Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.9 - Rede de Cuidado à Populações específicas (1)

52684 - PSE CARIOCA: UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA PROMOVER A SAÚDE ENTRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ALEXANDRE SILVA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DILMA CUPTI DE MEDEIROS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, DENISE JARDIM DE ALMEIDA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, GILMARA VALADÃO DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, SUELY KIRZNER - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, EDSON TEIXEIRA DA COSTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, PATRÍCIA DE OLIVEIRA MAIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ROSSANA HELENA PASSOS ESPÍNDOLA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, VINICIUS ANTÔNIO ALVES PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, CRISTIANE FIORI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO


Contextualização
O uso crescente da internet por crianças e adolescentes tem suscitado preocupações quanto aos potenciais impactos negativos dessa exposição.
Segundo pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil em 2019, aproximadamente 89% da população entre 9 a 17 anos era usuária de internet e que entre os conteúdos acessados por este público estavam aqueles considerados sensíveis: Violência, formas de cometer suicídio, formas de machucar a si mesmo, e experiência ou uso de drogas.
Por outro lado, vemos crianças e adolescentes vivendo mais em ambientes fechados e muitas das vezes sendo limitados na sua condição de brincar. E brincar é de suma importância para a fase de desenvolvimento. Porém vemos na atualidade uma substituição das brincadeiras por jogos ou vídeos reproduzidos de forma on line.
O médico pediatra Roberto Teixeira Mendes relata que: “O problema está em substituir o espaço da criatividade, da brincadeira conduzida pela imaginação da criança, por uma interação com jogos já pautados por regras, ou filmes e desenhos com os quais a criança estabelece uma relação passiva.” (Boletim da FMC, V. 12, 2019)


Descrição da Experiência
Diante dos inúmeros casos de ameaças de ataques em escolas veiculados no início do ano de 2023, através de mídias digitais e de outros concretizados, surgiu a proposta de desenvolver ações que trabalhassem a diminuição do uso excessivo de telas por crianças e adolescentes e promovesse o estimulo às brincadeiras que favorecessem o fortalecimento da interação social.
Buscando trabalhar ações de promoção da saúde, com ênfase na temática de promoção da cultura da paz e direitos humanos e o respeito as diferenças, surge a proposta da criação de animações educativas que comunicassem de forma lúdica as temáticas propostas.
A experiência foi desenvolvida no contexto do projeto “O brincar como fator de promoção da saúde e prevenção das violências”, coordenado pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) da Superintendência de Promoção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RIO). As temáticas escolhidas, racismo e cyberbullying, foram baseadas em dados e relatos frequentes de ocorrências nas escolas.

Objetivo e período de Realização
Refletir sobre o desenvolvimento e a implementação de animações educativas que abordam temas críticos como racismo e cyberbullying, direcionadas a crianças e adolescentes, no âmbito do projeto “O brincar como fator de promoção da saúde e prevenção das violências”.
As animações foram criadas a partir de um processo colaborativo, envolvendo profissionais da saúde e especialistas em animação.


Resultados
Criação de uma animação educativa ambientada na Favela Harmonia, abordando temas de racismo e cyberbullying. A animação incluiu locais familiares como a praça Harmonia e várias instituições públicas, além de personagens diversificados, como crianças, um profissional de saúde, uma idosa e uma professora, promovendo inclusão e representatividade. A narrativa explorou os impactos emocionais e mentais do racismo e do cyberbullying, enfatizando a importância da rede de apoio. A história mostra uma criança recebendo mensagens ofensivas e sendo acolhida por amigos e profissionais de saúde, culminando em uma campanha de conscientização na comunidade.

Aprendizado e Análise Crítica
A abordagem sensível e cuidadosa das animações demonstrou potencial em transmitir mensagens importantes de forma acessível e significativa, gerando conhecimento e estimulando reflexões sobre respeito, empatia e enfrentamento de problemas sociais complexos.
A utilização dessa ferramenta como uma potente estratégia de educação em saúde demonstra sua capacidade de gerar conhecimento e estimular a compreensão das mensagens transmitidas, reforçando seu papel fundamental na promoção da saúde ao oferecer uma forma acessível e envolvente de comunicação para o público-alvo.


Referências
Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil : TIC Kids Online Brasil 2019 [livro eletrônico] = Survey on Internet use by children in Brazil : ICT Kids Online Brazil 2019 / [editor] Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. -- 1. ed. -- São Paulo :. Acesso em 07 de junho de 2024
Editorial: O problema da deficiência do brincar. Boletim da Faculdade de Medicina da UNICAMP https://www.fcm.unicamp.br/boletimfcm/mais_historia/o-problema-da-deficiencia-do-brincar. Acesso em 07 de junho de 2024


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