54238 - ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE EM UM MUNICIPIO DO ESTADO DO CEARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. FRANCISCO VALDICÉLIO FERREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE, HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE, BRUNA QUEIROZ ALLEN PALÁCIO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE, TAMIRES ALEXANDRE FELIX - SECRETARIA DA SAÚDE DE SOBRAL., SARA ALENCAR XAVIER FEITOSA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE
Contextualização A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) consiste na descrição contínua e predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população, e seus fatores determinantes e condicionantes de saúde. Integra outros sistemas com dados de inquéritos populacionais, chamadas nutricionais e produção científica em geral, além de ações na Atenção Primária à Saúde (APS), desta forma a VAN é uma potente ferramenta para apoiar todos os profissionais da APS na avaliação do estado nutricional e consumo alimentar da população para o planejamento de intervenções a partir do observado. A atenção nutricional e políticas relacionadas à promoção da saúde, alimentação adequada e saudável deve ser orientada pela VAN assim como a organização do cuidado nas esferas de gestão do SUS, visando a contribuição da participação social apoiando a Segurança Alimentar e Nutricional da população nos territórios. A VAN é composta por sistemas de informação como o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) utilizado para a gestão das informações. Os dados coletados no território são registrados no e-SUS APS, coletados através de atendimentos individuais ou coletivos, nos domicílios e em atividades desenvolvidas nos equipamentos sociais, e integram os relatórios possibilitando o monitoramento e a avaliação da situação nutricional e alimentar da população assistida.
Descrição da Experiência Trata-se de um relato de experiência da atuação da VAN na Atenção Primária a Saúde em um município situado na região noroeste do estado do Ceara, este município atualmente tem em torno de 220mil habitantes, tem sua Atenção à Saúde como referência para 55 municípios da zona norte do estado, atualmente conta com 38 Centros de Saúde da Família e 70 equipes de Estratégia Saúde da Família, 06 equipes de Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF-AB, atual e-multi, 50 equipes de saúde bucal, 03 equipes multiprofissionais de Atenção domiciliar e 2 academias da saúde. A VAN compõe uma célula dentro do organograma da coordenação de Vigilância a Saúde do município de Sobral atuando sobre os determinantes de saúde integrada com Atenção Primária a Saúde com ações focadas no fortalecimento, prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à Alimentação e Nutrição. A partir disso a atuação da VAN Se dá através de ações e acompanhamento de programas tais como: Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, Programa Nacional de Suplementação do Ferro, SisvanWeb, NutriSUS, Programa Bolsa Família, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, e o Programa Municipal de Assistência Nutricional para Necessidades Alimentares Especiais, programas estes essenciais no acompanhamento em especial voltados para a criança e gestante especificamente e tambem para o público em geral.
Objetivo e período de Realização Diante do exposto este relato objetiva mostrar a experiência e atuação da VAN na Atenção Primária a Saúde frente aos programas de acompanhamento das ações relacionadas a alimentação e nutrição tais como, Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A, Programa Nacional de Suplementação do Ferro, SisvanWeb, NutriSUS, Programa Bolsa Família, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Programa de Assistência Nutricional para Necessidades Alimentares Especiais, aos usuários do município Sobral-CE.
Resultados A Suplementação da Vitamina A objetiva prevenir a hipovitaminose A, em crianças entre 06 a 59 meses. A Suplementação de ferro visa combater a anemia em crianças entre 06 e 24 meses e gestantes até o pós-parto. O SisvanWeb acompanha o estado nutricional e o consumo alimentar de toda a população, possibilitando conhecer o habito alimentar. O NutriSUS objetiva prevenir e controlar deficiências de vitaminas e minerais, mediante a adição de micronutrientes na alimentação escolar. O Programa Bolsa Família visa acompanhar 82% dos beneficiários, assim como monitorar o estado nutricional, calendário vacinal e a gestação, visando a continuidade do recebimento do benefício. A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil objetiva a qualificação do processo de trabalho dos profissionais da atenção básica referente a ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a alimentação complementar, através de treinamentos com as equipes de saúde. O Programa de Assistência Nutricional para Necessidades Alimentares Especiais, objetiva estabelecer diretrizes para dispensação de fórmulas alimentares disponibilizadas pela Secretaria Municipal para toda a população com necessidade especifica.
Aprendizado e Análise Crítica A atuação positiva de uma Vigilância Alimentar e Nutricional possibilita o cuidado integral e longitudinal do paciente. Mesmo com dados positivos, ainda encontramos dificuldades tanto a nível local como nacional, como exemplo, a fragilidade do fornecimento das suplementações de vitamina A e Ferro para cobertura local. A falta de preenchimento dos formulários de acompanhamento relacionado ao estado nutricional e consumo alimentar também se destacam comprometendo os dados, gerando muitas vezes informações não condizentes com a realidade nos territórios. Nota-se que há necessidade de mais apoio de todos os níveis da federação quanto ao fornecimento no prazo de suprimentos, mais envolvimento/aproximação entre Vigilância Alimentar e Nutricional e Estratégia Saúde da Família para assim não só atingir metas na gestão e sim superá-las efetivando e beneficiando o usuário que tanto carece de um serviço com acompanhamento continuado, melhoria da qualidade, maior acesso e contribuição intersetorial e multidisciplinar.
Referências RIBEIRO, M. A, et al. (RE)Organização da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19: Experiência de Sobral-CE. APS EM REVISTA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 177–188, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Marco de referência da vigilância alimentar e nutricional na atenção básica
/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015b. 56 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Vigilância Alimentar e Nutricional. [internet] 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/vigilancia-alimentar-e-nutricional/vigilancia-alimentar-e-nutricional.
Fonte(s) de financiamento: Sem fontes de financiamento
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