49146 - LINHA DE CUIDADO E NAVEGAÇÃO DE PACIENTES PARA O CANCER DE MAMA NIRA MIGUEZ - INSTITUTO PROTEA, JULIA ALVES CIMIONATTO - INSTITUTO PROTEA, DANIELE PEDROSO - INSTITUTO PROTEA, GISELE ROSA - INSTITUTO PROTEA
Introdução e Contextualização Produto Técnico: G) Manuais/protocolos
Em 2023, o Projeto CuidaMama, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cotia e o Instituto do Câncer de São Paulo, estruturou uma Linha de Cuidado para o câncer de mama em Cotia, com a previsão de fluxos, processos, protocolos e ferramentas para os diferentes níveis de atenção à saúde. Na Atenção Básica, a Linha de Cuidado busca fortalecer a busca ativa, rastreamento e navegação de mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos ou de pessoas com histórico familiar de câncer de mama, além da identificação e encaminhamento de pessoas com sinais suspeitos. Na Clínica da Mulher, a Linha de Cuidado prevê processos de monitoramento e navegação de pacientes em fase de suspeita, diagnóstico e tratamento do câncer de mama, até a alta hospitalar. A Linha de Cuidado ainda define processos de integração, referência e contrarreferência entre os níveis de atenção à saúde, incluindo hospitais, além de protocolos específicos para outros equipamentos de saúde do município, como Unidades de Pronto Atendimento e o centros de ortopedia e fisioterapia, visando atender a diversas demandas da paciente ao longo de sua jornada de cuidado.
Objetivo para confecção do produto A Linha de Cuidado adota a Navegação de Pacientes em seus fluxos e protocolos com o objetivo de: (i) fortalecer ações de busca ativa e rastreamento de pacientes elegíveis (mulheres de 40-69 anos/pessoas com histórico familiar de câncer de mama/pessoas com suspeita) a consultas e exames de mamografias; (ii) encaminhar pacientes com suspeita ao diagnóstico e tratamento com qualidade e agilidade; (iii) fortalecer a adesão de pacientes ao diagnóstico e tratamento.
Metodologia e processo de produção A Linha de Cuidado foi construída a partir da “Jornada da Paciente”, metodologia centrada na experiência do usuário. No Projeto CuidaMama, a Jornada da Paciente traça o “passo-a-passo” da paciente ao longo do seu cuidado com o câncer de mama, permitindo com que os protocolos e soluções desenhadas considerem a experiência e necessidades da paciente. Para embasar as soluções da Linha de Cuidado, o Projeto CuidaMama também realizou duas pesquisas qualitativas com usuárias SUS-dependentes de Cotia, de modo a capturar questões sociais, econômicas e culturais do perfil da mulher com câncer de mama. A iniciativa também utiliza metodologias participativas, viabilizando a escuta e colaboração de pacientes e ex-pacientes de câncer de mama, acompanhantes, familiares, especialistas, associações de pacientes e profissionais de saúde. Em 2023, a primeira versão da Linha de Cuidado foi construída por um grupo de trabalho composto por 26 profissionais da área de saúde atuantes nos três níveis de atenção, incluindo equipes de coordenação, enfermagem e administrativo da Atenção Básica; coordenação e enfermagem da Clínica da Mulher; e equipes médica, de enfermagem, de regulação e de gestão do ICESP.
Resultados Construção e implementação de 11 protocolos para o câncer de mama na Atenção Básica de Cotia.
Produção de protocolos e capacitação de equipes da Atenção Básica, Policlínica e Centro de Fisioterapia e Ortopedia.
Mais de 200 profissionais da Atenção Básica capacitados no tema do câncer de mama e em rastreamento e navegação de pacientes.
Desenvolvimento e implementação de sistema de navegação e monitoramento de pacientes (“Sistema Bússola”) em 13 UBS e na Clínica da Mulher.
Mais de 2.000 mulheres monitoradas ativamente pelo Sistema Bússola em 13 UBS do município.
Ao longo de 2023, aumento de mais de 5,7 pontos percentuais na cobertura de rastreamento para mulheres 40-69 anos nas UBS piloto do projeto - crescimento 3x maior que o observado nas demais UBS (fora do projeto ou com menos de 6 meses de entrada no projeto).
Aumento de 14% nas mamografias de rastreio no município entre 2022 e 2023.
Aumento de 100% no número de resultados Bi-Rads 4, 5 e 6 e 180% no número de Bi-Rads 5 e 6 no município entre 2022 e 2023, indicando o fortalecimento de ações de rastreamento.
Aumento de 42% no número de mulheres do município encaminhadas para a Atenção Terciária, entre 2022 e 2023.
Análise crítica e impactos sociais do produto A Linha de Cuidado busca sensibilizar, capacitar e instrumentalizar profissionais de saúde para a realização das estratégias já preconizadas pelo SUS, como a coordenação do cuidado, a busca ativa e o rastreamento de pacientes. A Linha de Cuidado inova ao prever processos de navegação de pacientes com câncer de mama nos serviços públicos de saúde, atendendo à demanda da Lei 14.758/23 (PNPCC que cria o Programa Nacional de Navegação, aplicável para todos os casos de câncer). Desta forma, o projeto se propõe a realizar um piloto, levantando e monitorando dados e indicadores, com o intuito de desenvolver soluções e estratégias que possam ser replicadas para outros municípios brasileiros.
O Sistema Bússola é a principal ferramenta de navegação do projeto e está atualmente implementada em 13 UBS e na Clínica da Mulher, viabilizando o monitoramento e suporte à paciente nas fases de rastreamento, suspeita, diagnóstico e tratamento, até a alta hospitalar. O sistema foi desenvolvido pensando na realidade dos profissionais da ponta, contando com feedbacks e validações das equipes de enfermagem e administrativa destes equipamentos, resultando num sistema simples e intuitivo que pode se conectar a diferentes sistemas de saúde municipais. O sistema levanta dados inovadores que possibilitam o monitoramento da Lei dos 30 Dias e Lei dos 60 Dias e apoiam gestores em tomadas de decisão.
Referências A apresentação será realizada via apresentação PPT (previsão de 15 minutos).
Budde H, Williams GA, Scarpetti G, et al. What are patient navigators and how can they improve integration of care? [Internet] Copenhagen (Denmark): European Observatory on Health Systems and Policies; 2022. (Policy Brief, No. 44.)
Karen M. Freund (2017) Implementation of evidence-based patient navigation programs, Acta Oncologica, 56:2, 123-127, DOI: 10.1080/0284186X.2016.1266078
Peart A, Lewis V, Brown T, et al Patient navigators facilitating access to primary care: a scoping reviewBMJ Open2018;8:e019252.
Pautasso FF, Lobo TC, Flores CD, Caregnato RCA. Nurse Navigator: development of a program for Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3275.
Fonte(s) de financiamento: O Projeto CuidaMama já contou com o financiamento do Instituto Avon, Sanofi, Roche e Daiichi-Sankyo. Em 2023, o projeto está sendo realizado em parceria com a Roche e com o apoio da Daiichi-Sankyo.
|