06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC4.18 - Atenção Primária à Saúde (3) |
51932 - PRÁTICAS DE CUIDADO DOS ENFERMEIROS VOLTADAS AOS INDIVÍDUOS COM TUBERCULOSE EM EUNÁPOLIS-BA JÉSSICA BARBOSA RAMOS BANDEIRA SENA - UERJ, SONIA ACIOLI - UERJ, REGINA CAVALCANTE AGONIGI - UERJ, ERIC SANTOS ALMEIDA - UFBA
Apresentação/Introdução O Brasil continua entre os 30 países de alta carga para a tuberculose (TB), considerado prioritário para as ações de controle da doença no mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS)1. As práticas de cuidado desenvolvidas pelos enfermeiros na Estratégia de Saúde da Família (ESF) é de forma participativa e organizacional, logo, ocorre em todas as etapas do acompanhamento, como a orientação aos agentes comunitários de saúde para a realização de busca ativa, as orientações acerca das baciloscopias de escarro e a respeito do uso da medicação, caracterizando assim o cuidado para com o indivíduo com TB.
Objetivos O objetivo desse estudo foi identificar as práticas de cuidado dos enfermeiros voltadas aos indivíduos com tuberculose pulmonar na Estratégia de Saúde da Família em Eunápolis-BA.
Metodologia Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado no município de Eunápolis-BA, onde 15 profissionais aceitaram participar da pesquisa. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Esta pesquisa foi aprovada pelo CEP da UERJ em 23 de maio de 2023, e pela Prefeitura de Eunápolis, através do termo de autorização institucional, em 13 de fevereiro de 2023. Os dados dessa pesquisa foram produzidos a partir de entrevistas orientadas por roteiro semiestruturados. Para análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo defendida por Laurence Bardin.
Resultados e Discussão Os resultados nos permitiram identificar duas categorias: 1. Práticas de cuidado do enfermeiro na estratégia de saúde da família; 2. Aspectos da atenção à saúde e sua expressão na produção do cuidado.
Dentre as práticas desenvolvidas pelos enfermeiros estão consultas de enfermagem, solicitação de exames laboratoriais, realização de testes diagnósticos e de acompanhamento dos casos e compartilhamento de informações necessárias a continuidade do cuidado com a vigilância epidemiológica.
Identificou-se que a atuação do enfermeiro está pautada na consulta de enfermagem, dessa forma, oportunizam o momento para identificar o entendimento do indivíduo a respeito da doença, para assim, construir juntos o melhor plano de cuidado. Revelam ainda que é a partir desses encontros que se fortalece a adesão ao tratamento da TB e se estabelece o vínculo.
À medida que o enfermeiro consegue desenvolver uma consulta de enfermagem centrada na pessoa, ele garante assim o estabelecimento de vínculo e frequência desse indivíduo no serviço2. Favorecendo assim a alta da tuberculose mediante cura.
Questões como ausência do profissional médico na assistência à saúde da população, hospital como porta de entrada do serviço de saúde, dificuldade de acesso ao serviço, práticas de cuidado atreladas as práticas médicas, valorização da referência médica para continuidade do cuidado e o reconhecimento de baixa adesão as práticas de controle da TB pulmonar atreladas à uma busca passiva de casos.
Pensar na ESF enquanto modelo estratégico para expansão da Atenção Primária à Saúde e capaz de reorientar as práticas de saúde voltada aos indivíduos de maneira positiva3 implica também na atuação de profissionais comprometidos e qualificados a atuarem na saúde da família4.
Conclusões/Considerações finais Os enfermeiros do município de Eunápolis-BA possuem papel fundamental no acompanhamento dos casos de tuberculose. Eles são ativos na administração de medicamentos, solicitação de exames para suspeição diagnóstica, demonstrando competência e dedicação no manejo desta doença. Entretanto, a pesquisa identificou uma lacuna significativa: a falta de busca ativa de casos de tuberculose pelos enfermeiros, aspecto que destaca a necessidade de fortalecer a proatividade na identificação de casos de TB.
Outro fator de destaque foi a porta de entrada invertida para os casos de tuberculose, onde muitos pacientes são diagnosticados no ambiente hospitalar, para depois serem encaminhados a ESF. Fator que conflitante, uma vez que o município possui alta cobertura de atenção básica.
Referências 1. Brasil. Boletim da tuberculose. 2021. [cited 2022 Dec 26]. Availablefrom: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de conteudo/publicacoes/boletins/epidemiológicos/especiais/2020/boletim-tuberculose-2020-marcas-1.pdf/view.
2. Cavalheiro AP, Silva CL, Veríssimo ML. Consulta de enfermagem à criança: atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde. 2021[cited 2024 Jan 10]; 12 (03): 540-5. DOI: 10.21675/2357-707x.2021.v12.n3.4305.
3. Fertonani HP, Pires DEP, BIFF M, Cherer MDA. Modelo assistencial em saúde: conceitos e desafios para a atenção básica brasileira. 2015. [cited 2023 Apr 23]. Availablefrom: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZtnLRysBYTmdC9jw9wy7hKQ/.
4. Oliveira MPR, Carvalho IH, Menezes FA, Sousa LM, Peixoto MRG. Formação e qualificação de profissionais de saúde: fatores associados à qualidade da atenção primária. RevBrasEducMéd 2016;40(4)547-59. [cited 2024 Jan 10]. Availablefrom: https://www.scielo.br/j/rbem/a/9xmh853N9RkL7F8x97XFxxh/abstract/?lang=p.
Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio.
Desejo que o referido trabalho não seja publicado nos anais do congresso, uma vez que trata-se de um produto que preciso manter ineditismo conforme solicitado pelas revistas
|