Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC4.6 - Rede de Atenção à saúde materno-infantil (2)

49376 - DIA D: ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR AÇÕES DE VACINAÇÃO E COLETA DE CITOPATOLÓGICOS EM SOBRAL-CE
ANA CARLA DE SOUSA OLIVEIRA - UVA, LARISSE ARAÚJO DE SOUSA - SMS, LARISSA CAVALCANTE FONTELES ARAÚJO - UVA, GABRIELA DE ANDRADE LIMA - UVA, MARCUS BRENNO FERREIRA DA SILVA - SMS, DANIELLI MENDES DE SOUSA - SMS, SILVIA CRISTINA MACHADO VASCONCELOS - SMS, SARITA SILVIA TORRES RODRIGUES - SMS, TATIANE DE FÁTIMA SOUSA ALMEIDA - PLURALMED, ADRIANO MATOS CUNHA - UVA


Contextualização
A vacinação é uma das maneiras mais efetivas de se evitar doenças, contudo, têm-se observado uma queda significativa nas taxas de imunização de crianças, entre elas o sarampo, atingindo os níveis mais baixos dos últimos anos. Dentre os motivos, destaca-se a despreocupação por doenças com baixa ocorrência, a desinformação e o crescimento do movimento antivacina vinculado à disseminação de fake news. Por outro lado, o Câncer do Colo do Útero (CCU), mesmo tendo alto potencial de prevenção, é outro importante problema de Saúde Pública do Brasil, sendo o 3° tipo de câncer mais frequente e a quarta causa de mortalidade no país. O exame citopatológico do colo do útero é a principal estratégia de rastreamento precoce do CCU e devido a alta incidência de indivíduos afetados pelo SARS-CoV-2, inúmeras medidas para prevenir a propagação do vírus foram impostas, como a suspensão da coleta do preventivo, algo ainda não superado pelas unidades de saúde, mesmo após a retomada da oferta do serviço. Considerando os cenários acima apresentados e os indicadores do Previne Brasil, como estratégia em resposta ao contexto supracitado a Coordenação da Atenção Primária à Saúde em parceria com as Células de Imunização e Saúde da Mulher, implementou em Sobral-CE, em fevereiro de 2023, o Dia D de Saúde nos 38 Centros de Saúde da Família.

Descrição da Experiência
Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado a partir das vivências dos 38 Centros de Saúde da Família (CSF), a cerca da realização do Dia D da Saúde, no município de Sobral-CE., que ocorre desde fevereiro de 2023, uma vez ao mês, sempre aos sábados, das 08h às 12h. Inicialmente, a Coordenação da Atenção Primária, em conjunto com a Célula de Imunização e Saúde da Mulher, realizaram um cronograma anual, com todos os sábados de ação, possibilitando os Centros de Saúde uma organização prévia quanto a recursos humanos (enfermeira, técnico de enfermagem da sala de vacina, digitador, uma pessoa para o acolhimento, para organizar os fluxos, auxiliar de serviços gerais), insumos (material para coleta de citopatológico, seringas, agulhas, algodão), imunobiológicos (vacinas à serem ofertadas), ornamentação das unidades de saúde e estratégias de captação do público-alvo: crianças e mulheres de 25 a 64 anos. As ações acontecem em todos os Centros de Saúde de forma concomitante, possibilitando mais uma oportunidade para os pais atualizarem as cadernetas de seus filhos e às mulheres de colocarem o seu preventivo em dia. Ao fim, é realizado um consolidado das vacinas administradas e de citopatológicos coletados, possibilitando às equipes avaliações e reflexões sobre as estratégias utilizadas na divulgação da ação e captação do público-alvo.

Objetivo e período de Realização
Objetivo Geral: Descrever a experiência de Sobral-CE quanto a realização do Dia “D” da Saúde, aos sábados, nos 38 Centros de Saúde da Família.
Objetivo Específico: Explicitar as estratégias utilizadas para captação de crianças e mulheres nos territórios; Descrever os resultados alcançados com a implementação do Dia “D” da Saúde, em Sobral-CE.
Período de realização: entre fevereiro de 2023 a 2024, foram realizados doze dias “D” de Saúde nos 38 CSF do município de Sobral-CE.


Resultados
Na coleta de citopatológicos, foram realizadas 4.308 exames, sendo 3.731 na faixa etária de 25 a 64 anos, equivalente à 86,6% do realizado, evidenciando empenho das equipes em captar as mulheres. São realizado monitoramento; busca ativa e a realização do exame por demanda espontânea, sem necessitar de agendamentos. Quanto à vacinação, foram vacinados 2.855 crianças durante os dias “D” de Saúde, um número expressante que traduz a importância da oferta deste serviço em dia em que uma boa parte dos pais não estão trabalhando e os filhos não estão nas escolas, oportunizando o Dia D para atualizar os cartões de vacina. Dentre as estratégias utilizadas para a captação, destaca-se a avaliação dos relatórios do prontuário eletrônico das crianças cadastradas no território; bem como, a participação da vacinadora, junto aos agentes de saúde e a enfermeira referência da sala de vacina na avaliação dos cartões de vacina.

Aprendizado e Análise Crítica
A implementação do Dia “D” de Saúde, aos sábados, possibilitou aos responsáveis pelas crianças e às mulheres que possuíam alguma dificuldade de comparecerem as unidades de saúde durante a semana, a oportunidade de atualizar o cartão de vacina dos filhos e das mulheres de realizarem o exame citopatológico. A utilização do lúdico, a intensificação nos territórios, a busca ativa com oferta de vacinação em domicílio, foram estratégias fundamentais usadas aos sábados para o alcance dos resultados acima descritos. Este relato de experiência enfatiza a potente estratégia de otimizar os atendimentos aos sábados, sendo espelho de inciativa e que pode estimular a outros municípios a ampliar o acesso à população em um dia oportuno para as pessoas que não podem frequentar as unidades de saúde.

Referências
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e-SUS APS – Acesso CSF Jaibaras/Módulo Gerente. Versão 5.2.32. Compilação: f37ab78ac72595f806b18759ddf1a319ffab2bd9. Banco de dados: PostgreSQL. Software desenvolvido pelo Laboratório Bridge. Disponível em: http://esus.sobral.ce.gov.br. Acesso em: 26/05/2024.

FERREIRA, M. DE CM et al. Detecção precoce e prevenção do câncer de colo do útero: conhecimentos, atitudes e práticas de profissionais da ESF. Ciência & saúde coletiva , v. 6, pág. 2291–2302, 2022

Fonte(s) de financiamento: SEM FINANCIAMENTO


Realização:



Patrocínio:



Apoio: