Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC4.14 - Rede de Atenção à saúde do Trabalhador

51586 - FEIRA VIVA: ESTRATÉGIA DE PLANEJAMENTO DE AÇÕES EM SAÚDE PARA TRABALHADORES E USUÁRIOS DAS FEIRAS LIVRES NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE.
BEATRIZ MENDES NETA - VISAT/DVS/SSBE/VSA, MÉRCIA MARIA RODRIGUES ALVES - DVS/SSBE/VSA, EWERTON THIAGO PEREIRA DE LIMA - VE/DVS/SSBE/VSA, VALÉRIA RINEIDE FELIPE - VISAT/DVS/SSBE/VSA, RISOLENE PAIXÃO DO NASCIMENTO - VISAT/DVS/SSBE/VSA, VANESSA PIMENTEL SANTOS - SSBE/VSA, ALEXSANDRO MIRANDA DE VASCONCELOS - SSBE/VSA


Contextualização
No Brasil existem muitas pessoas que exercem sua atividade laboral nos centros comerciais municipais. Os mercados públicos são locais de grande comercialização de produtos e serviços. Grande parte dos trabalhadores e trabalhadoras atuantes nesse tipo de local possui sua situação no mercado de trabalho caracterizada por ser autônoma ou, por vezes, trabalhador avulso, o famoso “bico”. Em Vitória de Santo Antão - PE, muitos comerciantes de frutas, verduras, legumes e hortaliças além de realizarem o cultivo durante a semana, são os mesmos que realizam a venda ao consumidor final nas feiras livres. O município conta com mais de 90% da cobertura populacional pela estratégia de saúde da família, inclusive muitas com o horário estendido, mas mesmo assim percebe-se que essa população possui pouco tempo para destinar a sua saúde, sendo necessários programas estratégicos para minimização do adoecimento dos mesmos e garantia assistencial de forma universal, de modo que sejam assegurados todos os serviços disponibilizados na rede de atenção à saúde em caráter integral.


Descrição da Experiência
Inicialmente como planejamento para a estratégia do projeto Feira Viva, foram realizadas reuniões integradas entre a Secretaria Executiva de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, diretorias de Vigilância em Saúde e Atenção Primária e coordenação em Saúde do Trabalhador para definição de fluxo, locais estratégicos, calendário de execução, equipes de saúde envolvidas e processo de trabalho. Após essa etapa foram definidos como pontos de trabalho/ação o mercado Cibrazém (grande mercado público) e as feiras livres nos bairros de Lídia Queiroz e Maués. Dentre as ações ofertadas destacam-se: testagem/vacinação; triagem sorológica para HIV, Sífilis, Hepatite B e C; teste glicêmico e aferição de pressão; distribuição de hipoclorito de sódio com cartilha de instrução para uso; mobilização quanto ao autocuidado e cuidados básicos com a saúde; divulgação do programa saúde até mais tarde para busca de consultas médicas após o expediente; distribuição de panfletos informativos; promoção de hábitos de higiene alimentar e pessoal; parceria com odontomóvel para dias específicos. Enquanto equipe, participam enfermeiros, técnicos de enfermagem, estagiários em cursos da saúde articulados com a educação permanente municipal, além da equipe de Vigilância em Saúde e coordenação em Saúde do Trabalhador que articula todo material, insumo, infraestrutura e local para realização da Feira Viva.

Objetivo e período de Realização
Este trabalho tem como objetivo descrever as ações em saúde do projeto Feira Viva para os trabalhadores e usuários das feiras livres do município de Vitória de Santo Antão – PE, realizadas no período de agosto de 2021 a maio de 2024.

Resultados
Durante o período de realização do projeto Feira Viva foram organizadas mais de 65 ações nas feiras livres no município de Vitória de Santo Antão - PE, onde em cada uma foram atendidas em média 300 pessoas, entre trabalhadores e usuários. Foi possível observar um aumento da procura e da vinculação comunitária aos serviços de saúde pela população, em especial das unidades de saúde que possuem ampliação em seu horário de atendimento. Durante essas ações é notório o interesse aos cuidados com a saúde que se despertaram nos trabalhadores/usuários, a necessidade de autocuidado durante o processo de trabalho, impactando positivamente em um contexto previamente marginalizado. Outro fator importante a ser destacado é a aproximação das equipes de saúde com a comunidade, que favorece a escuta ativa sobre as necessidades sociais, possibilitando a melhoria e o fortalecimento do sistema de saúde municipal. A comunicação prática entre a gestão do município de Vitória de Santo Antão - PE e a comunidade da feira livre são imprescindíveis para um diálogo favorecendo a troca mútua de experiências e atuação profissional capacitada, possibilitando a transformação de questões sociais.

Aprendizado e Análise Crítica
Fica em destaque a importância e o impacto do planejamento do Projeto Feira Viva evidenciando principalmente a aproximação de ações em saúde voltadas para os comerciantes, trabalhadores informais e usuários da feira livre com o intuito de promover saúde e prevenir doenças, ampliando a disseminação da informação científica e valorização social. A Feira Viva é um projeto diferencial para a garantia de qualidade de vida de todo um contexto familiar ocupacional que o município de Vitória de Santo Antão oferta e advém como uma possibilidade de ser aplicado em todo país. A experiência com esse projeto revela a capacidade de sensibilizar a sociedade quanto aos impactos do trabalhador no processo saúde-doença do indivíduo, a fim de alcançar assistência em saúde, sobretudo aos trabalhadores, e dessa forma atender aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Acrescenta-se, ainda, que tal vivência de articulação dos serviços em saúde foi fundamental no município para a execução com êxito do projeto.

Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Saúde legis: sistema de legislação da saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012.html. Acesso em: 04 jun 24.
VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel de and RIBEIRO, Fátima Sueli Neto. Investigação epidemiológica e intervenção sanitária em saúde do trabalhador: o planejamento segundo bases operacionais. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.2, pp.269-275. ISSN 0102-311X

Fonte(s) de financiamento: FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: