Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC4.7 - Rede de Atenção à pessoas portadoras de Doenças Transmissíveis

50067 - PROMOÇÃO DA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA: EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA SÍFILIS GESTACIONAL E SÍFILIS CONGÊNITA
NIELE DUARTE RIPARDO - UFC, MARIA ADELANE MONTEIRO DA SILVA - UVA, RAVENA SILVA DO NASCIMENTO - UVA, SABRINA MARIA AGUIAR COSTA - UVA, TAINÁ DE JESUS ALVES PORTELA - UFC, AMANDA SOUZA BARBOSA HOLANDA - UFC, ANTONIA TAINÁ BEZERRA CASTRO - UFC


Contextualização
As Ligas Acadêmicas (LA) são atividades de extensão extracurriculares, protagonizadas por estudantes para aprofundar conhecimentos sobre uma determinada área, sob a coordenação de um docente. Destarte, possuem grande potencial para transformar o cenário das práticas de saúde por meio de ações que baseiam-se no tripé universitário envolvendo ensino, pesquisa e extensão, e ainda integra assistência e transformação social (Albuquerque, 2023).
Integrar ensino e serviço alavanca a formação estudantil e garante um cuidado de qualidade, com base no conhecimento científico atualizado. Ainda, através de estratégias como a educação em saúde, a enfermagem contribui significativamente para o bem-estar e a saúde da mulher em diferentes etapas da vida, e através do conhecimento visa empoderamento destas para que exerçam sua cidadania no contexto de saúde sexual e reprodutiva (Oliveira; Silva; Silva, 2022)
No contexto de saúde sexual e reprodutiva, e considerando-se a atual alta incidência da sífilis na gestação e sua transmissão vertical, que configuram-nas como problemas de saúde pública, uma LA de enfermagem é capaz de ser agente de promoção de saúde coletiva, através de educação em saúde, transformadora de realidades nos serviços de saúde, ampliando o acesso da população por promoverem ações voltadas para prevenção e manejo da sífilis gestacional e congênita.

Descrição da Experiência
A Liga Acadêmica de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, atua no contexto de saúde da mulher e neonatal e tem como campo de extensão serviços de atenção primária e hospitalar.
Considerando a epidemiologia nacional, a temática de sífilis gestacional e congênita foram itens obrigatórios. Assim, as ações foram planejadas em reuniões de equipe, e pensadas em serem realizadas sob forma de educação em saúde em salas de espera, grupos de gestantes, panfletagem e consultas de enfermagem.
Nas salas de espera e grupos, atingimos um público aproximado de 25 gestantes ao todo, com frequência de realização quinzenal. Nestas, foram usadas metodologias lúdicas como rodas de conversa e dinâmicas para melhor adesão e interação, favorecendo a discussão sobre as questões que envolvem as Infecções Sexualmente Transmissíveis, sobretudo a sífilis. As ações tiveram como objetivo a conscientização acerca da doença, a importância do tratamento da gestante e parcerias, seus riscos e complicações.
Na panfletagem, o material foi elaborado e distribuído pelos extensionistas. O total do público atingido não foi possível mensurar, pois foi realizado de maneira indiscriminada. Ainda, durante as consultas de enfermagem, eram realizados os acompanhamentos dos casos e realizados testes rápidos para detecção da sífilis em gestante e parceria.

Objetivo e período de Realização
Relatar o processo de identificação, planejamento e execução de ações educativas realizadas por membros de uma liga acadêmica sobre sífilis gestacional e congênita. Estas ações ocorreram em Centros de Saúde da Família parceiros localizados no município de Sobral, Ceará, durante os meses de abril a dezembro de 2023.

Resultados
Desde o primeiro momento das ações realizadas, as mulheres demonstraram interesse em participar ativamente, se mostrando dispostas a sanar as dúvidas, aprender sobre as temáticas abordadas e trocar experiências, alcançando assim, um bom número de participantes.
As mulheres relataram maior autonomia, empoderamento e segurança em relação às saúdes de seus filhos e delas mesmas, resultado das ações e apoio a elas oferecidos. Quanto às intervenções voltadas para a temática de sífilis, observou-se que foram eficazes na conscientização relacionada aos riscos associados para a mãe e para o bebê e maior adesão aos testes rápidos e demais exames.
Também foi perceptível a melhoria da adesão do tratamento, em relação a gestante diagnosticada com sífilis, em virtude do conhecimento repassado e também pela rede de apoio que a unidade de saúde proporciona a gestante e as parcerias. Resultando no melhor manejo de casos de gestantes com sífilis, de possíveis complicações associadas, e consequentemente, de resultados positivos em relação a saúde materna, fetal e neonatal.

Aprendizado e Análise Crítica
Abordar a saúde sexual e reprodutiva, com o foco na sífilis, com o público foi oportunidade para aprofundar conceitos e desenvolver habilidades docentes nos extensionistas, como o desafio de entrar em contato com o público e adaptar a linguagem para torná-la adequada e acessível, além de lidar com as singularidades e realidades de cada um.
A escolha por educação em saúde, além de ser uma estratégia de baixo custo e fácil execução, tem o potencial de empoderar os indivíduos acerca de sua própria saúde e motivar os mesmos a serem ativos em seu cuidado e em seus direitos como cidadãos. Podendo ainda transformá-los em multiplicadores da informação para famílias e comunidade.
As LA são ferramentas que propõem uma visão holística do cuidado e se tornam espaço legítimo para o desenvolvimento de autonomia e um meio de pluralizar os conhecimentos dos discentes, além de favorecer trabalho em equipe com foco na intersetorialidade (Dos Anjos et al, 2022).
Os serviços de saúde, ao firmarem parcerias com Ligas Acadêmicas, também potencializam suas ações, ganhando fortes aliados na promoção de ações de saúde coletiva, cativando e consolidando o vínculo dos indivíduos com o cuidado prestado, e fortalecendo o potencial de enfrentamento de agravos à saúde.

Referências
ALBUQUERQUE, JTPJ. O potencial inovador de ações extensionistas refletido nas práticas docentes de cursos de graduação da UVA-CE : o caso das ligas acadêmicas. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2023. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/12889. Acesso em: 26 mai 2024.

DOS ANJOS, JSM et al. Contribuição das Ligas Acadêmicas na formação dos futuros profissionais enfermeiros: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde,v. 15 n. 11, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e11085.2022. Acesso em 30 mai 2024

OLIVEIRA, B. L. S. de; SILVA, A. O. da; SILVA, N. N. de O. Atuação do enfemeiro na saúde da mulher . Revista Coleta Científica , Brasil, Brasília, v. 6, n. 11, p. 28–35, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6633364. Acesso em: 26 maio. 2024.


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