49327 - PARAMETRIZAÇÃO DAS AGENDAS: OTIMIZANDO O PROCESSO DE TRABALHO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE KELVYANE FONSECA CORDEIRO - UECE, TIAGO ARAÚJO MONTEIRO - UFC, ANA MARIA SAMPAIO COELHO ADEODATO - UECE, MARIA ELIANE ANDRADE DA COSTA - UECE, DANIELE ROCHA DE FARIAS MARQUES - UECE, NIOBE GUIMARÃES FERNANDES - FIOCRUZ, ERLANE BRUNNO CUNHA FERREIRA - UFC, SILVANA MARIA ARAUJO COELHO - UFC, MARIA ISLÂNDIA FERREIRA DE SOUSA - UECE, THAIS MAGALHÃES RODRIGUES LIMEIRA - UNIASSELVI
Contextualização A gestão eficiente das agendas dos profissionais de saúde que atuam em uma unidade de atenção primária à saúde é fundamental para garantir o acesso dos pacientes a esses profissionais, cumprindo assim o estabelecido nos princípios do sistema único de saúde (SUS). A intensa demanda de pacientes demandando consultas imediatas e grande frequência de faltas às consultas agendadas, fizeram com que fosse necessário haver uma modificação nos agendamentos das consultas dos profissionais. Sabendo que não existem vagas suficientes para todos os pacientes, é necessário ter uma organização para que os pacientes sejam atendidos conforme gravidade dos problemas relatados, fazendo assim valer o princípio da equidade. Ao mesmo tempo, necessitou-se de uma educação para que os pacientes vejam a importância do comparecimento às consultas agendadas para que assim possam acostumá-los a entender como funciona o acompanhamento e sistema de rotina da unidade básica de saúde. Diante dessa problemática foi necessário utilizar o recurso da marcação do retorno no momento da finalização da consulta, a fim de reduzir o índice de falta dos pacientes agendados e colaborar com a eficiência dos atendimentos prestados e acompanhamento em principal dos pacientes dos programas da atenção básica, como exemplo, Pre natal, Puericultura, hiperdia e Saúde Mental.
Descrição da Experiência O trabalho aconteceu no posto de saúde Colônia, localizado no distrito de Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante – Ce. Durante o período de 12 meses desenvolveu-se o sistema de parametrização das agendas do médico e da enfermeira da equipe de ESF. Para isso foi necessária a mobilização dos agentes de saúde comunitário para informar e explicar aos pacientes do território assistido como iria funcionar o novo sistema de marcação de consultas. Foi solicitado para os pacientes acompanhados por hipertensão, diabetes e saúde mental, após a realização da consulta com o profissional de saúde, médico e/ou enfermeira ao finalizar, já realizara o agendamento de retorno deixando registrado na agenda do pec online e entregando por escrito a data e horário ao paciente, e se necessário agendamento multiprofissional, o paciente se dirigia a recepção que realizará o mesmo procedimento em acordo do profissional solicitado. Foi informado ao paciente que a falta injustificada a consulta agendada iria causar repercussões para um agendamento mais tardio, tendo em vista que a agenda do profissional já estaria ocupada por outras consultas agendadas. Inicialmente, como qualquer mudança, houve muitos questionamentos e desentendimentos devido a mudanças na marcação da consulta. Porém, esse novo sistema conseguiu resultados expressivos após algumas semanas de aplicação da nova sistematização de marcação.
Objetivo e período de Realização Como objetivo principal da nova organização da agenda, buscou-se reduzir a quantidade de pacientes faltosos nas consultas de hipertensão, diabete e saúde mental. A equipe de saúde necessitou desenvolver parâmetros adequados para a nova parametrização, capacitando os profissionais que atuam na unidade de saúde para essa nova abordagem de marcação de consultas. Deu-se no período de agosto de 2023 a agosto de 2024. Buscando atualmente manter essa parametrização.
Resultados Como resultados tivemos um impacto positivo na organização da unidade de saúde, com a redução das faltas injustificáveis e o comparecimento dos pacientes com mais regularidade, além da utilização mais eficaz do tempo e dos recursos pessoais. Isso implicou na melhora significativa dos indicadores de desempenho da equipe e, por conseguinte, do município. Foi possível atender mais pacientes dando prioridade aos que apresentavam uma demanda mais grave. Com o tempo foi possível perceber o aumento na satisfação dos usuários após redução no tempo de espera por atendimento clínico, reforçando a importância do acesso Oportuno nos serviços de APS. Os agentes de saúde foram parte importante no processo da parametrização, a partir deles foi repassado as orientações aos pacientes e explicado os motivos para a nova organização das agendas. Os agentes de saúde tiveram antes desse contato com o paciente uma explanação sobre o que é a parametrização da agenda e qual o seu objetivo, essa explicação foi feita pelo médico e enfermeira da unidade de saúde.
Aprendizado e Análise Crítica Ao longo do período de desenvolvimento e aplicação da parametrização das agendas percebeu-se que se trata de uma estratégia eficaz para melhorar o processo de trabalho dentro da unidade de saúde. A satisfação dos usuários em relação ao acesso aos serviços de APS pode estar relacionada com a sua capacidade de reservar um espaço na agenda no momento mais oportuno para si mesmo. A queda do absenteísmo na unidade de saúde foi possível graças às consultas ocorrerem de forma periódica, trazendo um dado mais objetivo de como a nova organização pôde contribuir para o desenvolvimento de ações preventivas. É possível compartilhar a experiência exitosa para que outras unidades também repliquem a mesma parametrização, visando otimizar o processo de trabalho e melhorar os indicadores de absenteísmo nas consultas agendadas. O Sistema de Agendamento Online de consultas fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde e integrado aos sistemas PEC E-SUS APS e Conecte SUS Cidadão, embora o uso de sistemas de agendamento online seja capaz de fornecer benefícios tanto para o cidadão quanto para os profissionais de saúde, eles têm sido pouco explorados na APS. Os principais motivos estão relacionados com a falta de informação e capacitação dos profissionais sobre o funcionamento deste sistema e seus impactos nos serviços prestados pelos estabelecimentos de saúde da APS.
Referências 1. Costa S de M, Araújo FF, Martins LV, Nobre LLR, Araújo FM, Rodrigues CAQ. Agente Comunitário de Saúde: elemento nuclear das ações em saúde. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2013Jul;18(7):2147–56. Available from: https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000700030
2. Vidal TB, Rocha SA, Harzheim E, Hauser L, Tesser, CD. Modelos de agendamento e qualidade da atenção primária: estudo transversal multinível. Ver Saude Publica. 2019;53:38.
3. Postal L, Celuppi IC, Lima G dos S, Felisberto M, Lacerda TC, Wazlawick RS, et al.. Sistema de agendamento online: uma ferramenta do PEC e-SUS APS para facilitar o acesso à Atenção Primária no Brasil. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2021Jun;26(6):2023–34. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.38072020
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