49913 - EDUCAÇÃO POPULAR E O GESTAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE BRUNO BARBOSA ALMEIDA - UFPB, GABRIELLA BARRETO SOARES - UFPB, ANA LÚCIA BRITO OLIVEIRA DA SILVA - ESP, ERLAINE SOUZA DA SILVA - UFPB
Contextualização A gestação é um período bastante peculiar na vida da mulher. Caracterizado por intensas mudanças, tanto fisiológicas quanto psicológicas e emocionais. Além das alterações físicas e hormonais, decorrentes do novo ser que está em desenvolvimento dentro de seu corpo, existem ainda os medos e a ansiedade que cercam esse período. Sendo, com certeza, uma fase de grande transformação na vida da mãe estendendo-se a toda sua família. Essas alterações são de tal modo significativas que se fazem necessários cuidados especiais à sua saúde física e mental. Nesse processo de cuidado, a Equipe da Atenção Básica se destaca pelo seu protagonismo, sendo capaz de identificar fatores que interfiram no processo educativo.
As ações educativas voltadas à construção do conhecimento sobre o parto e nascimento estão contempladas no Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento. Entre as diferentes formas propostas para o trabalho educativo, destacam-se as discussões em grupo, as dramatizações e outras dinâmicas que facilitam a fala e a troca de experiências entre os componentes do grupo (Brasil, 2014; Serruya, Cecatti e Lago, 2004).
Descrição da Experiência Inicialmente foram enviados convites pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) às gestantes acompanhadas nas consultas de pré-natal e criado um grupo via WhatsApp, bem como, convite para às gestantes que têm o perfil de liderança dentro do bairro, comunidade religiosa (figura1). Com intuito de realizar encontros promovidos pela própria equipe da unidade de saúde (dentista, auxiliar de consultório dentário, enfermeira, médica, técnica de enfermagem e ACS) (figura 2) assim como, pelos profissionais na equipe e-Multi (fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta) (figura 3), sendo realizadas mensalmente na sala de reuniões da UBS.
Ao participarem dos encontros, os profissionais em conjunto com as gestantes criam um meio da interação durante as rodas de conversas e atividades dinâmicas (figura 4), através de apresentações em slides ou panfletos com temas propostos pelas gestantes que promovem a partilha da experiência, aprendizado e reflexões. Através da participação ativa das gestantes vão surgindo as dúvidas e criando novas temáticas para os novos encontros, ao frequentarem regularmente as consultas de pré-natal e as atividades do grupo, as gestantes recebem uma pontuação que ao final da gestação, próximo ao 8° mês, elas realizam um ensaio fotográfico (figura 5), sorteio de kits maternidade e fraldas custeado pelas doações e ações realizadas pela unidade de saúde.
Objetivo e período de Realização Desenvolver um grupo de gestantes e realizar o manejo adequado das gestantes promovendo qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares além das trocas de experiências e informações entre os participantes e os profissionais de saúde a equipe de profissionais junto com a nutricionista da E-Multi.
O projeto foi implantado desde 2022 e existe até a atual data.
Resultados Para que esse objetivo seja alcançado, o Ministério da Saúde (MS) tem aconselhado que os profissionais que trabalham no SUS tenham em mente os determinantes e condicionantes de saúde presentes na vida das gestantes, assim como, os fatores que podem gerar riscos para a gestação, como o tabagismo, inatividade física, uso de drogas lícitas ou ilícitas, violência doméstica, condições de trabalho desfavoráveis, insuficiência sócio familiar, dificuldade em navegar pelos sistemas de saúde, entre outros; e que os mesmos trabalhem com vistas a minimizar as iniquidades e vulnerabilidades que afetam o estado de saúde desse público (Brasil, 2019).
Em suma, sabendo-se que a educação em saúde é a forma mais democrática de construir um conceito amplo de saúde, de promover o autocuidado e de produzir melhores indicadores de saúde, este projeto teve como pressuposto o trabalho multidisciplinar na assistência à gestante como estratégia para ações educativas de promoção da saúde e práticas da humanização no pré-natal.
Aprendizado e Análise Crítica Através dessas ações é notório a mudança durante o pré-natal como o aumento da frequência da participação das mulheres nas consultas de pré-natal, o impacto positivo na realização de exames de rotina, assim como o vínculo de confiança criado com a equipe de saúde no puerpério e durante toda a primeira infância, influenciando positivamente no compromisso com a vacinação, a presença nas consultas de puericultura e consequentemente o alcance contínuo dos indicadores de saúde.
Por tais razões, se faz necessário os grupos como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento, relação de confiança, melhorar a conscientização, impactando na qualidade da assistência e resultando em uma saúde com qualidade no que diz respeito o binômio mãe-bebê.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Humanização do parto e do nascimento. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
BRASIL. Nota técnica para organização da rede de atenção à saúde com foco na atenção primária à saúde e na atenção ambulatorial especializada - Saúde da Mulher na Gestação, Parto e Puerpério. Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. São Paulo: Hospital Israelita Albert Einstein: Ministério da Saúde, 2019. 56 p. Disponível em: . Acesso em: 07 mar. 2024.
SERRUYA, S. J.; CECATTI, J. G.; LAGO, T. D. G. Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento do Ministério da Saúde no Brasil: resultados iniciais. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(5): 1281-1289 set-out, 2004.
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