Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.9 - Rede de Cuidado à Populações específicas (1)

52535 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: CAPACITAÇÃO TÉCNICA PARA USO DO IVCF-20 COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA PESSOA IDOSA EM MUNICÍPIOS DO MARAJÓ
CARLA CAMILA CHAVES LEAL - UEPA, ARTHUR BAIA FURTADO - UEPA, ALYNE AYRI NAGASE - UEPA, MARIANA KARINE OLIVEIRA - UEPA, AMUJACY TAVARES VILHENA - SESPA


Contextualização
O envelhecimento populacional é realidade no mundo nos dias atuais. Em decorrência desse fato o perfil demográfico sofre modificação com o aumento da população de pessoas com 60 anos ou mais (Organização Pan-Americana de Saúde, [s.d]).
Diante desse fenômeno, é primordial que os profissionais dos serviços de saúde do nível operacional, na assistência direta, sejam orientados e capacitados para realizarem a avaliação multidimensional do indivíduo longevo e seu registro adequado a fim de estratificar seu perfil funcional para construção do diagnóstico situacional e plano terapêutico singular e assim praticarem a atenção integral estabelecida pela linha de cuidado à saúde da pessoa idosa (Brasil, 2018)
Nesse sentido, as oficinas de capacitação técnica para o uso do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional, IVFC-20 ocorreram em três cidades (Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari) da região de saúde do Marajó I pertencente ao estado do Pará. O grupo de profissionais os quais realizaram o manejo das oficinas foram: duas técnicas da coordenação estadual de saúde da pessoa idosa, uma enfermeira e outra psicóloga, e três residentes da Universidade do Estado do Pará, UEPA, e uma da Universidade Federal do Pará, UFPA. As categorias profissionais dos pós-graduandos são: fisioterapia, terapia ocupacional e odontologia.


Descrição da Experiência
A programação das atividades de capacitação foi estruturada conforme apresentação nos parágrafos seguintes.
As Reuniões de apresentação objetivaram a ambientação das técnicas representantes da coordenação de saúde da pessoa idosa e do grupo de residentes, bem como a reafirmação do objetivo específico da visita técnica: realização das oficinas de capacitação para aplicação do IVCF-20 na atenção básica.
As visitas de assessoramento técnico ocorreram com o gerente/coordenador de cada estabelecimento de saúde. Através dessas visitas foi possível fazer levantamento dos serviços dispensados nas unidades visitadas e em sua região adscrita, além de detectar a existência do perfil de idosos atendidos, assim como, prestar assessoramento sobre dúvidas relacionadas aos serviços de saúde da pessoa idosa, visando o fortalecimento de sua linha de cuidado nos três municípios acima citados.
As Oficinas de capacitação aconteceram no contraturno das visitas nas unidades e foram realizadas em espaços diferentes. As oficinas foram operacionalizadas no primeiro momento a partir da apresentação de slides realizadas pelas técnicas da coordenação e pelos residentes e, no segundo momento, pela realização da oficina de aplicação do IVCF-20 por meio da resolução de casos clínicos pela equipe dos profissionais participantes da capacitação.


Objetivo e período de Realização
O objetivo é descrever a experiência da realização de oficinas de capacitação técnica para uso do IVCF-20 e de sua importância para o fortalecimento da linha de cuidado para saúde da pessoa idosa no contexto da saúde pública. A experiência ocorreu na primeira semana de abril de 2024. As atividades desenvolveram-se considerando dois dias de deslocamento e três para operacionalização das ações de educação permanente nos municípios participantes.

Resultados
Durante as oficinas de capacitação da AMI, destinadas às equipes multiprofissionais e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) dos Municípios, foram expostos os instrumentos utilizados para a sua execução, com enfatizando no IVCF-20. Em Soure o grupo predominante foi de ACS, em Salvaterra exclusivamente de enfermeiros e em Cachoeira do Arari por equipe multiprofissional. Foi feita uma breve atualização sobre o envelhecimento populacional no Brasil e explicado sobre o que é a linha de cuidado e a importância da sua organização para garantir atenção integral à saúde na rede. Foram apresentados os perfis de funcionalidade e o Projeto Terapêutico Singular direcionado a cada perfil, exemplificando maneiras de utilizar recursos já presentes no Município para a realização dessas atividades em nível de Atenção Básica. Além disso, os profissionais foram orientados a como registrar a AMI no sistema, diretamente no PEC ou pelas fichas de Coleta de Dados Simplificada (CDS). A prática da aplicação do IVCF-20, durante as oficinas, foi registrada pela equipe como importante recurso para aperfeiçoamento dos serviços de saúde da pessoa idosa.

Aprendizado e Análise Crítica
Considera-se a experiência como exitosa e de grande enriquecimento para a saúde pública uma vez que a educação permanente em saúde é uma ferramenta chave para qualificação dos serviços do Sistema Único de Saúde brasileiro. Podemos observar, a importância de estratificar a população no território com a finalidade de garantir uma linha de cuidado ideal considerando as necessidades de cada usuário. Por fim, a habilitação dos municípios com o PEC é algo que precisa ser levado em consideração, uma vez que a alimentação do sistema é de grande relevância para a esfera federal reconhecer a existência de uma demanda que está sendo notificada. Sem a inclusão da avaliação multidimensional do idoso no sistema, não é possível saber, por exemplo, que aquele território apresenta um grande quantitativo de idosos com algum grau de fragilidade.

Referências
Brasil. Ministério da Saúde. ORIENTAÇÕES TÉCNICAS para a Implementação de Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS, 2018. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/linha_cuidado_atencao_pessoa_idosa.pdf. Acesso em: 2 jun. 2024.

Organização Pan-Americana de Saúde. Década do Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030), s.d. Disponível em: https://www.paho.org/pt/decada-do-envelhecimento-saudavel-nas-americas-2021-2030.

Fonte(s) de financiamento: SESPA


Realização:



Patrocínio:



Apoio: