Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.10 - Rede de Cuidado à Populações específicas (2)

51155 - LINHA DE CUIDADO À SAÚDE DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM FORTALEZA-CEARÁ
KEYLLA MÁRCIA MENEZES DE SOUZA - SMSF, LUCIANA PASSOS ARAGÃO - SMSF, NATÁSSIA LOPES CUNHA GUERRA - SMSF


Contextualização
Estima-se que no mundo a prevalência seja de 1 criança com TEA para cada 160 crianças, dados de 2022, já no Brasil, em idade escolar, a prevalência deste distúrbio no Brasil é de 0,3%. Apesar de tais estatísticas, projeções indicam que em 2050 a prevalência do TEA será de 42,7% no mundo, indicando a urgência de uma linha de cuidado eficaz para o diagnóstico precoce e o correto manejo destes pacientes no Município de Fortaleza.
Assim, faz-se necessário a detecção precoce dos sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança, sendo de grande relevância para bons resultados com potencial de abrandar as consequências do TEA, sobretudo, com relação ao comportamento, capacidade funcional e comunicação, que podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, considerando a maleabilidade cerebral. Nesse contexto, a Atenção Primária á Saúde (APS) exerce papel fundamental identificando precocemente os sinais de alerta para TEA durante as consultas de puericultura, como também nos programas instituídos na APS do município de Fortaleza como Cresça com seu filho/Criança feliz e Núcleos de desenvolvimento infantil. Ressalta-se ainda, as escolas e creches como equipamento social inserido dentro do território das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) essencial para a intervenção oportuna.


Descrição da Experiência
O processo iniciou-se com a organização da APS para cumprir o seu papel de responsabilização, coordenação e resolução dos problemas de saúde da população, garantindo, sobretudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde. Identificamos e mapeamos os diversos pontos de atenção como policlínicas próprias e contratualizadas com especialistas e equipe multiprofissional, Centros Especializados em Reabilitação (CER) para pessoas com deficiência, Centros de Atenção Psicossocial, Escolas e creches. A linha de cuidado foi apresentada nos estabelecimentos e serviços citados para que fosse validada após sugestões e adequações. Foram envolvidos ainda, coordenadoria da regulação em saúde e hospitalar. Intensificamos as atribuições da APS, Atenção Especializada, Regulação e Escolas. Fizemos customização no prontuário eletrônico para a inserção do instrumento de rastreio M-CHAT, alertas de crianças com suspeita de TEA, Implementamos na regulação o procedimento mediante a criação de um código único para inserção da pessoa na fila da regulação do município com foco no lugar certo em tempo oportuno. Inclusão de equipe multidisciplinar capacitada para acompanhar, monitorar e realizar oficina parental, envolvendo o responsável e a família da pessoa com TEA. Foi criado junto a escola um instrumento de encaminhamento para as UAPS.

Objetivo e período de Realização
Objetivo:

-Implementar a linha de cuidado para pessoas com transtorno do Espectro Autista.
-Organizar os serviços por meio de apoio técnico, estabelecimento de normas e procedimentos necessários para esta atenção, incluindo fluxos de encaminhamento e escalonamento do cuidado;

Período de Realização: o Início da Implementação da linha de cuidado das pessoas com transtorno do Espectro Autista ocorreu em março de 2023 e a conclusão ocorreu em maio de 2024.


Resultados
Atualmente a criança é identificada precocemente na APS, na consulta de puericultura, no programa próprio do município de Fortaleza Cresça com seu filho e no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), como também pela escola no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em seguida essa criança é encaminhada e inserida conforme suas limitações funcionais na regulação do município e agendada para o acompanhamento no serviço que atenda sua necessidade. No serviço de acompanhamento será realizado um plano de cuidados envolvendo a família, teremos três modalidades de terapêutica: reabilitação, treinamento parental e monitoramento do cuidado da criança com a família.

Aprendizado e Análise Crítica
Aprendizado: Entendimento da gravidade e relevância do cenário atual do TEA, Conhecimento do manejo do TEA, envolvimento dos profissionais e gestão intra e interersetorial para o desenvolvimento da linha de cuidado.

Análise Crítica: observamos déficit no conhecimento dos profissionais em relação as pessoas com deficiência, dentre elas o TEA. O reconhecimento de uma sociedade corrompida por interesses em benefícios sociais, com isso a necessidade de sensibilização das famílias que tenham filhos, sobrinhos, netos, irmãos com TEA em relação a inclusão e a autonomia que essas pessoas podem adquirir com a terapêutica adequada.


Referências
Paraná. Secretaria de Estado da Saúde. Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência Rede de Atenção à Saúde do Paraná. 1ª edição, 2023.

Espírito Santo. Secretaria de Estado da saúde. Protocolo de Funcionamento dos Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista (SERDIA), julho 2023.
LIMA, E.P; MELO, I.M.D; SOUZA, K.M.M; AMARANTE, M.M.F. Descomplicando o Autismo: Manual para Acadêmicos. Fortaleza: IMAC. 2022, 80p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de ciência, tecnologia, inovação e insumos estratégicos em saúde departamento de gestão e incorporação de tecnologias e inovação em saúde coordenação-geral de gestão de tecnologias em saúde coordenação de gestão de protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas. Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas do comportamento Agressivo no Transtorno do Espectro do Autismo. Brasília – DF 2022


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