50349 - PRÁTICAS COLETIVAS DE CUIDADO ÀS GESTANTES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO POPULAR DILENE FONTINELE CATUNDA MELO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, IZABELLE MONT'ALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, MARCOS AGUIAR RIBEIRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Contextualização O acolhimento, reconhecimento das necessidades das gestantes e o estabelecimento de vínculo são fatores que mais devem ser considerados na Atenção Primária à Saúde. A assistência ao pré-natal não deve se reduzir apenas à realização de consultas e solicitação de exames (Livramento et al., 2019).
O grupo de "Bom Gestar" tem como foco e objetivo prevenir e promover a saúde de gestantes, utilizando estratégias que permitam valorizar os saberes, oportunizando um diálogo que respeite os valores e as diversidades das mulheres.
O trabalho é realizado desde 2022 em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde no município dos Sertões de Crateús-Ceará. Durante os encontros, é realizada a escuta sensível para compartilhamento de necessidades e desafios vivenciados durante a gravidez, além disso, as gestantes são orientadas, estimuladas e incentivadas através de metodologias ativas a manterem uma gravidez ativa, saudável e tranquila.
A participação das gestantes em grupos e o cuidado de qualidade na gestação se tornam fatores que contribuem para uma gravidez saudável e segura. Além disso, também é necessária a compreensão das informações recebidas durante o pré-natal, discutir acerca das dificuldades e obstáculos presenciados na gestação e a presença do acompanhante durante as consultas de pré-natal.
Descrição da Experiência São realizados dois encontros semanais com gestantes durante o acompanhamento das consultas de pré-natal. Em cada encontro comparecem em média de 5 a 8 mulheres. Durante realização do grupo, procura-se trabalhar uma temática voltada ao desenvolvimento da gravidez, criando um espaço para compartilhamento de saberes, experiências e sentimentos. Cada reunião torna-se um espaço educativo, onde prevalece o diálogo e a construção do conhecimento mútuo. Durante os encontros são compartilhados e trabalhados temas como: as mudanças no corpo durante o período gravídico, alimentação saudável, saúde mental na gestação, amamentação, cuidados com o recém-nascido, parto e puerpério, entre outros. São utilizadas ferramentas que tornam o conhecimento o mais acessível possível, para isso, são utilizadas dinâmicas, músicas, vídeos, demonstrações práticas de cuidados com os recém-nascidos. O grupo é conduzido pela enfermeira da unidade em parceria com a equipe e-Multi.
Objetivo e período de Realização Descrever a promoção de educação popular em saúde na comunidade realizada pelo grupo de gestantes “Bom Gestar”, caracterizando os alcances primordiais da educação popular em saúde na comunidade. Este relato data de Fevereiro de 2022 a Maio de 2024, englobando ações desde a verificação das necessidades observadas, o planejamento de como as intervenções foram trabalhadas, executadas e avaliadas
Resultados O grupo “Bom Gestar” é um dispositivo de mudança, ou seja, instrumento que possibilita aos seus participantes, mudanças de ideias e práticas, e uma promoção da saúde a população que favorece a qualidade de vida. Crê-se que tais mudanças trazem um impacto na cultura local e têm um papel multiplicador/irradiador no contexto mais global. Essa dialética entre a dinâmica interna e externa é que torna o grupo uma estratégia para produzir saúde na população, interna na teoria e externa na prática envolvendo ações de prevenção e promoção de saúde na população.
Observa-se com a atuação do grupo de gestantes, um fortalecimento na construção do conhecimento das participantes, e uma grande interação coletiva, estreitando laços de confiança, traçando uma estratégia transformadora na vida cotidiana das gestantes. Relacionado com isso, está o empoderamento social, dando poder a uma comunidade, fazendo com que tudo seja mais democrático, que a população em geral tenha poder de colocar seus pensamentos, dúvidas e conhecimentos. A participação popular deve ser entendida como um processo pelo qual podem acontecer transformações nas relações sociais, culturais, econômicas e de poder.
Aprendizado e Análise Crítica Uma Estratégia Saúde da Família necessita reconhecer sua área de atuação, para isso deve estar disposta a conhecer a população, realizar atividades extramuros, envolvendo temas que abordem a promoção de saúde, e é exatamente isso que o grupo “Bom Gestar” se propõe. Busca-se fortalecer a educação popular como proposta educativa, não apenas como método de trabalho, mas como uma tecnologia disparadora de reflexões e problematizações na própria rotina dos profissionais. A prática de educação popular em saúde mostra-se importante na transformação social, na comunidade, onde acontece uma troca de saberes, tanto cultural e cientifico, assemelhando –os a partir das experiências relatadas pelos usuários
Referências Livramento DVP, Backes MTS, Damiani PR, Castillo LDR, Backes DS, Simão MAS. Percepções de gestantes acerca do cuidado pré-natal na atenção primária à saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40:e20180211. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180211
Fonte(s) de financiamento: não há
|