Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC4.8 - Educação em saúde

53350 - CONSTRUÇÃO DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE ONLINE PARA PREVENÇÃO DO BULLYING NO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DAYSE LORRANE GONÇALVES ALVES - FAEC/UECE, ANA CARINA STELKO-PEREIRA - UFPR, BRUNA RODRIGUES NUNES - ESP/CE


Contextualização
O bullying é uma preocupante manifestação de violência escolar, caracterizada por atitudes agressivas, repetidas e intencionais, realizadas por estudantes contra outros, com o objetivo de causar dor, angústia e sofrimento (Olweus, 2013). Quando essas agressões ocorrem por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação, o fenômeno é definido como cyberbullying (Hutson, 2016). A vitimização por bullying está associada a graves consequências sociais, acadêmicas e de saúde, especialmente, a problemas de saúde mental (Moore et al., 2017). Os professores desempenham um papel crucial no enfrentamento desse problema, pois podem contribuir para a identificação, prevenção e manejo das situações de bullying nos ambientes educacionais. Nos últimos anos, programas antibullying direcionados a esses profissionais têm ganhado destaque na comunidade científica internacional. Embora esses programas tenham apresentado resultados promissores quanto ao comportamento dos professores em intervir em situações de bullying, as mudanças alcançadas ainda são discretas (Van Verseveld et al., 2019). Portanto, é fundamental que seus componentes continuem a ser testados e que novos programas sejam criados, visando a construção de modelos que alcancem maior efetividade tanto na intervenção dos docentes quanto na redução do bullying.

Descrição da Experiência
Trata-se de um relato de experiência sobre a construção de uma formação online para preparar professores do ensino médio a intervir em situações de bullying e cyberbullying. Para a construção dessa formação, inicialmente, foi realizada uma revisão de escopo sobre os fatores individuais e contextuais que influenciam a intervenção dos docentes no bullying escolar. A partir dos resultados dessa revisão, foi desenvolvida uma formação online, autoinstrucional, com carga horária de 45 horas, denominada “Violências em Ambiente Educacional e Bullying”, que está disponível gratuitamente na plataforma aberta da Universidade Federal do Paraná aberta (UFPR aberta). A formação é organizada em sete módulos, além da seção de apresentação. Os materiais pedagógicos foram desenvolvidos especificamente para a formação e incluem: dois capítulos de e-book interativo; oito vídeos breves no estilo de palestras sobre os principais temas; dois vídeos breves animados sobre relações interpessoais e como questões de gênero podem influenciar o comportamento dos docentes ao intervir no bullying; sete quizzes de avaliação de conhecimentos; três tirinhas; 20 art-posts; um e-book com sugestões de vivências socioemocionais para serem aplicadas com os estudantes; e um PDF de um jogo de tabuleiro sobre cyberbullying para alunos do ensino médio, no estilo print and play.

Objetivo e período de Realização
Este relato tem como objetivo descrever a experiência de construção de uma formação online baseada em evidências científicas, desenvolvida entre 2021 e 2023, com o intuito de preparar professores do ensino médio para intervir em situações de bullying e cyberbullying. A formação faz parte de um projeto de pesquisa guarda-chuva do doutorado da primeira autora, em parceria com o Observatório do Clima Institucional e Prevenção das Violências em Contextos Educacionais (Observatório Xará) da UFPR.


Resultados
Como potencialidades dessa experiência, destacam-se a construção de uma formação acessível, baseada em evidências científicas, de baixo custo, gratuita e com diversos recursos digitais educativos. Essa formação também respeitou a diversidade humana na elaboração de seus materiais e recursos audiovisuais, utilizando linguagem não sexista, recursos de acessibilidade para pessoas surdas e incluindo personagens de diferentes gêneros e etnias. Ademais, as intervenções propostas nos módulos buscam promover ações intersetoriais entre saúde e educação, incentivando a construção de uma equipe de enfrentamento da violência escolar e o mapeamento dos recursos sociais e territoriais para o estabelecimento de parcerias. Contudo, diversos desafios também foram encontrados, como: desenvolver uma formação baseada em evidências científicas, mas contextualizada à realidade do país; utilizar uma linguagem acessível e prática, sem negligenciar o aprofundamento teórico necessário para o entendimento do bullying; e a necessidade de adquirir novos conhecimentos sobre tecnologias digitais, com vistas a produzir conteúdo científico em diferentes linguagens e adequado às necessidades do público-alvo.

Aprendizado e Análise Crítica
Diante da alta prevalência de bullying nas escolas brasileiras, conforme a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (IBGE, 2021), e das graves consequências que gera na saúde de crianças e adolescentes (Moore et al., 2017), torna-se fundamental construir programas preventivos escolares para enfrentar esse problema, como a formação docente online aqui descrita. Atualmente, a pesquisa guarda-chuva, cujo objetivo não é só construir, mas também validar a referida formação, encontra-se nas fases de avaliação da satisfação dos docentes com a proposta apresentada e de avaliação dos resultados. Espera-se, como resultado final, que a intervenção docente no bullying se torne mais frequente, o que pode levar à redução das situações de vitimização entre os estudantes. No geral, a formação desenvolvida tem potencial para ser uma ferramenta importante na promoção da saúde e na prevenção de violências nas escolas. Além de preparar professores para intervir no bullying escolar, os materiais produzidos poderão ser utiliados por profissionais da saúde e educação nas ações do Programa Saúde na Escola, no que se refere à promoção da cultura de paz e dos direitos humanos. Destaca-se ainda a relevância de se realizar estudos de validação de programas preventivos, que possam guiar a escolha de intervenções mais efetivas e eficientes, especialmente quando se depende de recursos públicos.


Referências
HUTSON, E. Cyberbullying in Adolescence: A Concept Analysis. ANS. Advances in nursing science, v. 39, n. 1, p. 60–70, 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional de saúde do escolar : 2019. Brasília: IBGE, 2021.

MOORE, S. E. et al. Consequences of bullying victimization in childhood and adolescence: A systematic review and meta-analysis. World Journal of Psychiatry, v. 7, n. 1, p. 60–76, 2017.

OLWEUS, D. School bullying: development and some important challenges. Annual Review of Clinical Psychology, v. 9, p. 751–780, 2013.

VAN VERSEVELD, M. D. A. et al. Effects of antibullying programs on teachers’ interventions in bullying situations. A meta-analysis. Psychology in the Schools, v. 56, n. 9, p. 1522–1539, 2019.

Fonte(s) de financiamento: Nada a declarar.


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