Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.10 - Rede de Cuidado à Populações específicas (2)

48786 - TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: GUIA PRÁTICO PARA PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DAYANA HOMEZ RANGEL - UFOP, ELOISA HELENA DE LIMA - UFOP


Introdução e Contextualização
O Transtorno do espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta atualmente 1 a cada 36 crianças nos Estados Unidos e para o qual não existe tratamento de cura. O acompanhamento é realizado durante toda a vida e inclui articulação de recursos administrativos, políticos e financeiros em todas as esferas. Indivíduos com TEA percorrem diferentes escalões das redes de atenção (RAS), almejando-se que a Atenção Básica (AB) seja porta de entrada e coordenadora do cuidado, conjuntamente com a família (CDC, 2023; Nascimento, Pereira e Garcia, 2017). O município de Barão de Cocais/MG não possui Protocolos Clínicos sobre os fluxos de atendimento ao TEA. Em pesquisa realizada em 2024 os profissionais apontaram falta de conhecimento e habilidades necessárias para lidar com estes pacientes e suas famílias, escassez de referências teóricas, desconhecimento das RAS para referência e contrarreferência, ausência de ações programáticas de acompanhamento longitudinal para crianças e suas famílias e precariedade na estrutura assistencial. Estas deficiências impossibilitam a coordenação do cuidado pelos profissionais e distancia as famílias da AB.

Objetivo para confecção do produto
Criar um Guia Prático que ofereça suporte teórico na coordenação do cuidado das crianças com TEA e suas famílias pelos profissionais da AB, em Barão de Cocais/MG.

Metodologia e processo de produção
Para o planejamento e construção do Guia para profissionais, foram seguidos os passos descritos por Echer (2005) a saber: aprovação ética da proposta, revisão da literatura, adequação ás necessidades dos objetos da intervenção e qualificação do material. Desta forma primeiramente submetemos a proposta à aprovação da administração municipal através de reunião com a médica reguladora e a Secretária Municipal de Saúde na que foi explicitada a necessidade e as características do instrumento (Echer, 2005). Posteriormente foi realizada uma busca na literatura sobre o tema em questão -TEA na Atenção Básica, no qual foram consultados documentos do Ministério da Saúde e Protocolos Clínicos, além dos materiais previamente analisados durante a pesquisa que foram adaptadas às necessidades identificadas pelos atores envolvidos. A qualificação foi realizada em três etapas de avaliação: a de profissionais de saúde com especialização no TEA, profissionais e usuários das eSF de forma geral e finalmente por familiares de crianças com TEA do município. As alterações sugeridas em cada etapa foram corregidas e representadas na versão final do material.

Resultados
O Guia foi construído sob a perspectiva de material impresso e financiado com recursos próprios. Teve a colaboração de profissionais e pais envolvidos no processo de cuidado e o suporte técnico de especialistas, advogados, psicopedagogos e familiares de crianças com TEA. Para a revisão, editoração e ilustração contratou-se profissionais especializados. O material foi registrado no ISBN sob o número 978-65-01-02583-4.
O material está destinado a profissionais da saúde, o texto introduz a temática do TEA com breve resgate histórico; passa pelas formas de classificação e diagnóstico; orienta acerca de sinais de alerta em crianças pequenas e acerca do tratamento e acompanhamento nas RAS, incluindo um fluxograma de acompanhamento na AB. Além disso, é sensível ao informar sobre políticas públicas voltadas para a pessoa com TEA, e sobre como oferecer atendimento e acolhimento humanizado às famílias. As informações foram representadas de forma objetiva com o auxílio quadros, fluxogramas e imagens ilustradas a modo de facilitar a compreensão, dar orientações significativas e estimular as mudanças nos sistemas de trabalho de forma prática e atrativa. A apresentação do material para os profissionais se deu através de um seminário onde também foi realizada uma breve abordagem sobre aspectos medulares no TEA.


Análise crítica e impactos sociais do produto
Embora existam documentos do Ministério da Saúde direcionados a orientar o acompanhamento das crianças com TEA dentro das RAS, ainda persistem lacunas e contradições no que se refere ao papel dos profissionais da eSF no cuidado destes pacientes e suas famílias. Pensando nisso, o material que aqui se apresenta pretende elucidar aspectos que sirvam de orientação especificamente para as equipes da AB, resgatando o protagonismo e estimulando seus profissionais a terem um papel mais ativo no acompanhamento do TEA dentro das RAS. Oferecer ferramentas práticas e acessíveis, permite otimizar os sistemas de trabalho garantindo a intersetorialidade sem perder a referência com a AB, fortalecendo a longitudinalidade e integralidade do atendimento. A construção do guia é também, uma oportunidade para uniformizar e oficializar as condutas no cuidado ao paciente e sua família, com a participação ativa de todos os envolvidos no processo de cuidados. Desta forma pretendemos que o material apresentado, ofereça um suporte teórico e contribua na padronização de condutas resolutivas, equitativas e humanizadas no cuidado das crianças com TEA e suas famílias no município, podendo ser reproduzido em realidades assistenciais similares ou adequado ás necessidades de outros municípios.

Referências
CDC, Centers of Diseases Control and Preventions. Autism Among 4-year-old and 8-year-old Children: An Easy-Read Summary. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/features/autism-among-4-year-old-8-year-old-children-an-easy-read-summary.html. Acesso em em 10 de maio de 2023.
ECHER, I. C. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 13, n. 5, p. 754–757, set. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/6ZJ3s4DtMzZvSJn4JbpD3WB/#ModalHowcite. Acesso em 10 de set. 2023.
NASCIMENTO, Mayara do; PEREIRA, Marília; GARCIA; Sônia Cardoso Moreira. Autismo Infantil: acolhimento e tratamento pelo Sistema Único de Saúde. Revista Valore. Volta Redonda, v. 1, n. 2, p. 155-167, 2017. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/35/47. Acesso em 10 de jun. 2023

Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio


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