Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.10 - Rede de Cuidado à Populações específicas (2)

54037 - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): A PRESTAÇÃO DE CUIDADO MULTIPROFISSIONAL PARA FAMILIARES DE PACIENTES COM
MARIA LUCIANA DE ALMEIDA LIMA - UECE, WILLAN NOGUEIRA LIMA - UECE, MARIA DA CONCEIÇÃO MOURA DE OLIVEIRA LIMA - UECE, ANA PAULA CAVALCANTE RAMALHO BRILHANTE - UECE, SANDRA FERREIRA CORDEIRO


Contextualização
O município de Morada Nova-CE está situado na Mesorregião Jaguaribana e na Microrregião do Vale do Jaguaribe e o Centro Especializado em Reabilitação e Atendimento Multiprofissional (CERAM). Nesse contexto de atendimento foi identificada a necessidade dos pais e/ou responsáveis simultaneamente serem assistidos mediante uma linha de cuidado através de grupos de apoio, comencontros mensais, buscando fortalecer as famílias desses indivíduos. Mediante a visualização das necessidades elaborou-se um projeto piloto com a criação de grupos com encontros mensais, que contou com o suporte multiprofissional.

Descrição da Experiência
O projeto foi realizado em 05 encontros entre os profissionais e os familiares e
Foi usado para exposição dos temas metodologias expositivas, imagens, vídeos e a particição dos familiares.
 Primeiro encontro: a equipe multiprofissional que atende as pessoas com TEA no CERAM expôs o termo de compromisso, os fluxos, o projeto, assim como foi aberto espaço para tirada de dúvidas acerca do tratamento multiprofissional;
 Segundo encontro: as famílias foram orientadas acerca dos direitos garantidos pelas legislações vigentes que amparam os pacientes com TEA, sendo este serviço ofertado por assistentes sociais que abordaram os direitos relacionados à saúde, educação, esporte, lazer e questões previdenciárias.
 Terceiro encontro: ocorreu a exposição sobre Educação Parental, onde os pais e responsáveis foram sensibilizados acerca da necessidade de fortalecer e estimular a autonomia dos filhos, para que estes se tornem protagonistas de suas histórias;
 Quarto encontro: foi ofertada uma oficina ministrada pela Nutricionista que abordou a seletividade alimentar das pessoas com TEA;
Quinto encontro: foi preparada uma sala de cuidado pelas Psicólogas, o qual houve uma expressiva integração dos participantes.


Objetivo e período de Realização
Descrever a experiência do atendimento multiprofissional aos familiares de crianças e adolescentes com TEA, atendidos pelo CERAM. No período de julho de 2023 a novembro de 2023.

Resultados
Pode-se visualizar a importância da realização deste projeto, sendo o mesmo reconhecido na esfera legislativa na Câmara Municipal por um dos pais participantes e vereadores na plenária e solicitação dos pais para que realizássemos capacitações para os profissionais das escolas municipais com o tema TEA. Assim como também foram disponibilizadas receitas nutricionais voltadas à alimentação desse público.
Foi visível ao longo dos atendimentos individuais, mudanças nas relações dos familiares com os pacientes devido às orientações realizadas no grupo, como:
• Avanço do cuidado direto a criança e ao adolescente;
• Fortalecimento do vínculo entre familiares e profissionais.
Diante dos resultados positvos do estudo, o município tornou o projeto contínuo, sendo realizado anualmente no período de abril a agosto, assim como aconteceu em 2023 e irá acontecer em 2024.


Aprendizado e Análise Crítica
Sabemos que se faz urgente o trabalho multiprofissional junto aos famíliares dos usuários com TEA, visto que demanda vem crescendo consideravelmente, necessitando atenção, assistência e resposta efetiva dos diversos atores sociais, institucionais e poder público e foi evidenciado nesse projeto que o trabalho realizado em grupo fortalece vínculos entre profissionais e familiares, melhorando a pratica do cuidado ao usuário.Portanto é essencial o fortalecimento dentro do Sistema único de Saúde das práticas de grupos, principalmente entre familiares-cuidadores.


Referências
BRASIL. DECRETO Nº 12.764, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2012. Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Brasília, DF, dez 2012
BORBA, L.O.et al.. A família e o portador de transtorno mental: dinâmica e sua relação familiar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45(2):442-449. 2011.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: