54144 - PROGRAMA GENTE ADOLESCENTE COMO ESTRATÉGIA INTERSETORIAL PARA O FORTALECIMENTO DO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DOS ADOLESCENTES MARIA DE FÁTIMA PEREIRA DE SOUSA GALVÃO - PMF, MIRLEIDE DE BRITO FIGUEIREDO - PMF, LUCIANA PASSOS ARAGÃO - PMF, CIBELLY MELO FERREIRA - PMF, FABIANA SALES VITORIANO UCHOA - PMF, KEYLLA MÁRCIA MENEZES DE SOUZA - PMF, EVELINE MARIA DOS SANTOS DIAS - PMF, ERISHEILA FERNADES ARISTIDES NUNES - PMF, ANAMARIA CAVALCANTE E SILVA - PMF, GLEICIANE RODRIGUES DE LIMA - P. M. F
Contextualização
A adolescência é uma fase da vida que precisa ser reconhecida em sua completude e tem suas particularidades refletidas nos eventos físicos, psicológicos, sociais, comportamentais, sexuais e cognitivos que se caracteriza por transformações profundas no corpo, na mente e na forma de relacionamento social do indivíduo, tais como a maturação sexual, e o processo de formação e cristalização de atitudes, valores e comportamento. Nesse sentido, é importante o reconhecido desse público como sujeito de direitos para os quais as políticas públicas sejam direcionadas e, dentre elas, o acesso à saúde, visando a promoção do cuidado integral para a garantia do seu pleno desenvolvimento. No sentido de fortalecer o cuidado integral à saúde dos adolescentes, a secretaria da saúde de Fortaleza/CE implantou, por meio de uma parceria com a secretaria municipal de educação, o Programa Gente Adolescente. O programa que tem como público prioritário os adolescentes de 10 a 14 ano foi idealizado com o intuito de qualificar o atendimento ao público e de tornr o serviço de saúde mais acolhedor e resolutivo às demandas apresentas.
Descrição da Experiência
A implantação do Programa ocorreu a partir da seleção das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), seguido pela indicação de uma escola no seu território de abrangência, com ensino Funtamental II. Cada equipamento indicou três profissionais para compor a equipe de referência do programa, denominada “equipe top”. A equipe top atua como responsáveis pela articulação das ações do programa junto aos seus equipamentos, assim como, aos parceiros identificados no território. No início de cada ano da vigência do programa, a equipe top participa de uma imersão em saúde do adolescente, articula o planejamento das ações que serão realizadas nas escolas e na UAPS e as parcerias que apoiarão as ações. A participação ativa dos alunos na construção e desenvolvimento do programa é efetiva, desde a escolha do nome do programa, definido por meio de um concurso entre alunos das escolas públicas municipais, primeira ação do programa que os desafiou a sugerir um nome que representasse a sua necessidade em dispor de um serviço de saúde que os atenda enquanto adolescentes. Os adolescentes também participam ativamente compondo a equipe top em alguns servidos e definindo as temáticas a serem tratadas nas atividades. Além das atividades de educação em saúde, o programa também visa promover o acesso dos adolescentes às UAPS a partir das demandas identificadas nas atividades realizadas nas escolas.
Objetivo e período de Realização
Promover a saúde dos adolescentes de 10 a 14 anos por meio da integralidade do cuidado com enfoque na intersetorialidade. Para tanto, foram estabelecidos alguns indicadores que visam mensurar o impacto do programa, implantado em 2021 e que conta em 2024 com 48 UAPS e 48 escolas, quais sejam: Consultas médicas, de enfermagem e odontológicas; Cobertura vacinal da HPV e Meningo ACWY; Ações de educação em saúde nas escolas; Gravidez na adolescência; Acompanhamento das vítimas de violências.
Resultados
O Programa Gente Adolescente vem promovendo a oferta da consulta integral aos adolescentes nas 48 UAPS onde está implantado. O primeiro contato dos profissionais com os estudantes tem ocorrido a partir da realização de uma atividade semanal na escola vinculada a UAPS. Entre os temas das atividades coletivas realizadas, as temáticas mais frequentes são vacinação, promoção da alimentação saudável, saúde sexual e reprodutiva e saúde mental. O protagonismo dos adolescentes na sugestão dos temas tem sido verificado na maioria dos equipamentos. Para o estímulo a formação de vínculos tem sido realizads visitas guiadas dos adolescentes às UAPS, Feira de CIências com a temática Saúde do Adolescente. Verificou-se aumento no número de consultas destinadas ao público adolescente nas UAPS Gente Adolescente em relação as demais, assim como qualificação do monitoramento das gestantes adolescentes.
Aprendizado e Análise Crítica
O programa tem contribuído para o fortalecimento e qualificação das ações direcionadas aos adolescentes uma vez que as ações tem envolvido os profissionais das escolas e das UAPS em um contexto intersetorial desde a elaboração até sua execução. Verificou-se que a capacitação oferecida aos profissionais promoveu a integração das “equipes top escola-UAPS” melhorando a interlocução para a realização das ações. Verifica-se ainda que a realização de atividades na escola com periodicidade semanal tem promovido o fortalecimento de vínculo entre os profissionais UAPS–escola e entre profissionais-estudantes, resultando em maior adesão dos estudantes às ações, Tem-se verificado também o reconhecimento por parte dos profissionais a respeito da importância da participação dos estudantes como sujeitos ativos no processo de promoção da saúde. A qualificação do acolhimento por parte dos profisisoanis das UAPS aos adolescentes e aumento da busca pelos serviços de saúde oferecidos na UAPS pelos adolescentes e seus familiares é uma das constatações da efetividade do programa. Processos contínuos demonitoramendo dos indicadores estabelecidos, asssim como, avaliações rotineiras subsidiarão melhorias das estratégias utilizadas.
Referências
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990. Estatuto da Criança e do
Adolescente. Brasília: Ministério da Justiça, 1990.
______. Ministério da Saúde. Adolescentes e famílias. SERRA, A. S. de L.;
______. Ministério da Saúde. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na
atenção básica. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações
Programáticas e Estratégicas. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2018a. 233p.
______. Ministério da Saúde. Guia para orientar ações intersetoriais na primeira infância. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2018b. 44p.
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