51662 - APLICAÇÃO DO PCATOOL-BRASIL NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO COM DIABETES MELLITUS SABRINA MARIA CARREIRO ALMEIDA - UFC, RICHELLY MARIA RODRIGUES HOLANDA - UFC, MANUELA CÂNDIDA MARQUES DE OLIVEIRA - UFC, YANN NOBRE VIANA - UFC, STEFANY MARIA FERREIRA BEZERRA - UFC, FABLICIA MARTINS DE SOUZA - UFC, PATRICIA INÊS ZALAZAR - UFC, LIDIANE ALMEIDA MOURA - UFC, BRUNA OLIVEIRA SILVA - UFC, MYRNA MARIA ARCANJO FROTA BARROS - UFC
Apresentação/Introdução O Diabetes Mellitus (DM) está intimamente relacionado a transição epidemiológica, crescimento e envelhecimento populacional. Sendo, portanto, considerado uma doença de grande importância e um crescente problema de saúde para todos os países, pois caracteriza-se, em especial, pela elevação do índice glicêmico, fator associado a causa de mortalidade prematura mundialmente e consequentemente, a incidência de hospitalizações e maior utilização dos serviços de saúde (SBEM, 2021).
No Brasil existem longos percalços na Atenção Primária à Saúde (APS) para se conquistar o cumprimento de forma efetiva da assistência integral à pessoa com diabetes. Por conseguinte, poucos estudos têm se dedicado a medir o desempenho da assistência desse público dentro da APS.
Nesse sentido, para avaliar a APS, foi utilizado o PCATool (Primary Care Assessment Tool), instrumento já validado, de uso e domínio público, e adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para avaliação da atenção primária criado com base no modelo de avaliação da qualidade de serviços de saúde, proposto por Donabedian. O PCATool é composto por itens avaliadores da prestação de serviços baseados nos atributos essenciais e derivados, e que podem ser medidos na perspectiva não só de gestores e profissionais das diversas áreas da saúde como, também, na perspectiva dos usuários (GUIMARAES, 2022).
Objetivos O estudo teve como objetivo avaliar os atributos essenciais e derivados da Atenção Primária à Saúde em um município do interior do Ceará, na perspectiva dos usuários com diabetes mellitus, segundo o escore do instrumento PCATool-Brasil, versão adulto.
Metodologia Este trabalho é um recorte do resultado de uma pesquisa do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, campus Sobral, intitulada: “Avaliação da Qualidade da Estratégia de Saúde da Família na Perspectiva do Usuário com Diabetes Mellitus: um Estudo Transversal”. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú sob CAAE 78425624.1.0000.5053.
O estudo é do tipo observacional, transversal de abordagem quantitativa. Foi realizado no município de Sobral, o qual conta com uma população de 203.023 habitantes (IBGE, 2022) e 100% de cobertura da Atenção Básica com a ESF. Participaram do estudo os usuários com DM, com idade acima de 18 anos, cadastrados e acompanhados pela ESF do CSF dos Terrenos Novos I.
Foi aplicado o PCATool e as respostas estruturadas na escala tipo Likert. Os escores foram calculados segundo as instruções contidas no manual do instrumento, sendo considerados serviços de Alto Escore da APS aqueles que atingiram o escore ≥ 6,6 e Baixo Escore os valores < 6,6. A APS deste CSF apresentou um escore geral < 6,6, representando uma APS com baixo grau de orientação.
Resultados e Discussão Neste CSF estão cadastrados 613 pessoas com DM e participaram deste estudo 51 pessoas vinculados à esta unidade localizada na zona urbana. A faixa etária em anos dos participantes foi de 38 a 78 anos, predominando o sexo feminino (n=44, 86%).
Os atributos da APS classificados com alto escore foram: Grau de afiliação 7,7; Acesso de primeiro contato - Utilização 8,46; Longitudinalidade 6,7; Coordenação - Integração de Cuidados 8,45 e Coordenação - Sistemas de Informações 7,21. O grau de afiliação visa identificar o serviço ou profissional de saúde de referência para o cuidado, o resultado foi semelhante a outros estudos utilizando o PCATool na perspectiva de usuários (ALVES, 2022).
Em consonância com outros estudos brasileiros, a longitudinalidade apresentou boa extensão, demonstrando que os usuários têm as equipes de saúde como fonte regular de cuidados, porém a rotatividade dos profissionais é considerado um fator comprometedor da eficácia desse atributo. Já o atributo coordenação, nas duas dimensões apresentaram alto desempenho, demonstrando a importância da integração entre os níveis de atenção e a garantia da continuidade do cuidado (CALIXTO, 2020; ALVES, 2022).
Porém os escores relacionados aos atributos: Acesso de primeiro contato - Acessibilidade 3,63; Integralidade - Serviços Disponíveis 5,52; Integralidade - Serviços Prestados (Homem) 4,6; Integralidade - Serviços Prestados (Mulher) 4,28; Orientação Familiar 4,48 e Orientação Comunitária 3,89 tiveram seu resultados insuficientes. Destacando a ausência de comunicação dos usuários com a equipe através de telefone ou via internet, para orientações e esclarecimento de dúvidas e a fragilidade de ações de saúde voltadas para o contexto familiar (ALVES, 2022) .
Conclusões/Considerações finais Os usuários com diabetes têm a ESF como fonte regular de atenção às suas necessidades de saúde. Neste estudo, o Escore Geral da APS, calculado pela média dos atributos essenciais e derivados, mostrou baixa orientação à APS na perspectiva dos usuários com diabetes em relação às ações e serviços de saúde ofertados pelas equipes de ESF no CSF dos Terrenos Novos I.
O estudo evidenciou uma avaliação insatisfatória, demonstrando falhas no processo de atenção à saúde. Ressalta-se a necessidade da ampliação da oferta de ações de promoção e prevenção, avaliação da realidade da população adscrita, o reconhecimento do contexto familiar e o incentivo da participação da comunidade no processo de atenção à saúde.
Ressalta-se a importância de avaliar os atributos da APS afim de contribuir para melhorar os resultados e a qualidade da assistência prestada à população. É indispensável a realização de mais estudos e discussão dessa temática com vistas a superar os desafios no cuidado dos usuários com DM.
Referências ALVES, A. K. A. Avaliação da qualidade da Estratégia Saúde da Família na
atenção ao usuário com diabetes mellitus durante a pandemia de COVID-19 [dissertação]. Natal (RN). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2023.
CALIXTO, A. A. S. Controle glicêmico de pessoas com diabetes mellitus na atenção primária á saúde de Ribeirão Preto – SP [dissertação]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo. 2020.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2022.
SBEM. Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. O que é diabetes?. 2021.
GUIMARAES, M. A.; FATTORI, A.; COIMBRA, A. M. V. “PCATool versão profissionais
cuidando da saúde do idoso”: adaptação, análise de conteúdo e desempenho de instrumento. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 7, p. 2911-2919, 2022.
Fonte(s) de financiamento: financiamento próprio.
|