Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.13 - Rede de Atenção às pessoas com Condições Crônicas

48881 - AÇÕES EXTENSIONISTAS: PERSPECTIVAS DOS DISCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO A SAÚDE DO ADULTO
LIA GOMES DA FROTA MACHADO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, BERGSON DO NASCIMENTO CAVALCANTE - FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - FLF, ANA BEATRIZ OLIVEIRA MARQUES DOS SANTOS - FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - FLF, DANIELE PAULA ALVES MOUTA - FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - FLF, SOLANGE DIAS AMORIM - FACULDADE LUCIANO FEIJÃO, JOÃO PEDRO DA FROTA MACHADO - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA, DRA. LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR, DRA. CRISTINA MARIA ALEME ROMCY - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR


Contextualização
As Instituições de Ensino Superior (IES), constituem de aspectos intrínsecos interligados capazes de aproximar, articular e integrar os acadêmicos dentro do ambiente universitário. Os três pilares fundamentais, ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis e coaduna com o processo formativo, além de fomentar uma visão da futura profissão (Gifted, 2016).
Para Sleutjes (1999), a extensão se caracteriza como a disseminação de conhecimentos dentro do contexto universitário, juntamente com o ensino e a pesquisa, objetivando a propagação dos ensinamentos a sociedade. Desse modo, enseja-se uma mudança significativa na vida dos indivíduos.
Nessa perspectiva, conforme a Resolução nº 7, publicada em 18 de dezembro de 2018, que estabelece as Diretrizes para a extensão na Educação Superior Brasileira, infere-se que, no mínimo 10% da carga horária total curricular deva ser de extensão em articulação com ensino em pesquisa (Brasil, 2018). Assim, atendendo a resolução, as IES tiveram que se adequar e integrar a extensão.


Descrição da Experiência
A 1ª e a 3ª etapa foram realizadas uma anamnese através do preenchimento de uma ficha individual. Em paralelo, foram realizados a aferição da pressão arterial e glicêmica dos trabalhadores, bem como o preenchimento de um questionário com perguntas relacionadas ao estilo de vida com o intuito de conhecer o histórico de cada participante da ação.
A 2ª etapa foi realizada uma ação de educação em saúde acerca dos riscos, sinais e sintomas da hipertensão e diabetes mellitus, através de: roda de conversa e dinâmica com perguntas de mito e verdade. Essa atividade contou com a participação ativa dos trabalhadores que foram estimulados a discutirem sobre doenças crônicas que estavam diretamente ligadas aos hábitos desenvolvidos durante a rotina de longas jornadas de trabalho.
Na 4ª etapa foi desenvolvida um momento como o objetivo abordar questões ligadas ao relaxamento e saúde mental dos trabalhadores. Foi realizado um momento de sensibilização dos sentidos, proporcionando ações como: meditação guiada, massagens nas mãos e ombros e oferecido chá de camomila. A atividade teve como foco fundamental possibilitar aos funcionários a compreensão da importância de desenvolver um momento de relaxamento e autocuidado para poder conduzir a rotina com mais foco e disposição, entretanto sem negligenciar questões relacionadas ao bem-estar físico e mental


Objetivo e período de Realização
objetivo relatar a experiência dos discentes no desenvolvimento de um projeto de extensão visando a promoção da saúde dentro do ambiente de trabalho. foi realizado durante os meses de agosto a dezembro de 2023, no Sobral Shopping


Resultados
Conforme o Plano Pedagógico do Curso, o componente tem como eixo a “Enfermagem na Saúde do Adulto”, coadunando as perspectivas disciplinares.
O planejamento e organização das atividades ocorreu concomitantemente ao progresso do projeto. A 1ª etapa foi a construção de um instrumento norteador para inteirar-se do público-alvo, bem como compreender as questões individuais e coletivas que possam influenciar o seu processo de saúde-doença.
2ª etapa, uma visita de campo afim de conhecer o ambiente para a realização das atividades e planejamento da realização das atividades. Desse modo, era realizado momentos mensais como forma de organizar as atividades planejadas no projeto.
3ª etapa foi a realização de aferição dos sinais vitais, educação em saúde sobre hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM) e por fim o momento de relaxamento.


Aprendizado e Análise Crítica
Foi possível concluir que a extensão universitária tem papel fundamental na formação acadêmica, na qual possibilita o contato direto com uma realidade objetiva, bem como a realização de ações que possibilitem conhecimento e promoção da saúde de determinado público-alvo.
Dessa forma, a curricularização é essencial para o processo formativo enquanto graduando. Assim, é relevante tratar de assuntos pertinentes a sociedade, como a saúde em situações no ambiente de trabalho, focando no bem-estar físico e mental e a necessidade do autocuidado em meio a rotina de trabalho, promovendo assim o conhecimento de como hábitos desenvolvidos ao longo da rotina impactam diretamente na saúde e na prevenção de doenças crônicas.


Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 30 jan. 2024.
GIFTED, A. G. Os três pilares da docência no ensino superior: o ensino, a pesquisa e a extensão. Rev. Ágora, v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/article/download/558/596. Acesso em: 30 jan. 2024.
SLEUTJES, M. H. S. C. (1999). Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista De Administração Pública, v. 33, n. 3, p. 99 a 101. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rap/article/view/7639. Acesso em: 30 jan. 2024.

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