04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC4.8 - Educação em saúde |
51871 - A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA IMPLANTAÇÃO DAS LINHAS DE CUIDADO NO RIO GRANDE DO NORTE MARIANA PEREIRA DA SILVA ARAÚJO - SESAP, ANNA CLAUDIA SALES GOMES CALDAS - SESAP, JÚLIA MARIA ALVES DE MEDEIROS - SESAP, RENATA SILVA SANTOS - SESAP, WALKIRIA GOMES DA NÓBREGA - SESAP, ANA PAULA FERNANDES LEIROS DE SOUZA - SESAP
Contextualização O estado do Rio Grande do Norte (RN) tem enfrentado desafios significativos na implementação de linhas de cuidado integradas e efetivas no sistema de saúde para o enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs). A Educação Permanente em Saúde (EPS) surge como uma ferramenta estratégica para capacitar profissionais, melhorar a gestão e promover a adesão às diretrizes de cuidado. A EPS é compreendida como prática de ensino-aprendizagem onde o conhecimento é produzido a partir do cotidiano das instituições de saúde e realidade vivida pelos atores (FIOCRUZ 2009). As DCNTs, entre elas as doenças cardiovasculares, diabetes, cânceres e doenças pulmonares crônicas, são as principais causas de morte no mundo, compreendendo 71% de todas essas mortes, podendo chegar a 85% em países de baixa e média renda (WHO, 2018). O RN acompanha a tendência mundial com as principais causas de mortalidade, com destaque para as doenças cardiovasculares e diabetes. Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do RN desenvolveu um conjunto de ações de educação permanente para qualificar o cuidado nas linhas de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio, Hipertensão arterial e Diabetes. Este relato de experiência aborda a utilização da educação permanente como instrumento de gestão para a implantação das linhas de cuidado no RN, destacando suas implicações e benefícios.
Descrição da Experiência A experiência a ser relatada envolve um programa de educação permanente desenvolvido entre janeiro de 2021 e maio de 2024, focado na capacitação de profissionais da saúde para a implementação e qualificação das linhas de cuidado estabelecidas prioritárias pela Secretaria Estadual de Saúde do RN: Infarto Agudo do Miocárdio, Hipertensão arterial e Diabetes mellitus. O programa incluiu oficinas, seminários, e atividades práticas, envolvendo profissionais de diversas áreas e de todos os níveis de atenção, no formato presencial, para todas as oito regiões de saúde do estado. As atividades foram conduzidas em parceria com instituições de ensino superior, instituições de pesquisa, movimentos sociais, sociedades médicas e conselhos de classes, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e interdisciplinar. O movimento contou ainda com o apoio do Ministério Público Estadual na sensibilização junto aos municípios para liberação de sua força de trabalho para os momentos de aprendizagem.
Objetivo e período de Realização O objetivo principal foi capacitar os profissionais de saúde para a implantação eficiente da linhas de cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio, e qualificação nas linhas de cuidado da Hipertensão arterial e Diabetes mellitus, promovendo a integração dos serviços e a melhoria da qualidade do atendimento. O programa foi realizado de janeiro de 2021 a junho de 2024..
Resultados Foram capacitados mais de 500 profissionais médicos e enfermeiros que atuam em portas de urgência e emergência na linha do cuidado do IAM e cerca de 278 profissionais médicos e enfermeiros e farmacêuticos que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) na linha de cuidado da Hipertensão e 123 profissionais médicos que atuam na APS na linha de cuidado do Diabetes. Os resultados indicam um aumento significativo na adesão às diretrizes das linhas de cuidado, melhoria na qualidade do atendimento e maior satisfação dos usuários dos serviços de saúde. Houve uma redução nos índices de retrabalho e aumento na eficiência dos processos internos. Além disso, os profissionais capacitados relataram uma maior confiança e competência na execução de suas funções, o que contribuiu para um ambiente de trabalho mais motivador e colaborativo. A análise quantitativa da mortalidade por IAM, de 2020 a 2022 nos apresenta que ela se manteve entre 8,25 e 8,58% e só em 2023, passou para 6,74%. Essa diminuição equivale a 21,4%, concluindo que as ações implementadas foram fundamentais para a assistência prestada. O RN passou a ocupar o 1º lugar no Nordeste e o 5º lugar no Brasil.
Aprendizado e Análise Crítica A experiência evidenciou a importância da educação permanente como ferramenta de gestão e integração no sistema de saúde. A principal lição aprendida foi a necessidade de adaptar as estratégias de ensino às realidades locais e específicas de cada grupo de profissionais. Orientar os serviços de saúde pela lógica da EPS que, apesar de ser algo ainda complexo e não estar bem consolidada em virtude das suas dimensões políticas, conceituais e ideológicas (HENRIQUE,2023), na experiência vivenciada no RN, se mostrou bastante positiva na implementação e qualificação das linhas de cuidados. A reflexão crítica sobre o processo permitiu identificar oportunidades de melhoria, como a necessidade de uma maior integração entre os diferentes níveis de atenção e a importância de um suporte contínuo pós-capacitação para garantir a sustentabilidade das mudanças implementadas.
Referências WHO - World Health Organization. Noncommunicable diseases country profiles 2018. Geneva: World Health Organization; 2018. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro.Dicionário da educação profissional em saúde: Educação permanente em saúde. 2009. Disponivel em: Http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/Dicionario2.pdf
HENRIQUE, Débora. O papel da educação permanente em saúde na implementação da linha de cuidado para o sobrepeso e obesidade nas ações da atenção primária: um estudo de caso na região do Grande ABC. 2023. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Fonte(s) de financiamento: Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte
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