49116 - FORTALECIMENTO DE ATIVIDADES ASSISTENCIAIS APÓS PERÍODO PANDÊMICO: IMPLEMENTAÇÃO DO HIPERDIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE CINDY NOGUEIRA MOURA - UECE, LEVI NOGUEIRA MOURA - AFYA/FCM-PB, RAVEL MOREIRA TAVARES, RAMIRO MOREIRA TAVARES
Contextualização As Doenças Crônicas Não Transmissíveis, são responsáveis por um número expressivo de óbitos precoces, perda da qualidade de vida e incapacidade de realização de atividades diárias. Sendo assim, constituem como uma das principais problemáticas em saúde pública, culminando com grande impacto econômico para sociedade e sistemas de saúde.
Com o advento da pandemia ocasionada pelo COVID-19 houve a necessidade de reorganização dos serviços em saúde, em especial a Atenção Primária à Saúde. Assim, houve significativa redução de atividades assistenciais oferecidas a grupos prioritários, causando a perda de vínculo e a longitudinalidade do cuidado.
Assim, em consonância com o Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus e, consequentemente o programa HIPERDIA, o plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, apresenta-se como diretriz para a prevenção e promoção à saúde.
Desse modo, as atividades de educação em saúde proporcionam ações que favorecem a longitudinalidade e integralidade do atendimento às pessoas com HAS e DM. Grupos como o HIPERDIA possibilitam a reunião de pacientes com quadros clínicos semelhantes, condicionando-os a trocar experiências entre si e a trocar conhecimentos com a equipe e viabilizando o ensinamento de técnicas e informações importantes para o autocuidado.
Descrição da Experiência A ESF ao qual ocorreu a experiência trata-se de uma unidade integrada, composta por duas equipes de saúde da família (ADS 11/21), duas equipes de saúde bucal e um NASF-AB. Esse relato abordará as atividades realizadas pela ADS 11 e NASF-AB.
A ADS 11 possui uma população cadastrada de 2.096 pessoas, das quais 440 usuários são hipertensos e 158 são diabéticos. Observou-se uma baixa adesão do público às ações desenvolvidas na unidade devido aos anos de reclusão social oriundos do período pandêmico. Nesse sentido, notou-se a necessidade de resgatar esse público por meio do grupo HIPERDIA.
Através de busca ativa realizada pelos agentes comunitários, visitas domiciliares e durante o acolhimento, são agendadas consultas médicas e de enfermagem. Assim, observou-se a construção de um ambiente permissivo a troca de experiências dos participantes entre si e com a equipe, além do exercício das atividades de educação em saúde, com temáticas relevantes ao público, tais quais: importância da alimentação saudável, prática de exercícios físicos e uso regular de medicamentos.
Dessa forma, essas temáticas são abordadas na modalidade de roda de conversa, ministradas através dos profissionais do NASF-AB, além de mensalmente realizarmos um mutirão para o grupo, dispondo de serviços como: aferição de pressão arterial, testagem glicêmica e coleta de exames laboratoriais solicitados em consulta prévia.
Objetivo e período de Realização Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo relatar as vivências de uma médica bolsista do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB), na implantação e fortalecimento do HIPERDIA na Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Quixeramobim/Ceará. As atividades foram desenvolvidas no período de janeiro de 2023 a abril de 2024.
Resultados A implementação do grupo HIPERDIA obteve uma excelente adesão da população de hipertensos e diabéticos, propiciando a melhoria do acesso e da qualidade da assistência ao público. Além disso, a criação do grupo específico promoveu o vínculo entre equipe e usuário, culminando com um ambiente propício à promoção à saúde, incentivo a práticas saudáveis e espaço de troca de experiências.
Além disso, observou-se uma maior adesão à terapêutica medicamentosa e/ou não medicamentosa, culminando com melhora dos níveis pressóricos e glicêmicos. Já os atendimentos realizados através de visitas domiciliares, consultas médicas e de enfermagem, proporcionam organização, humanização e individualização do serviço prestado.
Algumas das dificuldades encontradas são relacionadas a carência de estrutura física, visto tratar-se de um imóvel antigo e pequeno, além da alta demanda populacional que dificultou a alocação de horários específicos para o grupo do HIPERDIA.
Aprendizado e Análise Crítica Nesse sentido, atividade grupal constitui uma das principais ferramentas para a construção do saber em saúde, visto que proporcionam aos indivíduos a construção conjunta do processo educativo, na qual estão, simultaneamente, como objeto dos agentes educativos e sujeitos de sua própria educação, o que permite o seu protagonismo e envolvimento das necessidades dos grupos sociais.
Além disso, a prática proporcionou melhor desenvolvimento do vínculo entre profissional e paciente. Segundo Manso, esse vínculo torna-se necessário para haver a adesão de forma satisfatória. Assim, a ESF configura-se como peça-chave para a coordenação do cuidado, sendo responsável por minimizar os impactos relacionados a essas patologias, tanto para o sistema de saúde quanto para os usuários.
A multimodalidade dos atendimentos realizados também proporcionou maior qualidade do cuidado prestado. Segundo Borges, essas ações proporcionam oportunidade de acompanhamento longitudinal e integral dos usuários, permitindo o desenvolvimento de práticas educativas, com ênfase em ações preventivas e promocionais à saúde.
Dessa forma, apesar das dificuldades encontradas durante este processo, a iniciativa do grupo HIPERDIA foi um sucesso em todas as frentes, pondo em evidência a importância das práticas de educação em saúde no contexto da APS.
Referências Borges FM, Silva FRS, Rodrigues MTP, Mascarenhas MDM, Silva ARV, Machado ALG. Estratégias para a promoção da saúde e seus impactos na qualidade de vida de adultos hipertensos: revisão integrativa. Cad. Saúde. Colet [Internet]. 2022; 30 (1): 146-157. doi: https://doi.org/10.1590/1414-462X202230010110.
Manso VJR. Fatores associado à adesão ao tratamento farmacológico da hipertensão arterial sistêmica em área com grande vulnerabilidade social (Tese de Mestrado em Saúde Pública e Meio Ambiente). Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; 2023. 64 p.
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