Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC4.25 - Compondo a complexidade da Gestão do Cuidado e Qualidade nas Redes de Atenção à Saúde (Outros temas) (2)

53912 - ACREDITAÇÃO, SEGURANÇA DO PACIENTE E GESTÃO DE QUALIDADE EM UM CONSÓRCIO PUBLICO NO INTERIOR DO CEARÁ: AÇÕES E RESULTADOS
ANA ALICE FERNANDES DE CASTRO MEDEIROS FALCÃO - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, BRENA JÉSSICA DA SILVA DAMASCENO - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, ANDERSON FERNANDES ZARANZA - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, JANETE PEREIRA CIRILO DA SILVA - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, GEOVANI ALVES DA COSTA - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, JOSY VIANA MAIA - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, SABRINA SILVA DOS SANTOS - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, LUCK DOUGLAS SANTIAGO DA SILVA - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, RAQUEL MAZULE PEREIRA DE ARAÚJO - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI, REGINALDO ALVES DAS CHAGAS - CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE ARACATI


Contextualização
O processo de acreditação trata-se de uma ferramenta da qualidade, realizada por meio de auditoria externa, para melhorar a qualidade do cuidado, a segurança do paciente e a gestão organizacional estruturada de forma a satisfazer a necessidade do usuário (Organização Nacional de Acreditação, 2022). Nesse cenário, emerge a importância que todos os aparelhos de saúde agregados a regiões pertencentes ao Consórcio Públicos, tenham equipes capacitadas, cientes sobre as práticas seguras e tendo em seus gestores, profissionais capazes de adequar o ambiente onde as atividades são exercidas, manter e estimular a comunicação entre todos, gerando e reforçando a cultura de segurança do paciente local. Pois nesses serviços, há riscos inerentes aos procedimentos invasivos realizados como pequenas cirurgias, coleta de exames laboratoriais, cauterizações, realização de curativos; exames como endoscopias digestiva e colonoscopias (Motta, 2021). Assim, o desenvolvimento de estratégias para a segurança do paciente depende do conhecimento e do cumprimento das normatizações que são estabelecidas para o funcionamento dos estabelecimentos de saúde, através da elaboração de planos locais de qualidade e segurança do paciente, ações monitoradas por indicadores, geridos por núcleos, comissões, lideranças e utilizando protocolos e diretrizes clínicas.

Descrição da Experiência
A gestão do Consórcio de Saúde e a Direção da Policlínica aderiram ao Processo de Acreditação como método de avaliação dos serviços de saúde em meados de 2021, entretanto a visita de avaliação para a certificação aconteceu em dezembro de 2022. A visita foi baseada no relatório de conformidades que culminou na oportunidade de implementar ações e condutas relacionadas às melhorias à unidade. A partir de então foi traçado um Plano de Ação, utilizando a ferramenta 5W2H, que contemplou introdução de novos processos e metodologias de trabalho visando maior segurança aos pacientes e à equipe em todos os procedimentos realizados na Policlínica. Das atividades integradas à equipe e imbuindo nas estratégias a cultura de segurança foi construída a matriz de segurança, de acordo com Martins (2022), que se trata de uma ferramenta de gerenciamento utilizada para identificar e determinar o tamanho de um risco e possibilitar as ações de impedimento ou controle erros, infecções hospitalares e eventos adversos. Todas as ações propostas seguiram um roteiro de treinamento baseado na literatura pertinente. Foram treinados os membros da gestão e equipe multiprofissional. As atividades foram divididas em etapas e realizadas em grupo.

Objetivo e período de Realização
O objetivo do estudo é descrever a experiência das ações e resultados obtidos a partir da implantação da gestão de qualidade com foco na segurança do paciente, ocorrido a partir de janeiro de 2023 a abril de 2024, no Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati e Policlínica Dr José Hamilton Saraiva

Resultados
Os treinamentos realizados com as equipes propiciaram melhorias na cultura segurança do paciente, a compreensão sobre definição de riscos, danos, assim como entendimento sobre eventos adversos. A adesão as fichas, registro e a implantação de QR Code para notificação de não conformidade diante de quaisquer eventos que não tivessem em consonância com a nova rotina, fizeram parte da rotina dos colaboradores no serviço. A equipe mostrou-se mais sensibilizada em relação ao consumo consciente dos insumos, utilização adequada dos equipamentos, reduzindo custos, retrabalha e menos problemas relacionados a uso e manutenção de equipamentos. Melhorou também a atenção em procedimentos críticos realizados bem como a prevenção de complicações. Já a criação e monitoramento de indicadores, sua análise, divulgação e discussões periódicas permitiu uma visão crítica do processo com percepção de diversas oportunidades de melhorias e construção de medidas de contingenciamento. Todo o empenho e engajamento da equipe culminaram com a obtenção de Certificação de Acreditação nível 1, gestão de qualidade dos Serviços ofertados na Policlínica Dr José Hamiltom Saraiva, título concedido pela ONA.

Aprendizado e Análise Crítica
O foco na Segurança do Paciente possibilitou a ampliação de conhecimento através da implementação de novas medidas, fluxos e protocolos, mostrando que o processo de acreditação é relevante, pois promoveu integração e engajamento da equipe, melhorou os processos assistenciais, mudou o pensamento dos profissionais envolvidos no atendimento. Tornou ainda, a comunicação mais assertiva e promoveu a compreensão da atualização contínua da equipe. Apesar de a busca pela acreditação, ser um passo importante para garantir a qualidade e segurança dos serviços de saúde, ainda há muito a ser implantado e diversos desafios para elevar o nível de qualidade da assistência ressalta-se a importância da análise crítica da equipe em todas as etapas do processo, citando-se a construção de indicadores (tais como: risco queda, procedimento seguro, extravio de prontuário); o ponto de maior representatividade do citado, pelas reuniões, discussões periódicas e integração de toda a equipe na construção de planos de ação, medidas de contingenciamento e busca contínua de melhorias.

Referências
Martins, A.L.M.; O que é Matriz de risco nas instituições de saúde. Cequale. Fev, 2022. Disponível em: https://www.cequale.com.br/post/o-que-%C3%A9-a-matriz-de-riscos-nas-institui%C3%A7%C3%B5es-de-sa%C3%BAde. Acesso em: 20 maio de 2024
Motta, I.C.R.D.; Sistema de notificação de incidentes e gestão da segurança do paciente na atenção primária: descrição, análise e recomendações de melhoria da experiência de um centro de saúde escola. Dissertação. Rio de Janeiro, 2021.
ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO (ONA). Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde -São Paulo 2022.

Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio


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