53917 - ABORDANDO A ÉTICA PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SUÊNIA ÉVELYN SIMPLÍCIO TEIXEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS NETO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, HELIANDRA LINHARES ARAGÃO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, ROBSON DA COSTA ALMEIDA - FACULDADE 05 DE JULHO - F5, LIELMA CARLA CHAGAS DA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, ROBERLANDIA EVANGELISTA LOPES AVILA - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, RAFAELA RODRIGUES VIANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC, MARIA CELINA MARTINS ARAGÃO - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, ANTONIO HELTON CAVALCANTE LIMA JUNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ-UFC
Contextualização A temática acerca da ética profissional em enfermagem é um assunto relevante dentro da prática nos serviços de saúde, dentre eles, no âmbito hospitalar. A ética pode ser definida como um conjunto de regras e preceitos morais que orientam o indivíduo a viver em sociedade. Dialogar sobre esse assunto requer do profissional a constância de práticas seguras e eficazes, levando em consideração atitudes que englobe ações humanizadas e que precisam ser mantidas cotidianamente. A temática foi escolhida devido recentemente ter sido observado por profissionais gestoras da parte assistencial sobre casos que aconteceram dentro do ambiente hospitalar acerca da ética profissional. Então, pensou-se em trazer essa discussão acerca do assunto juntos aos profissionais pertencentes a essa instituição, para que pudessem refletir acerca do seu fazer enquanto profissional na saúde. O novo código de ética do profissional de enfermagem, passou por umas atualizações em 2017, detalhando sobre as atribuições e os princípios fundamentais da categoria da enfermagem, bem como a aplicabilidade dos nossos direitos, deveres, proibições e penalidade. Com isso, o código de ética pode e deve ser considerado um guia para os profissionais na sua prática profissional, afim de garantir a segurança do paciente e os direitos assistidos e prestados a categoria da enfermagem.
Descrição da Experiência Na busca de proporcionar uma metodologia mais ativa e que permitisse a participação dos profissionais, foi utilizado tarjetas de cores variadas para que eles pudessem responder em uma palavra a pergunta disparadora: o que para vocês representa ou significa a palavra ética dentro do ambiente de trabalho? As palavras construídas foram: respeito, empatia, humildade, pessoalidade, honestidade, sigilo, confiança, princípios, humanização, responsabilidade e disciplina. As palavras empatia e respeito foram as que mais se repetiram nas tarjetas. Com isso, assim, nos fazendo refletir que são assuntos que permeiam as relações de trabalho e possíveis condutas pertencentes ao cotidiano desses profissionais para com o paciente e que pudéssemos trabalhar de forma incisiva e objetiva naquele momento. As tarjetas foram colocadas na parede, próximo aos participantes, para melhor visualização e engajamento dos mesmos. Ao ser entregue a palavra descrita, o participante ficaria à vontade para relatar o motivo que o fez pensar naquela palavra e descrever sobre. Em cada palavra eles conseguiram trazer o significado da mesma, bem como associar as vivências nos seus cenários de atuação, refletindo de forma positiva e negativa acerca de alguma problemáticas que envolvessem aquele termo.
Objetivo e período de Realização o objetivo desse trabalho é descrever a relevância da discussão acerca da temática ética profissional, buscando o engajamento e reflexões dos profissionais participantes. A roda conversa aconteceu no auditório do Hotel Imediato, no município de Varjota, Ceará. O momento ocorreu no encerramento da II Semana de Enfermagem, no dia 24 de maio de 2024, com a participação de em média 20 profissionais, dentre eles, técnicos de enfermagem e enfermeiros.
Resultados As discussões acerca das palavras, fizeram os profissionais relatarem sobre o significado de cada, além de refletir sobre as atitudes pertencentes ao cenário de prática. Sobre a palavra empatia e respeito, definiram como: se colocar no lugar do próximo, buscando o melhor de si para com o outro e que devessem tratar as pessoas da forma que gostariam de ser tratado. A palavra humanização e pessoalidade, permitiu refletir sobre o que o ser humano sente, afim de tentar compreender as emoções e sentimentos que perpassam o período de internamento hospitalar ou de condições ruins de saúde. A palavra princípio chamou atenção, pois relataram que a ética estava relacionada com a forma que a pessoa se porta diante das suas relações, como uma característica voltada para a base, o alicerce, e que isso diz muito sobre à sua postura profissional e ao relacionamento com seus pares e com o público. Para a palavra humildade e honestidade conseguimos compreender que não somos detentores de todos os saberes, e que devemos ter responsabilidade e disciplina no momento de desenvolver e fazer procedimentos que a profissão não permita (englobando assuntos sobre negligência, imperícia e imprudência).
Aprendizado e Análise Crítica Por fim, a palavra principal que queríamos abordar, diante da demanda visualizada pelas profissionais gestoras, foi o sigilo. Os participantes relataram a dificuldade no fazer dessa palavra, em momentos ao manuseio do paciente comentar algo que não deveriam, fazer registros por meio de fotos de forma desnecessária, podendo haver vazamento de informações sobre o paciente e gerar a falta de confiança para quem está sendo prestado o cuidado. Foi possível observar que a participação dos profissionais presentes no evento foram essenciais no processo de construção para conseguirmos englobar o maior número de falas e exemplos teórico-prático acerca da temática. Conseguiram expor suas potencialidades e fragilidades diante dos colegas de trabalho, ao mencionar histórias voltadas ao cotidiano no contexto hospitalar. Além disso, demostraram que foi possível compreender a importância da participação em momentos como este, de educação em saúde, para promover o diálogo e a reflexão em busca do padrão de cuidados almejado. Portanto, por meio da roda de conversa conseguimos contemplar assuntos voltados a prática e rotina hospitalar sobre a ética, reflexões acerca das condutas assistenciais, para que pudessem proporcionar uma realidade capaz de transformar mudanças necessárias no contexto assistencial.
Referências Conselho Federal de Enfermagem. Resolução no. 564, de 06 de novembro de 2017. Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasília (DF): Cofen; 2017.
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Schneide, D. G., et al. Problemas éticos na experiência clínica hospitalar de estudantes e profissionais de enfermagem. Revista de Enfermagem Referência, v. 6, n. 1, 2022.
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