51935 - AMPLIAÇÃO DO ACESSO À SAÚDE BUCAL PARA ESCOLARES: EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE DE SAÚDE EM UM DISTRITO NO INTERIOR DO CEARÁ GABRIELA DE ANDRADE LIMA - UVA, ADRIANO MATOS CUNHA - UVA, LARISSA CAVALCANTE FONTELES ARAÚJO - UVA, ANA CARLA DE SOUSA OLIVEIRA - UVA, LARISSA LINHARES RORIZ DAMASCENO - UNIFOR
Contextualização A escola é um espaço privilegiado para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. Nesse contexto, o Programa Saúde na Escola (PSE) surge em 2007 visando contribuir para o fortalecimento de ações que integrem as áreas de saúde e de educação no enfrentamento de vulnerabilidades e que ampliem a articulação de saberes e experiências para alcançar o desenvolvimento integral dos estudantes da rede pública de educação básica. A promoção de saúde bucal nas escolas objetiva desenvolver hábitos de vida saudáveis e práticas de autocuidado. Os agravos bucais mais prevalentes em idade escolar são: a cárie dentária, as doenças periodontais e os traumas orodentais. A cárie dentária continua sendo um problema de saúde pública de importância nacional, especialmente em populações socialmente vulneráveis. As doenças bucais e a falta de equidade em saúde bucal são diretamente influenciadas por determinantes sociais comuns às populações com maiores problemas de saúde. O estado de saúde bucal é um indicador da pobreza. Por esta razão, seria aconselhável planear antecipadamente intervenções preventivas, proporcionando a possibilidade de medidas adequadas e acesso efetivo para crianças com necessidades econômicas e sociais, cuja qualidade de vida pode ser ainda mais afetada negativamente pela doença.
Descrição da Experiência Durante o ano de 2023, a equipe de Saúde Bucal do Centro de Saúde da Família do distrito de Jaibaras, em Sobral/CE, realizaram ações de educação em saúde bucal e avaliação bucal com finalidade epidemiológica para alunos de 6 a 14 anos matriculados nas 4 escolas públicas municipais do território, aderidas ao PSE. As ações foram realizadas dentro de três eixos: organização e planejamento das atividades, qualificação da prática clínica e monitoramento e avaliação. Nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, aconteceram encontros entre a equipe de saúde bucal e a direção das escolas para planejamento das atividades, onde foi pactuado que os profissionais estariam 2 turnos semanais nas escolas no período de março a junho de 2023, para realizar as ações propostas. Nesse período, no decorrer da realização dos exames clínico-epidemiológicos em ações coletivas, as dentistas identificaram os escolares com alteração bucal e sinalizaram em uma planilha. Nos meses subsequentes, deu-se início à busca ativa dos educandos com avaliações alteradas para o agendamento clínico-odontológico. No primeiro atendimento clínico, os alunos foram reavaliados e classificados de acordo com a situação de risco e, através do preenchimento dos prontuários eletrônicos e das planilhas de acompanhamento, foi proposto um plano de cuidado continuado para cada e compartilhado com seu responsável familiar.
Objetivo e período de Realização • Melhorar a atenção em saúde bucal dos escolares de 06 a 14 anos de idade matriculados nas escolas públicas do distrito de Jaibaras, no município de Sobral-CE.
• Qualificar e ampliar a oferta de cuidado de saúde bucal aos escolares através de ações de educação em saúde bucal e da avaliação bucal com finalidade epidemiológica.
• Acompanhar os escolares identificados com alteração nas avaliações epidemiológicas em saúde bucal realizando primeira consulta odontológica programática.
Resultados Nas quatro unidades escolares aderidas ao PSE, estavam matriculados 970 educandos entre 6 e 14 anos de idade. Aproximadamente, 93,4% dos estudantes receberam ações educativas e preventivas, tais como: orientações sobre higiene bucal, prevenção de cárie e alimentação saudável. Durante os exames clínico-epidemiológicos, realizados em ações coletivas com os escolares do distrito de Jaibaras, por ocasião do PSE, pudemos constatar que, em grande parte dos educandos, os problemas bucais já estavam presentes, muitos deles demandando uma atenção curativa imediata. Contudo, dos 879 alunos que receberam essa avaliação bucal com com finalidade epidemiológica, 225 foram identificados com algum tipo de alteração, o que correspondeu a 26% dos estudantes. No intuito de melhorar e facilitar o acesso deste público às consultas, a equipe de Saúde Bucal se organizou e realizou uma modificação nas agendas das dentistas. Desse modo, foi protegido 20% das vagas mensais para o agendamento das consultas para este grupo. Assim, todos os alunos identificados com alteração tiveram sua consulta agendada, porém, apenas 150 compareceram à primeira consulta odontológica prioritária, ainda no ano de 2023.
Aprendizado e Análise Crítica O impacto adverso das condições bucais podem afetar a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de crianças e adolescentes comprometendo o sono, a frequência escolar e o bem-estar social e emocional. Foi possível notar melhorias na saúde bucal dos estudantes após a facilidade do acesso desses ao atendimento clínico-odontológico, principalmente pela priorização dos agendamentos para esse grupo. Tendo em vista os resultados positivos, as ações do programa saúde na escola foram incorporadas à rotina do serviço da equipe de saúde bucal do CSF Jaibaras e das escolas locais. Após a realização destas ações, a adesão ao tratamento clínico das crianças de 6 a 14 anos apresentou melhora significativa, porém ainda pode ser considerada baixa frente ao grande número de casos identificados. A falta de tempo de alguns pais, em virtude de compromissos com o trabalho, surge como dificultadores do comparecimento dos alunos ao agendamento das consultas, sendo imprescindível a participação ativa dos educandos e das famílias em todo o processo para que se produza saúde e educação integral. Assim, percebe-se a importância do contínuo monitoramento da situação odontológica desse grupo e a relevância do trabalho intersetorial, onde a parceria das escolas com os CSF, através do PSE, é uma estratégia potente para que ocorra as ações de saúde bucal, que precisam se manter fortalecidas.
Referências BUCAL, S. Caderno Temático do Programa Saúde na Escola. Disponível em: . Acesso em: 28 maio. 2024.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Relatório anual de monitoramento dos alunos com alteração avaliados pelo Programa Saúde na Escola (PSE) no ano de 2023. COORDENAÇÃO DO PSE. Sobral/CE, 2023.
SOUSA, F. S. DE et al. Persistem iniquidades sociais na distribuição da cárie dentária em adolescentes maranhenses? Contribuições de um estudo de base populacional. Ciencia & saude coletiva, v. 26, n. 7, p. 2625–2634, 2021.
Fonte(s) de financiamento: Própria autora.
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