53285 - A IMPORTÂNCIA DO FLUXOGRAMA DE ACOLHIMENTO PARA A GESTÃO DO CUIDADO: UMA INTERVENÇÃO COMPARTILHADA : ELIDIO CLÉBER ANDRADE - UNINTA, SARAH ISAIAS PEREIRA - UNICHRISTUS, OTÁVIA CASSIMIRO ARAGÃO - RENASF/FIOCRUZ/UVA, CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO - UVA/UFC, LETICIA FERREIRA AMORIM - URCA
Contextualização Contextualização
É importante identificar as necessidades de saúde da população através do acolhimento e escuta qualificada para que a Estratégia Saúde da Família (ESF) possa se colocar, no sentido de solucionar os problemas de saúde mais prevalentes na população adstrita. Neste interim, o fluxograma é uma ferramenta que visa a equidade no atendimento, assumindo a perspectiva usuário-centrada, tendo implicações organizativas que refletem positivamente no processo de trabalho das equipes. Portanto, é necessário que as equipes da ESF tenham competência e entendimento para seguir os fluxos mais seguros, fazer recomendações eficazes e fortalecer os vínculos com a população. Porém, ao acompanhar por um ano, enquanto pós-graduanda da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), atuando em um Centro de Saúde da Família (CSF), foi possível evidenciar as implicações da ausência de um fluxograma de atendimento bem definido.
Descrição da Experiência Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com abordagem intervencionista que foi realizada com 25 profissionais do CSF Lions Caiçara, os mesmos foram convidados a participar da construção do fluxograma de atendimento da unidade. Foram realizados quatro encontros. No primeiro, os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assim como o Termo de Uso de Imagem e Áudio. No segundo, os participantes foram divididos em dois grupos. Esses foram orientados a discutirem o fluxograma da unidade e descrever, utilizando cartolina e pinceis, como eles visualizam a chegada do paciente e seu percurso dentro da unidade, e em seguida apresentar aos demais participantes para confronto de interesses. No terceiro, foi apresentado para os participantes o protótipo de fluxo criado atrás do design gráfico, discutido e registras as sugestões de alteração. No quarto e último momento, o fluxograma definido foi apresentado aos demais profissionais da unidade. As informações foram coletadas por meio do Diário de Campo. A intervenção foi realizada de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), no qual estão diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas que envolvem seres humanos. Pesquisa submetida e aprovada pelo CEP da Universidade Estadual Vale do Acaraú, com protocolo CAAE 58419422.3.0000.5053 e parecer CEP nº 5.467.536.
Objetivo e período de Realização Esta pesquisa pretende contribuir com a melhoria do acolhimento ao usuário nos Centros de Saúde da Família por meio da construção de um fluxograma de atendimento baseado no padrão sugerido pelo Ministério da Saúde. Essa pesquisa foi realizada entre julho e novembro de 2022.
Resultados A transformação das práticas de saúde e reorientação dos modelos de atenção, o acolhimento é uma estratégia primordial para consolidação dos princípios e diretrizes do SUS. Após instigar os participantes sobre os desafios do acolhimento e como eles visualizavam o percurso do usuário na unidade, as falas elencaram como pontos chave: a dificuldades diante da falta de organização do processo de trabalho; a ausência de implicação de alguns profissionais diante do acolhimento; a falta de diálogo entre os trabalhadores; demanda espontânea grandiosa; dúvidas referentes ao acolhimento; e principalmente, insatisfações sobre a estrutura física do CSF e condições de trabalho. Para os profissionais, o acolhimento aparece como um elemento importante para organizar a demanda e o processo de trabalho, mas exige esforço e dedicação. A pressão dos usuários pelo atendimento imediato e a recusa de ser acolhido por outro professional que não o de sua escolha ou preferência, a exemplo do auxiliar ou enfermeiro, antes da chegada do médico, refletem na equipe em forma de estresse e cansaço.
Aprendizado e Análise Crítica Acredita-se que esta intervenção é valiosa e necessária, e que sua implementação foi positiva, o que sugere a indigência de disseminação dessa proposta nos espaços coletivos da RMSF e do Sistema de Saúde Escola do município de Sobral. Intervenções de longo prazo são imperiosas para amparar esse complexo conjunto de mudanças, por isso, há necessidades organizacionais, de gestão e educativas que apadrinhem tais inovações. Esse suporte estruturante consiste em vários componentes para abordar as extensas questões logísticas e de recursos, incluindo apoiar os profissionais a desenvolver uma cultura institucional que endosse o respeito ao fluxo de atendimento. As reflexões expressas neste estudo tiveram o intuito de amparar e ampliar releituras das questões levantadas nos campos da Gestão em Saúde. Os resultados podem colaborar para a transformação das práticas em saúde promovidas por profissionais conscientes de sua responsabilidade com o processo de acolher. Espera-se também que outras pesquisas e intervenções sobre acolhimento sejam desenvolvidas, no sentido de inovar as práticas e olhares. Estudos adicionais exploratórios e longitudinais, com métodos quantitativos, são incentivados.
Referências SOUZA ECFD, VILAR RLAD, ROCHA NDSPD, UCHOA ADC. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma análise da percepção dos usuários e profissionais de saúde. Cad Saúde Pública 2008; 24:100-10.
Brasil. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
Brasil. Acolhimento à demanda espontânea Ministério da Saúde. Cad Saúde Pública; n28 v1, Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 56 p.
Brasil. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. Cad Saúde Pública; n28 v2, Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 290 p.
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