Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.13 - Rede de Atenção às pessoas com Condições Crônicas

51916 - AVALIAÇÃO EM SAÚDE DOS CUSTOS DIRETOS ENVOLVIDOS NO TRATAMENTO DAS ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO NA ATENÇÃO ESPECIALIZADA
SABRINA SILVA DOS SANTOS - UFC, JOSÉ ELINALDO DE SOUSA ALMEIDA - SEM INSTITUIÇÃO NO MOMENTO, JANETE PEREIRA CIRILO DA SILVA - POLICLÍNICA DE ARACATI-CE, BRENA JÉSSICA DA SILVA DAMASCENO - POLICLÍNICA DE ARACATI-CE, ANA ALICE FERNANDES DE CASTRO MEDEIROS FALCÃO - POLICLÍNICA DE ARACATI-CE, CLAUDIO APARECIDO ARRIGETO - POLICLÍNICA DE ARACATI-CE, JOSY VIANA MAIA - POLICLÍNICA DE ARACATI-CE, JAMILE SOUZA DE FREITAS - POLICLÍNICA DE ARACATI-CE


Apresentação/Introdução
A Úlcera do Pé Diabético (UPD) é uma complicação neuropática crônica decorrente do descontrole glicêmico em pacientes que convivem com essa comorbidade. Ademais, sua incidência, aliada às manifestações clínicas representam custos diretos consideráveis aos sistemas de saúde, ônus esses não devem declinar nos próximos anos. Assim, vivencia-se um cenário no qual o Diabetes Mellitus (DM) se expande continuamente como uma verdadeira epidemia global, ao passo que as inovações e incrementos no manejo clínico das UPDs ainda se fazem insuficientes para o controle dos números relacionados a esse problema de saúde pública. Desse modo, faz-se necessário a avaliação dos valores das intervenções de saúde para com esse público. Dados divulgados pela International Diabetes Federation (IDF) na 10ª edição do Atlas do Diabetes do ano de 2021, apontam que os custos diretos de saúde com o Diabetes superarão a marca de 1 trilhão de dólares até o ano de 2030 (IDF, 2021). Estima-se também para o mesmo período, que esse público ultrapasse o número 600 milhões em todo o globo, sendo a assistência ofertada com o pé diabético a responsável por 1/3 dos custos. Ante o exposto, torna-se imprescindível o processo de avaliação de custos em saúde, em especial das UPDs de modo a promover o pensamento crítico que condicione o surgimento de políticas públicas de promoção e prevenção à saúde.


Objetivos
Avaliar os custos diretos envolvidos no tratamento clínico e ambulatorial das Úlceras Diabéticas do Pé na Atenção Especialziada

Metodologia
Pesquisa estatística/transversal de abordagem quantitativa, consolidada a partir da consulta à dados secundários contidos nos prontuários desses clientes. A pesquisa aconteceu na Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa, entidade pertencente ao Consórcio Público de Saúde da Macrorregião de Aracati (CPSMAR), e instituição componente do Sistema Único de Saúde (SUS). É referência no manejo clínico e ambulatorial de UPDs na região do litoral jaguaribano. A população da pesquisa foi composta de pacientes com UPDs acompanhados pela CPSMAR. A amostra do estudo foi o n= 30 prontuários destes pacientes, selecionados aleatoriamente aqueles que atendessem aos critérios de inclusão.

Resultados e Discussão
Na categorização dos indivíduos quanto a sua faixa etária investigada nos prontuários pesquisados constatou-se duas situações: a primeira faz menção ao significativo aumento de mais de 60% entre os intervalos de 40-59 anos e 60-79 anos. A outra consideração relevante diz respeito à papaína. Pela dificuldade encontrada em se dimensionar o volume utilizado, acertou-se o primeiro uso, como o mesmo durante todo o tratamento, salvaguardado aqueles casos de substituição de tratamentos. Posteriormente, os dados clínicos de cada paciente foram elencados quanto aos estágios de suas lesões, ao período de tempo no qual se encontra sob os cuidados da unidade, o número de atendimentos, culminando com os custos totais considerados no período observado. Ao término desse levantamento verificou-se um fato extremamente relevante, no qual se identificou que sete pacientes desses prontuários, cerca de 30% do quantitativo total representam permanência sob os cuidados do setor especializado da unidade superior a 90 dias, ou seja, 3 meses estando o ritmo da evolução clínica da ferida e o estágio da mesma diretamente associado a esse delongamento. foi possível extrair os custos totais, compreendidos em R$ 5.557,35 e os valores médios desprendidos pela unidade para condução dos respectivos tratamentos a partir da divisão desse montante pelos 107 atendimentos concedidos durante o período especificado obtém-se uma média de R$ 49,61 por assistência, trocas de curativos e coberturas. Ao realizar-se um comparativo da média dos custos alocados para aqueles curativos nas UPDs com duração superior há 60 dias e àquelas com duração menor que 60 dias − levando em consideração o período investigado − verifica-se ônus menores desprendidos por essas últimas.

Conclusões/Considerações finais
A avaliação objetivada nesse estudo diz respeito aos insumos consumidos e utilizados para a realização de curativos, estando sua necessidade condicionada ao julgamento do enfermeiro e de acordo com a manifestação clínica especifica de cada UPD’s. Ademais, ressalta-se a necessidade de se expandir os estudos na alocação de insumos, e na orientação do exercício profissional quanto à compreensão da evolução clínica dos seus pacientes e seu perfil sociodemográfico, selecionando melhores condutas que reduzam não só os custos para com essa condição, mas também que promova qualidade de vida a esses indivíduos. Por fim, a avaliação tornou possível o levantamento dos custos produzidos em decorrência do tratamento de úlceras do pé diabético em uma realidade local, subsidiando o processo de gerenciamento financeiro e decisório, possibilitando uma ampliação dessa proposta para estudos de natureza custo-efetividade de coberturas e de custos de tratamento e de prevenção ao surgimento de UPD.

Referências
AMSTRONG, D. G. et al. Five year mortality and direct costs of care for people with diabetic foot complications are comparable to cancer. Journal of Foot and Ankle Research, [s. l.], v. 24, ed. (1), p. 27-40, 2020. Disponível em: https://jfootankleres.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13047-020-00383-2. Acesso em: 11 mar. 2022.

BATISTA, F. W. et al. BENEFÍCIOS DA OZONIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS NOS PÉS EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS. ESTIMA, Brazilian Journal of Enterostomal Therapy, 23 jul. 2021.

BRANDÃO, M. G. S. A. et al. Efeitos da laserterapia de baixa intensidadena cicatrização de úlceras nos pés empessoas com diabetes mellitus. Estima – Brazilian Journal of Enterostomal Therapy, v. 18, 15 maio 2020.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: