Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC4.8 - Educação em saúde

49889 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE : TREINAMENTO COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO E LEITE MATERNO.
ANA ANGÉLICA ROMEIRO CARDOSO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, VÂNIA CRISTINA COLARES DE CARVALHO - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, FERNANDA PIMENTEL DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ANA AMÉLIA REIS JEREISSATE - CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS, MARIA RAQUEL DA SILVA LIMA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ERIKA CESAR ALVES TEIXEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, JULIANA SOARES RORIGUES PINHEIRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MARÍLIA MAGALHÃES CABRAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ


Contextualização
O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), oficialmente estabelecido pelo Ministério da Saúde , teve como propósito buscar soluções para aprimorar as condições de saúde das comunidades. Constituído por uma nova equipe de colaboradores, participando ativamente dos serviços de saúde oferecidos nas regiões (BRASIL, 2017).
O contato regular do Agente Comunitário de Saúde com a população é crucial para a promoção da saúde. Isso ocorre porque o ACS se torna a principal ponte entre a equipe de saúde da família e a comunidade. Conseguindo desempenhar um papel significativo na orientação de gestantes e mães quanto às vantagens da amamentação. Portanto, o conhecimento desse profissional sobre esse ato pode ser transformador para seu sucesso e realização. (ANDRADE et al, 2021)
A amamentação é fundamental para o desenvolvimento da criança, especialmente nos seis primeiros meses, e traz vários benefícios para o binômio mãe-bebê (ANDRADE et al, 2021).
Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno oferece múltiplos benefícios, tais como a diminuição da taxa de mortalidade infantil até os cinco anos e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis na fase adulta. Além disso, o leite materno protege contra quadros de diarreia, alergias e infecções respiratórias, promovendo também um laço afetivo importante entre mãe e filho (BRASIL, 2019).

Descrição da Experiência
Tratou-se de uma atividade didática sobre a importância da amamentação e leite materno, elaborada pelos docentes e discentes do curso de nutrição para os agentes comunitários de saúde.
Os recursos educativos utilizados, foram uma apresentação em slides com fotos para o melhor compreensão sobre os benefícios da mãe e do bebê e comparação nutricional de formulas infantis para lactentes e o leite materno nos seis primeiros meses de vida.
Representação física das fases do leite em pequenos frascos e descrição de suas caracteristicas, o colostro que é o primeiro leite produzido pela mãe, entre o 1° e o 5° dia após o parto, líquido mais transparente ou amarelo, rico em proteínas. O Leite de transição que caracteriza entre o 6° e o 15° dia após o nascimento do bebê, em sua composição ele se torna mais rico em gorduras e nutrientes que contribuem para o desenvolvimento e o crescimento da criança. O Leite maduro é o leite do 15° dia em diante, contém os nutrientes necessários para o desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
Foi apresentado no formato de jogo, mitos e verdades que prejudicam a prática do aleitamento materno. Sendo fundamental que a cultura do conhecimento embasado em evidências prevaleça sobre esses mitos presentes no dia a dia da comunidade. Esse conhecimento foi apresentado de forma clara, educativa a fim de facilitar a compreensão.


Objetivo e período de Realização
O objetivo deste estudo foi verificar se o Agente Comunitário de Saúde possui informações corretas sobre a amamentação, como ele compartilha essas informações com as famílias cadastradas na unidade em que atua e de que forma isso pode impactar as decisões das mães em relação à amamentação, trazendo vantagens para a relação entre mãe e filho. A atividade foi realizada na unidade de atenção primária á saúde do seu territorio no período de 20/05/2022.



Resultados
Na caracterização dos participantes foi observado que tivemos um número expressivo de presença dos agentes comunitários de saúde, com aceitação na participação das dinâmicas apresentadas e interação de manifestação em relatar experiências vivenciadas no território. Entende-se que a partir do momento que se oportuniza o conhecimento, fica mais fácil a disseminação da informação,pela propagação do que lhe foi apresentado e informado.

Aprendizado e Análise Crítica
Os Agentes Comunitários de Saúde, atuando como integrantes da comunidade, desempenham um papel fundamental na ligação entre a Equipe de Saúde da Família e as famílias que estão cadastradas nas unidades de saúde. Eles podem contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde da população, promovendo o aumento das taxas de amamentação e a redução do desmame precoce, ao orientar as mães de forma adequada sobre os benefícios do aleitamento materno e ao auxiliar as famílias a superarem os obstáculos enfrentados nesse período.
É relevante ressaltar que todas as participantes dessa ação de incentivo à saúde foram convidadas a se tornarem disseminadoras de conhecimento, evidenciando que a educação em saúde tem o potencial de chegar a distintos lugares além de seu local de origem. A transmissão de informações precisas é fundamental para impulsionar melhorias na saúde e no bem-estar dessas mulheres, seus filhos, familiares e amigos.


Referências
ANDRADE, Dariana Rodrigues et al. Conhecimento do agente comunitário de saúde acerca da amamentação. Enfermagem Brasil, v. 20, n. 4, p. 506-519, 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica 2017.

Ministério da Saúde. Doação de leite: o que é, aleitamento materno, importância e como
doar. Disponível em: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-leite-2019.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: