49586 - QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DOS MACROS E MICROS PROCESSO DE TRABALHO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE COM A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA 5W2H KENNEDY ANDERSON BARROS DE ALMEIDA - IEGO, RICHEL BRUNO OLIVEIRA CASTELO BRANCO - IEGO, ANDREA GUIMARÃES TEIXEIRA - IEGO, DANIEL VITOR LIMA DE OLIVEIRA - IEGO, MARIA IRACI DA SILVA OLIVEIRA - IEGO, YURI RAMOS RODRIGUES - IEGO, RITA LUANA CASTRO LIMA CASTELO BRANCO - IEGO, MAGDA LORRANE ANDRADE LIMA - IEGO, FRANCISCO ERNANDO PIRES DOS SANTOS - IEGO
Introdução e Contextualização Segundo Mendes(2015), a Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza como um Modelo amplo e que está em constante desenvolvimento e utiliza-se da comparação da construção da APS com a construção de uma casa, esse modelo é denominado construção social da APS, no qual permite o relacionamento da construção de uma casa com os Micro e Macro processos de trabalho, essa correlação possibilita a implementação de ações especificas e planejadas, fortalecida, atuante e que promova resultados. Barbará (2011) descreve a gestão da APS em três etapas: o mapeamento dos processos, o redesenho dos processos e a implantação e o monitoramento dos processos redesenhados. Contudo dimensionar as metodologias para aplicação da gestão dos processos da APS são fundamentais para garantir a eficácia de seus resultados. Nesse sentido, Araújo (2017) entende que o 5W2H auxilia nas decisões a serem tomadas para quem quer implementar um plano de ação de melhorias, constituindo uma maneira para estruturar os pensamentos de maneira bem elaborada, planejada e precisa. Portanto este trabalho apresenta um projeto de qualificação da APS por meio da estruturação dos macros e micros processos, fundido a metodologia do 5W2H.
Objetivo para confecção do produto Qualificar o processo de gestão da APS utilizando a estruturação das organizações dos micro e macroprocessos da APS fundida com a o método 5W2H (o que, onde, como, quem, quando, porque e quanto) possibilitando o desenvolvimento de competências das equipes para o planejamento, organização, execução e financiamento adequado das atividades, com o foco nas necessidades, baseando-se em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC).
Metodologia e processo de produção A proposta metodológica do projeto é de aplicar a ferramenta 5W2H nos processos de trabalho da APS. Segundo Ventura; Suquisaqui (2020) a ferramenta 5w2H significa 5w que vem do what (o que será feito?), why (por que será feito?), where (onde será feito?), when (quando será feito?) e who (por quem será feito?), enquanto que o 2H significa how (como será feito?) e how much (quanto vai custar?). A ferramenta irá apoiar aos gestores, na organização dos micro e macroprocessos da APS na tomada de decisão e na elaboração de planos de ação eficiente que possibilite o planejamento, organização e execução das atividades da APS. O projeto, divide-se em Quatro etapas: I conhecer a realidade das comunidades onde estão localizadas a APS; II traçar o perfil de prioridades; III Organizar as prioridades dentro de cada eixo de Micro e Macroprocesso e IV submeter as prioridades a ferramenta 5W2H. A organização dos macros e micros processos na ferramenta permitirá aos gestores e a interpretação dos problemas contidos nos diversos territórios de saúde, possibilitando o fornecimento de respostas a partir da classificação das prioridade planejada e exequível.
Resultados Para estruturar todas as intervenções de forma organizada é necessário classificar todas as atividades da APS em eixos que permitem organizar os processos de trabalho. Os eixos organizacionais são: I Micro e Macroprocessos básicos da Atenção Primária: territorialização, o cadastramento das famílias e a classificação de risco familiar entre outras II Macroprocessos aos eventos Agudos: são o somatório das condições agudas, crônicas, das gerais e as inespecíficas que se manifestam. III Macroprocessos de Atenção às Condições Crônicas: a gestão de riscos com foco na segurança dos usuários; a educação permanente e outras; V Macroprocessos de Atenção Preventiva: foco na prevenção dos fatores de risco e riscos individuais biopsicológicos; VI Macroprocessos de Demandas Administrativas: que dizem respeito à gestão da unidade, como o registro sanitário; VII Macroprocessos Atenção Domiciliar: visita domiciliar, assistência domiciliar, e vigilância domiciliar; VIII Macroprocessos do Autocuidado Apoiado: de acordo com o princípio das pessoas portadoras de condições crônicas. Após a categorização dos processos de trabalho aplica-se na ferramenta 5W2H, com isso as atividades da APS ficaram, planejadas, dimensionadas, com seus respectivos responsáveis e com um dimensionamento financeiro adequado para cada atividade, propondo maior eficiência, eficácia dos processos e de seus custos.
Análise crítica e impactos sociais do produto O desenvolvimento desse projeto de qualificação é de apresentar um instrumento de gestão aplicável para os próximos quatro anos, dentro do aspecto APS. O propósito do projeto é fundir conceitos de gestão com ferramentas metodológicas para qualificar as políticas públicas referentes a APS. A adoção dos eixos de trabalho proveniente da construção social da APS fundido a ferramenta 5W2H contribuem na construção de uma assistência à saúde, de maneira mais resolutiva e humanizada, auxiliando na promoção, proteção, reabilitação, recuperação da saúde dos usuários, favorecendo ao bem-estar dos trabalhadores, com a realização de processos de trabalho organizado e a utilização de recursos de forma eficiente. O Impacto Social deste projeto, está relacionado ao cumprimento das metas da Agenda 2030, proposta pelo Pacto Global para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Para este, se faz necessário destacar a Objetivo de desenvolvimento Sustentável – ODS 3 que tem relação com a Saúde e bem-estar, cujo a meta é garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Por tanto esse projeto tem um potencial de gerar inúmeros benefícios para os usuários dos serviços, aos profissionais de saúde e gestores, por meio da instrumentalização do processo de gestão.
Referências 1. MENDES EV. O modelo de atenção aos eventos agudos. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/A-CONSTR-SOC-ATEN-PRIM-SAUDE.pdf: Acesso em: 13 Mai. 2024
2. BARBARÁ, Saulo. Gestão Por Processos: Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação. 2 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.
3. ARAÚJO, André Luiz Santos de. Gestão da Qualidade: implantação das ferramentas 5S’s e 5W2H como plano de ação no setor de oficina em uma empresa de automóveis na cidade de João Pessoa-PB. João Pessoa, 2017
4. VENTURA, Katia Sakihama; SUQUISAQUI, Ana Beatriz Valim. Aplicação de ferramentas SWOT e 5W2H para análise de consórcios intermunicipais de resíduos sólidos urbanos. Mar. 2020. Disponível em: . Acesso em 14 Mai. 2024.
|