54393 - TENDA RESPIRO : UMA EXPERIÊNCIA DE APOIO AOS TRABALHADORES DA SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA ELIANE CHAVES VIANNA - FIOCRUZ, PATRÍCIA MENNA BARRETO FERREIRA - FIOCRUZ, INÊS NASCIMENTO DE CARVALHO REIS - FIOCRUZ, AUGUSTO CÉSAR FERREIRA ROSITO - FIOCRUZ, JOSIANE MEDRADO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE/RIO DE JANEIRO, MONICA VIEIRA - FIOCRUZ
Contextualização Esta experiência baseia-se na oferta de PICS a trabalhadores da saúde em tempos de pandemia, uma iniciativa do Respiro – Projeto de Investigação e Apoio aos trabalhadores da saúde na pandemia: (co)movendo a vida entre (ultra)penosidades e (re)existências, financiado pelo Inova geração de conhecimento-Fiocruz. Partindo da proposta metodológica apoio-investigação o Projeto Respiro junto ao Núcleo de Saúde do Trabalhador da FIOCRUZ idealizou a criação da Tenda Respiro, como espaço de descanso e pausa das jornadas de trabalho. Assim, a Tenda surge como contrapartida e não com o objetivo de geração de dados ou de validação de uma prática de cuidado. Dentro das demandas dos trabalhadores da saúde, as PICS apresentaram-se como caminho de cuidado potente, por permitir acionar outras formas de pensar as relações entre saúde e adoecimento, que dialogavam com os assentamentos do Respiro e possibilitaram traçar conexões entre vida e encantamento. Para tanto, fizemos levantamento junto aos trabalhadores de duas unidades assistenciais do Campus Manguinhos- Rio de Janeiro (CSEGSF e Centro Hospitalar) sobre as práticas que desejavam conhecer ou vivenciar para posterior oferta, dentro das possibilidades.
Descrição da Experiência Diante da situação sanitária, as atividades das Tendas Respiro começaram de forma remota uma vez por semana, abrangendo o período de abril a maio de 2022. Os encontros variaram entre dias e horários, a partir da avaliação das chefias, sendo ofertado: exercícios respiratórios, rodas de conversa e oficinas de práticas integrativas. Os primeiros encontros foram restritos aos trabalhadores das duas unidades durante o expediente, não havendo participação significativa, o que nos fez repensar a oferta, com mudança para o horário noturno e ampliação do público atendido.
Em junho de 2022 iniciamos as atividades presenciais que se estenderam até dezembro: Meditação, Tai chi chuan, Yoga, TCI e Floral, este último apenas na Tenda CSEGSF. As atividades ocorreram duas vezes por semana com alternância das práticas, Tenda CSEGSF das 8 às 9 horas e na Tenda INI das 14 às 15 horas.
Objetivo e período de Realização O objetivo das Tendas foi propiciar um espaço de acolhida e autocuidado aos trabalhadores da saúde na pandemia a partir das PICS no período de abril a dezembro de de 2022 .
Resultados As partilhas nas Tendas tiveram como propósito a promoção do cuidado de si, através da percepção sensível do corpo e suas conexões com o ambiente, do cultivo da empatia e resiliência, e da capacidade de lidar com os afetos relacionados às percepções de vulnerabilidade e riscos que a pandemia desencadeou. Identificamos aproximadamente 120 participações de trabalhadores da saúde nas práticas ofertadas que reconheceram como estratégico e importante a criação de um espaço de acolhida e descaso nas horas vagas. A partir da experiência das Tendas, utilizaremos a TCI como instrumento de coleta de dados em nova pesquisa , uma forma acolhedora, reflexiva e participativa de se gerar afeto e produção de conhecimento
Aprendizado e Análise Crítica Além da pandemia, tivemos como desafios: espaço físico inapropriado, que impedia a realização das atividades em dias de chuva; a não institucionalização do espaço de cuidado para os trabalhadores, o que gerou a finalização das atividades com o encerramento do projeto de pesquisa; a pouca valorização ou falta de conhecimento sobre a relevância das PICS no cuidado e na promoção da saúde do trabalhador.
Referências AKERMAN, Marco. Considerações introdutórias: promoção da saúde na integralidade do cuidado: prêt-à-porter ou sob medida? In: Frota, Mirna Albuquerque; Silva, Raimunda Magalhães (org.). Promoção da saúde na integralidade do cuidado. DOC Saberes. Rio de Janeiro. 2016.
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FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 63ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
TESSER, C. D.; LUZ, M. T. Racionalidades médicas e integralidade. Ciência & Saúde coletiva [on-line]. v. 13, n. 1, p. 195-206, 2008. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1413-81232008000100024. Acessado em: 26 jan. 2023.
Fonte(s) de financiamento: Programa INOVA Edital Geração de Conhecimento Covid-19 FIOCRUZ
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