Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC4.25 - Compondo a complexidade da Gestão do Cuidado e Qualidade nas Redes de Atenção à Saúde (Outros temas) (2)

54025 - SESSÃO CLINICA EXPANDIDA DO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLOGICAS DE ARACATI EM INTERFACE COM ATENÇÃO PRIMÁRIA
ANDERSON FERNANDES ZARANZA - CPSMAR, SABRINA SILVA DOS SANTOS - CPSMAR, ANA ALICE FERNANDES DE CASTRO MEDEIROS FALCÃO - CPSMAR, LUCK DOUGLAS SANTIAGO DA SILVA - CPSMAR, JANETE PEREIRA CIRILO DA SILVA - CPSMAR, GEOVANI ALVES DA COSTA - CPSMAR


Contextualização
O Centro de Especialidades Odontológicas- CEO é uma unidade de atendimento pertencente ao SUS, gerenciada pelo Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati-CE, o qual presta serviços especializados de média complexidade, ambulatorial e eletivos para os munícipios de Aracati, Fortim, Icapuí e Itaiçaba. As especialidades ofertadas são Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais;Cirurgia Buco Maxilo;Diagnóstico de Câncer Bucal;Endodontia;Periodontia;Prótese;Odontopediatria. Em 2022 foi implantado com a participação de todos os dentistas da atenção primária da nossa região e de representantes das Regulações envolvidas o Protocolo de Encaminhamento com a definição e descrição dos serviços ofertados bem como a forma de referenciar os pacientes.Mesmo com esse avanço continuamos a receber pacientes com encaminhamentos indevidos, erros de agendamento e pouca utilização das vagas ofertadas em algumas especialidades. Além disso, é nítido o dista que prejudicam o seguimento dos tratamentos e a integralidade das ações a serem desenvolvidas. Consoante a isto,a realização do matriciamento em saúde torna-se uma ferramenta importante e de caráter formativo na construção de protocolos clínicos, qualificação da assistência prestada e dos profissionais, além de favorecer uma discussão ampliada das reais necessidades de saúde da população e o seu processo de saúde-doença.


Descrição da Experiência
Estudo descritivo do tipo relato de experiência resultante das discussões realizadas por profissionais da Atenção Primária em Saúde e a rede especializada durante as sessões clínicas ocorridas na policlínica de Aracati no mês de ago./2022 a out./2023.Elaborou-se uma estratégia buscando uma maior aproximação entre os profissionais com discussão de casos e saneando as duvidas que causam encaminhamentos indevidos. Ocorreram de forma presencial,onde um Especialista do CEO era responsável pela elaboração de uma aula expositiva sobre o tema de sua expertise,apresentando aos dentistas da APS dos municípios consorciados.Como critério de inclusão, a escolha se dava pela sua aplicabilidade na clínica publica ou privada com intuito de obter maior adesão por parte dos profissionais,haja vista que,a maioria atua na rede publica e privada.No total, foram realizadas 4 sessões, sendo 2 em 2022 e 2 em 2023. A primeira sessão teve como tema Urgências Endodônticas,a segunda abordou Patologia Oral ,a terceira com o tema de Periodontia:diagnóstico e tratamento e a quarta teve dois temas:Terapia Pulpar em dentes decíduos e Frenectomia lingual na odontopediatria.As sessões ocorreram em 1 turno e duravam em torno de 4 horas.Após a apresentação e discussão dos temas escolhidos, em seguida matriciamento, sendo composto pela revisão do Protocolo de Encaminhamento com discussão de casos.

Objetivo e período de Realização
Relatar a experiência das sessões clínicas expandidas realizadas por profissionais dentistas do Centro de Especialidades Odontológicas- CEO do município de Aracati-CE com profissionais dentistas da Atenção Primária a Saúde- APS no período de agosto/2022 a outubro/2023.

Resultados
As sessões clínicas expandidas tiveram bom aproveitamento, contando com a participação de 90% do público alvo. A partir do momento de matriciamento, foi sugerida a criação de um grupo no aplicativo de Whatsapp para discussão de casos e duvidas com maior celeridade, o que também trouxe maior efetividade na comunicação entre os dentistas do CEO e os da APS. Este grupo está funcionando até a presente data.
Em face disso, foi perceptível....
• Diminuição nos erros nas Referências e Agendamentos
• Aumento no aproveitamento das vagas ofertadas de Periodontia nos meses seguintes em 36,4%
• Maior interação entre profissionais da atenção primaria com os profissionais do CEO na discussão de casos clínicos e nas duvidas de encaminhamento.
• Possibilitou a gerencia do CEO ter um melhor conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos profissionais em cada município consorciado.


Aprendizado e Análise Crítica
A realização das Sessões Clinicas conforme relatadas foram consideradas bastante positivas.
A maior aproximação entre profissionais do CEO e APS trazem maiores possibilidades de discussões de casos o que garantem uma maior integralidade das ações e uma maior possibilidade da resolução dos casos acompanhados e consequentemente um maior grau de satisfação dos usuários do CEO Aracati.
Essa atividade também reforça a necessidade de atualização clinica dos profissionais envolvidos nesse processo bem como a educação continuada.
`Por fim diante do exposto o relato conseguiu atingir seus objetivos.


Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Portal da Coordenação Nacional de Saúde Bucal.
Disponível em: http://dab.saude.gov.br/CNSB/index.php Acessado em: 09/06/2024
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de
Atenção Especializada e Temática. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde
da Família. Guia de Atenção à Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência. – Brasília: Ministério da
Saúde, 2019.
CAMPOS, G.W.S.; DOMITTI, A.C. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para
gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, 2007.

Fonte(s) de financiamento: RECURSOS PROPRIOS CPSMAR


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