51153 - A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS AÇÕES DE AMAMENTAÇÃO E DOAÇÃO DE LEITE MATERNO NA ÓTICA DE UMA ENFERMEIRA RESIDENTE EM OBSTETRÍCIA MARINA FERREIRA DE SOUSA - UECE, ERIC WENDA RIBEIRO LOURENÇO - UECE, HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES - UECE, ALEXIA JADE MACHADO SOUSA - UECE, ELIZANGELA LUCIANA BOTELHO DE AZEVEDO - UECE, NARA MEURELY MORAES FERREIRA - UECE, SIMONE SUBI LOUREIRO LIMA - UECE, DAIANA RODRIGUES CRUZ LIMA VITAL - UECE, ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE
Contextualização Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990, são formuladas estratégias de qualificação das políticas de saúde, por meio de ações referentes à saúde da criança na agenda de saúde pública. Logo, em 2012 é elaborada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), que abrange no seu segundo eixo estratégico o “Aleitamento materno de alimentação complementar saudável” (BRASIL, 2018).
Diante disso, foram criadas estratégias de promoção, proteção e de apoio ao Aleitamento Materno (AM) enfatizando sua relevância e importância no âmbito da amamentação, através das ações da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), os Bancos de Leite Humano (BLH) e os Postos de Coleta de Leite Humano.
O aleitamento materno exclusivo (AME) até os seis meses de vida é crucial para o desenvolvimento infantil saudável. Contudo, com o aumento de nascimentos prematuros a demanda por leite materno aumenta de forma exponencial, principalmente para essas crianças que estão em pleno desenvolvimento orgânico, funcional e cognitivo. Desse modo, este estudo busca relatar a experiência de uma residente de em enfermagem obstétrica acerca da importância das ações de educação em saúde para conscientização sobre a doação de leite materno.
Descrição da Experiência O BLH localizado dentro do ambiente hospitalar favorece a aproximação e participação das pacientes em regime de internamento, e das mulheres da comunidade por volta do hospital. A enfermagem concomitante com a equipe busca ativamente por doações diárias internas e externas, justamente devido a escassez de leite, bem como ajuda a nutrir as crianças impossibilitadas de consumir o alimento da própria mãe.
Os residentes em obstetrícia participam das ações de educação em saúde voltadas para pacientes que permanecem em ambiente hospitalar, seja em alojamento conjunto ou enfermaria. A equipe realiza visitas dentro das unidades de internação para realizar a conscientização da importância do AME e da doação de leite.
A visita acontece diariamente pela manhã com ajuda de um roteiro sobre os tópicos a serem abordados como: a importância do AME, como identificar sinais de fome, como prevenir fissuras, como corrigir a pega e postura, além de como realizar doação de leite na instituição e desmistificação de mitos, tabus e dúvidas por volta da doação e ao aleitamento.
Ainda, é possível identificar alterações como fissuras mamilares, dificuldades excessivas com posicionamento, pega inadequada e também vulnerabilidades emocionais para com o ato de amamentar. A partir da identificação de alterações expressivas, é imprescindível encaminhar as pacientes para atendimento individual no BLH.
Objetivo e período de Realização Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que tem como objetivo relatar a importância de ações de educação em saúde na conscientização sobre doação de leite materno. A experiência ocorreu em agosto de 2023, em um hospital terciário da rede pública de Fortaleza-Ceará.
Resultados Diante da experiência vivenciada foi possível perceber que o diálogo direto, claro e conciso é indispensável para as puérperas, sendo essencial que a equipe esteja alinhada para a promoção do bem-estar, favorecer o acolhimento, o vínculo e a humanização das pacientes assistidas. A educação em saúde realizada em locus garante que as puérperas saibam o que é BLH, para que serve e quando pode ser utilizado, esta ação também se mostra efetiva em outros estudos (DE OLIVEIRA, 2023).
O hospital em questão possui o selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno da IHAC. O selo garante que o estabelecimento produz um cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto e cumpre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Sendo assim, executar ações educativas favorece o vínculo entre os profissionais e as usuárias do serviço, o que fortalece as potencialidades singulares e coletivas, no que se refere a importância da saúde, a busca de recursos disponíveis e ao exercício da cidadania (BRASIL, 2013).
Aprendizado e Análise Crítica Durante a experiência, foi possível identificar entre as mulheres a falta de compreensão sobre o que é Banco de Leite Humano, tal fato mostra a defasagem do diálogo da equipe de saúde para com as pacientes. Visto que essas mulheres que participam da educação em saúde da passavam no mínimo por um setor anteriormente ao que estavam no momento da visita do BHL.
Demonstra então uma quebra entre o cuidado prestado na admissão da paciente no hospital até o momento pré-alto. Sendo assim, necessárias ações de educação em saúde também com as mulheres ainda em fase gestacional e não só com as mulheres no pós-parto.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 318 p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.
LACERDA, Renata Vieira Cabral; DE OLIVEIRA, Márcia Farsura. Metodologias de educação em saúde voltada ao aleitamento materno. Contribuciones a las ciencias sociales, v. 16, n. 9, p. 14819–14831, 2023.
VILAR, Thiana Magalhães et al. Health and law education: seeking to protect breastfeeding and the rights of pregnant women in a public maternity hospital. Research, Society and Development, v. 9, n. 1, 2020.
Fonte(s) de financiamento: Ministério da saúde.
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