06/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC4.18 - Atenção Primária à Saúde (3) |
51412 - FATORES QUE INTERFEREM NA PRODUÇÃO DO CUIDADO À PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA NA SAÚDE DA FAMÍLIA CAROLINY SUHET XAVIER FERREIRA; - UNIRIO, ANDRESSA TEOLI NUNCIARONI - UNIRIO, VANESSA DE ALMEIDA FERREIRA CORRÊA - UNIRIO, REGINA CAVALCANTE AGONIGI - UERJ
Apresentação/Introdução O manejo clínico de emergências na Atenção Primária à Saúde (APS) deve ser incorporado como uma rotina dessas unidades. Destaca-se a produção do cuidado à pessoa em situação de parada cardiorrespiratória (PCR) que, deve ser prontamente implementado pela equipe de forma organizada para resultar em melhores desfechos.
Objetivos Identificar os fatores determinantes e as habilidades comportamentais que interferem na assistência de enfermagem à PCR na unidade de atenção primária à saúde.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Foram incluídos 35 profissionais de enfermagem de duas unidades de APS do município do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo temático categorial¹. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Resultados e Discussão Participaram 26(74,3%) enfermeiras e 9(25,7%) técnicas de enfermagem. A maioria das participantes já presenciou uma PCR(74,3%), participou de reanimação(54,3%) e realizou treinamento prévio em suporte básico de vida(94,3%). Emergiram três categorias temáticas: 1. O conhecimento e a experiência como potencializadores da assistência à pessoa em situação de PCR; 2. Macro e micro processos de trabalho na APS; e 3. Habilidades comportamentais, esta com duas subcategorias: Interfaces entre a liderança e a comunicação no atendimento à PCR; Soft skills em reanimação cardiopulmonar na APS. Aponta-se a lacuna na formação dos profissionais de enfermagem relacionados às habilidades comportamentais e interpessoais no atendimento à pessoa em situação de parada cardiorrespiratória na Atenção Primária. O conhecimento técnico, associado à liderança e a comunicação com a equipe foram destacados como habilidades que a enfermagem precisa reconhecer e valorizar socialmente.
Conclusões/Considerações finais Habilidades comportamentais e soft skills devem ser melhor exploradas na educação permanente no contexto clínico da Atenção Primária, com foco na estruturação e organização do atendimento de modo a resultar em sucesso clínico.
Referências 1. Oliveira, D.C. Análise de Conteúdo temático categorial: uma proposta de sistematização. Rio de Janeiro: Rev. enferm. UERJ, v. 4 n. 16 , 2008, p. 569-76
|