Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC4.9 - Rede de Cuidado à Populações específicas (1)

50328 - IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA +PAPO +ATITUDE PARA PREVENIR ÁLCOOL E DROGAS ENTRE ADOLESCENTES CEARENSES: EXPERIÊNCIA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES-PARTICIPANTE
SAMIR GABRIEL VASCONCELOS AZEVEDO - UFC, THAÍS RODRIGUES DE ALBUQUERQUE - UFC, HELLEN PAIVA SZKURA - UVA, LEIDA STEPHANE PEREIRA LOPES - UFC, BRENDA PINHEIRO EVANGELISTA - UFC, MARIANA SALES BASTOS - UFC, ISABELA ARAÚJO LINHARES CASTRO - UFC, YENNY CONSTANZA TORRES ROJAS - UFC, JOYCE MAZZA NUNES ARAGÃO - UVA, FABIANE DO AMARAL GUBERT - UFC


Contextualização
O consumo de álcool e drogas por adolescentes é problema de saúde pública, crônico e tem relevância para o campo da saúde coletiva, uma vez que são vulneráveis a esse contexto e implicam em desfechos negativos a longo prazo. Por tanto, estratégias preventivas com efeitos a longo prazo aplicados em escolas, famílias ou comunidade são recomendadas. Nas diversas iniciativas implementadas, considerado contexto cultural de adolescentes e teorias comportamentais cientificamente embasadas, tem-se os programas preventivos. A construção, disseminação e avaliação desse tipo de intervenção ganhou destaque na ciência da prevenção, pois muitos programas - a partir de avaliações - mostram-se como eficazes na diminuição, retardo e cessação do consumo e abuso de álcool e outras drogas. O Ceará então criou e implementou no âmbito escolar em 2022 o programa +Papo +Atitude (CEARÁ, 2022), que objetiva reduzir o consumo dessas substâncias em adolescentes por meio do desenvolvimento de habilidades emocionais e potencialização do protagonismo juvenil, utilizando o método de rodas de conversas. Entretanto, a implementação de programas de prevenção é desafiadora, perpassando por barreiras, entrega fidedigna dos programas e problemas na viabilidade. Para identificar esses aspectos e corrigir eventuais problemas, uma avaliação desses programas é aplicada com documentação criteriosa do processo de implementação.

Descrição da Experiência
A experiência teve o objetivo de avaliar a implementação do programa +Papo +Atitude nas escolas públicas contempladas nas cidades de Sobral, Juazeiro do Norte e Fortaleza, ou seja, a fidelidade em sua entrega. Foram observados, em cada município, entre sete a oito rodas de conversa de um total de onze, segundo o próprio manual do programa. Estima-se para cada roda de conversa um tempo de cem minutos. As observações consistiram em realizar anotações quanto às interações entre os adolescentes e implementadores do programa, assim como seus comportamentos e estímulos à participação, além do desenvolvimento do programa em relação à sua dinâmica, pois ocorre em dois momentos: o +Papo que é o momento de discussões e o momento +atitude que se realiza uma dinâmica acerca do objeto de discussão da roda do dia gerado pelos próprios adolescentes. O acompanhamento das rodas deu-se por três pesquisadores, sendo dois pós-graduandos e uma graduanda previamente treinados pela equipe de pesquisa responsável pela avaliação do projeto em cada cidade. As observações foram realizadas durante a condução das rodas de conversas pelos implementadores do programa.

Objetivo e período de Realização
Relatar a experiência do processo de implementação do programa preventivo +Papo +Atitude para adolescentes no enfrentamento do uso de álcool e outras drogas realizado por meio da observação-participante entre os meses de fevereiro a maio de 2024.

Resultados
As observações resultaram (1) na relação entre adolescentes e implementadores, assim como (2) a fidelidade do programa e seus efeitos a curto prazo para a gestão do cuidado e qualidade das redes de atenção à saúde do adolescente. No vínculo estabelecido observou-se progressão nos diálogos que predominaram respeito e valorização da cultura dos envolvidos pelos implementadores. Há desafio no estímulo dos participantes à discussão sobre temas sensíveis relacionados aos próprios pares, família e corpo. No desenvolvimento de habilidades socioemocionais, há efeitos no gerenciamento de emoções, pois o espaço em que se compartilha esses sentimentos possui propensão em motivar os participantes no controle e reflexão sobre aspectos da vida, sobretudo, a discernir sobre estilos de vida que não são saudáveis, com destaque para álcool e drogas. Já para fidelidade do programa sempre haverá alterações que podem ser maiores ou menores. A avaliação de alteração na implementação do programa e seus efeitos na saúde dos adolescentes não foi objetivo dessa discussão, mas a partir disso é possível elencar demandas para estudos que busquem analisar seu processo de implementação.

Aprendizado e Análise Crítica
Nesse panorama, o Estado do Ceará ganha destaque na implementação do Programa +Papo +Atitude, sendo reflexo de uma avaliação de suas próprias políticas públicas implementadas para prevenção e controle de álcool e outras drogas, além de outras temáticas pertinentes a serem debatidas durante a fase da adolescência. Além disso, notou-se a colaboração e desenvolvimento mútuo entre todos os envolvidos, visto que, todas as rodas de conversa desenvolvidas foram cercadas de reflexões e feedbacks dos participantes, tendo compartilhamento de experiências e pensamentos sobre as temáticas ofertadas. Relevante notar também que o programa +Papo +Atitude obedece a alguns pressupostos de programas preventivos sendo eles: (1) sustentabilidade - o programa é ofertado por meio de recursos estaduais e por isso pode se manter a longo prazo com recursos disponíveis sejam eles materiais ou humanos; (2) política de apoio e quadro regulatório - a prevenção ao álcool e às drogas é um dos componentes em meio a outros e pode ser realizado transversalmente; (3) pesquisa e planejamento - um bom programa inclui avaliações. Entretanto, para tornar mais sólido o programa, outras características precisam ser incorporadas e avaliadas, quais sejam a gama de intervenções e políticas baseadas em evidências, diferentes setores envolvidos em diferentes níveis e uma infraestrutura forte (UNODC, 2018).

Referências
CEARÁ. Mais Papo, Mais Atitude: rodas de conversas nas escolas potencializam o protagonismo dos jovens e a prevenção às drogas. Secretaria de Proteção Social, Fortaleza, 6 de abril de 2022.

UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME (UNODC). International standards on drug use prevention. Second updated edition. Vienna: United Nations Office on Drugs and Crime and the World Health Organization, 2018.

Fonte(s) de financiamento: O projeto de pesquisa que trata da avaliação do +Papo +Atitude no Ceará recebeu recursos da Associação União de Jovens do Vicente Pinzón para desenvolvimento de algumas etapas da pesquisa. Bolsa nível doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de de Nível Superior (CAPES).


Realização:



Patrocínio:



Apoio: