Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.13 - Rede de Atenção às pessoas com Condições Crônicas

53866 - PODCAST E CARTILHA PARA O USUÁRIO COM CONDIÇÃO CRÔNICA DE SAÚDE - DIABETES ACOMPANHADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
MARINA SOUZA VIEIRA - UNEB, CARLA MARIA LIMA SANTOS - UEFS, THAIS REGIS ARANHA ROSSI - UNEB


Introdução e Contextualização
A diabetes (DM) é considerada uma condição crônica com alta prevalência, associada à alta morbimortalidade e também a gastos elevados com a saúde (Shrestha et al., 2022). O manejo da DM envolve múltiplos aspectos que vão além da terapia medicamentosa como forma de prestar cuidados de alta qualidade (Simão et al, 2017).
Na China rural, um estudo avaliou o impacto da intervenção educativa em relação a DM tipo II no conhecimento, atitudes e prática dos profissionais da APS, e sobre os tipos de serviços que eles prestavam e obtiveram um impacto positivo no nível de conhecimento sobre a doença e nos resultados da glicemia em jejum nos usuários participantes em um ano de acompanhamento (Chen, Qian E Burström, 2020).
No Brasil, as práticas de cuidado aos usuários com condições crônicas na APS, sendo a DM uma delas, tencionam por profissionais e gestores preparados a romper com o modelo tradicional, políticas públicas que de fato possam operacionalizar o novo modelo e usuários dos serviços de saúde empoderados, corresponsáveis e, acima de tudo é imprescindível a defesa da universalidade, da resolutividade, da equidade e da gratuidade das práticas de cuidado em saúde (Oliveira et al, 2021). Assim, a educação em saúde representa um importante pilar no tratamento do DM, uma vez que as medidas de cuidado são implementadas por meio do conhecimento dos mecanismos que envolvem a doença.


Objetivo para confecção do produto
Esta produção técnica teve como objetivo contribuir com o autoconhecimento dos usuários em relação a sua condição crônica, assim como também fortalecer a APS no que tange a informação sobre o cuidado integral e individualizado que é prestado pelos profissionais da saúde aos usuários com diabetes.

Metodologia e processo de produção
A cartilha do usuário com diabetes acompanhado pelos profissionais da APS, foi proposta, enquanto produto técnico do Mestrado em Saúde Coletiva- MEPISCO da Universidade do Estado da Bahia. Para elaboração desta cartilha foi realizada uma revisão bibliográfica para a adequação de conceitos e consensos em torno da diabetes, bem como das ofertas de cuidados que são obtidos na atenção primária à saúde. Na cartilha constam informações sobre o que é a diabetes, principais sinais e sintomas, pontos da rede que está utilizando ou possa vir a utilizar, além de informações que componham o cuidado singular e individualizado do sujeito, práticas de atividades físicas e grupo de promoção à saúde. Ao final da cartilha, consta um podcast hospedado no Spotify, com perguntas e respostas sobre a vivência com a diabetes. Esse podcast foi criado com personagens fictícios.
A proposta é apresentar a Cartilha em formato digital a gestão municipal da Atenção Primária à Saúde dos municípios da macro Leste do Estado da Bahia, favorecendo a ampla divulgação entre os profissionais que atuam na APS e os usuários assistidos pelo município na APS.


Resultados
A cartilha do usuário com diabetes acompanhado pelos profissionais da APS tem grande potencial de contribuição no autoconhecimento do sujeito acerca de si no tocante às potencialidades das informações ofertadas dos serviços da APS.
Esta cartilha apresenta informações de fácil compreensão para os usuários sobre os temas relacionados ao convívio com a condição crônica da diabetes, além de informações sobre a rede de saúde no Estado da Bahia, onde buscar ajuda e quando procurar pelo atendimento na rede. As ofertas dos serviços que são ofertados nas unidades de saúde da APS, são descritas de modo a ampliar o olhar do usuário com diabetes e também do profissional que o assiste sobre o acompanhamento integral, e principalmente potencializando a corresponsabilização deste cuidado.
Assim, esta cartilha poderá colaborar com a resolutividade da APS na qualificação dos gestores e trabalhadores de saúde, a partir do conhecimento do cuidado integral necessário ao usuário com diabetes, da melhoria da assistência possibilitando otimização dos recursos e alcance dos indicadores de saúde e com uma melhor convivência entre o usuário com diabetes assistido na APS e a diabetes.


Análise crítica e impactos sociais do produto
Conviver com uma condição crônica como a diabetes, implica em mudanças de hábitos que se não forem aceitos possibilita uma não aceitação de si próprio e com consequências para o sujeito e também para a sua família.
Esta cartilha foi elaborada na perspectiva do uso pelo usuário com diabetes que utiliza o SUS, possibilitando neste o despertar para o autoconhecimento acerca da sua condição de saúde e ajudando a desmistificar alguns conceitos imbricados na sociedade de forma pejorativa. O SUS possibilita inúmeras estratégias para o autoconhecimento e o empoderamento do usuário sobre a diabetes e o seu manejo na atenção primária de forma mais resolutiva.
O uso de tecnologias de informação e comunicação facilita a construção de processos de educação em saúde, na medida em que estão em sincronia com elementos da atualidade, estando acessíveis aos sujeitos. Nesse sentido, processos de autocuidado apoiado podem ser desenvolvidos na atenção primária à saúde, possibilitando, ainda, tanto o encaminhamento seguro quanto a construção de itinerários terapêuticos com maior protagonismo de usuário


Referências
CHEN S, QIAN D, BURSTRÖM B. Transferindo o cuidado do diabetes mellitus tipo 2 do hospital para as instituições de atenção primária à saúde por meio de uma intervenção educacional para profissionais de saúde: um exemplo da China rural. Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública. 2020; 17(6):2076.
OLIVEIRA, C. N et al. Práticas de cuidado para doenças não transmissíveis na Estratégia Saúde da Família. Avances en Enfermería, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 255–263, 2021. DOI: 10.15446/av.enferm.v39n2.85762.
SHRESTHA, R., et al. Analyzing the Implementation of Policies and Guidelines for the Prevention and Management of Type 2 Diabetes at Primary Health Care Level in Nepal. Front. Public Health 10:763784. 2022.
SIMÃO, C.C. A. L, et al. Qualidade da Assistência a Pacientes com Diabetes em Serviços de Saúde Primária do Sudeste do Brasil. J Environ Public Health. 2017; 2017:1709807.

Fonte(s) de financiamento: MEPISCO/UNEB


Realização:



Patrocínio:



Apoio: