional de humanização (PNH) e Pacto pela Saúde.
No segundo , terceiro e quarto dia de aula participam do curso embasado na metodologia critico reflexiva e que propiciam a problematização, a reflexão, a busca por novos conhecimentos e o produzir saúde no âmbito do SUS. No quinto dia de aula participam de uma visita in loco na regional de saúde para finalizar o processo.
Objetivo e período de Realização Este trabalho foi realizado nos meses de agosto e setembro de 2023 com o objetivo de acolher os profissionais de saúde ingressantes no município de Guarulhos afim de, garantir o protagonismo do sujeito no desempenho de um trabalho humanizado e de qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS) e proporcionar troca de saberes e novas vivências na rede SUS.
Resultados Em agosto e setembro de 2023 tivemos a primeira e a segunda turma, respectivamente, com a seguinte composição de servidores: seis técnicos de saúde - enfermeiros, três auxiliares em saúde, dezesseis atendentes SUS, cinco farmacêuticos, um enfermeiro da Saúde da Família, um psicólogo, um assistente social, dois cirurgiões dentistas e nove médicos, totalizando, quarenta e quatro profissionais de saúde de diversas categorias profissionais.
Como forma de feedback e aprimoramento do curso Introdutório foi solicitado aos participantes, o preenchimento de um questionário de avaliação contendo a opção de assinalar com um “X” a seguinte classificação - ótimo, bom e regular para cada atividade desenvolvida em sala de aula e um espaço destinado para obervações, sugestões, críticas e elogios do processo de educação em saúde.
Em um dos relatos de avaliação do curso, podemos destacar o seguinte depoimento:
“ Acredito que além da apresentação do conteúdo, as pessoas tiveram liberdade de compartilhar experiências e pontos de vista. Tudo aconteceu de forma leve e objetiva. O fato de contar com vários tipos de profissionais do posto (UBS/PSF) fez a experiência ser mais integral”
Aprendizado e Análise Crítica Para um ótimo desempenho na APS, o profissional de saúde precisa compreender toda a complexidade da rede de serviços do SUS de forma, a garantir o pleno funcionamento de uma rede de atenção articulada e capaz de estabelecer fluxos adequados, uma vez que, esse cuidado a nível primário representa a porta de entrada do sistema e rege todo o cuidado integral à saúde da população por meio de normas, diretrizes e protocolos pertinentes.
Podemos ressaltar que o investimento em capital humano possibilita a melhora nos processos de trabalho, a formação do senso crítico e capacidade de análise, intervenção e autonomia do individuo, o estabelecimento de práticas transformadoras e o estreitamento dos elos entre concepção e execução do trabalho.
Este processo de acolhimento, humanização e construção do saber no âmbito individual e coletivo propicia o compartilhamento de experiências entre os profissionais de saúde e estabelece elementos que fundamentam o trabalho em equipe, o fluxo de trabalho produtivo, coeso e coerente e por fim, fortalece as relações humanas no sentido de perceber e produzir saúde. O curso Introdutório torna-se um dispositivo potente de junção dos conceitos teóricos com a realidade do território, permitindo a interação das equipes de saúde no desenvolvimento de suas atividades no contexto da APS.
Referências Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. 1 ed. rev. Brasília, 2018.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.527 de 19 de outubro de 2006. Define os conteúdos mínimos do Curso Introdutório para profissionais da Saúde da Família. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/brasil-sorridente/legislacao/equipe-de-saude-bucal/portaria-no-2-527-de-19-de-outubro-de-2006.pdf/view
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