53540 - A AVALIAÇÃO INTERNA DA QUALIDADE COMO INSTRUMENTO PARA A MELHORIA CONTÍNUA DE QUALIDADE NOS HOSPITAIS DA REDE EBSERH MARIA DE FÁTIMA BASTOS NÓBREGA - CH-UFC, GIOVANA THIEMY KINA - UFC, PAULA MANUELA RODRIGUES PINHEIRO BERTONCINI - CH-UFC, SANJA SÂMIA ROLIM FERNANDES XIMENES - CH-UFC, RHAQUEL DE MORAIS ALVES BARBOSA OLIVEIRA - CH-UFC, WALÉCIA DIANA GADELHA MAIA - CH-UFC
Contextualização
O Programa Ebserh de Gestão da Qualidade (PGQuali), instituído pela Portaria-SEI nº 23/2018, consiste em um sistema próprio de avaliação periódica, que tem como objetivo promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira pelos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh nas áreas assistencial, de ensino, extensão, pesquisa e inovação em saúde (EBSERH, 2022b).
Denominada Avaliação Interna da Qualidade (AVAQualis) trata-se de uma atividade sistemática, independente, sem cunho fiscalizatório, realizada por uma equipe do hospital, para examinar os processos organizacionais com a finalidade de levantar evidências e avaliar o nível de conformidade, com suas ações orientadas pelo Manual de Requisitos do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade.
Os requisitos previstos no Manual são baseados em legislação vigente, em boas práticas nacionais e internacionais e em evidências científicas relacionadas à gestão da qualidade, abrangendo as diversas áreas do hospital (EBSERH, 2022a) e devem ser classificados quanto à sua conformidade, no decorrer das avaliações, segundo as evidências preconizadas na redação do requisito e fornecidas pelos gestores.
Assim, o Serviço de Gestão da Qualidade trata de intervir juntamente aos gestores hospitalares na adequação dos processos avaliados como “Não conforme” relativos às suas áreas de competência.
Descrição da Experiência
A Avaliação Interna da Qualidade avaliou as áreas destinadas ao ensino, pesquisa e extensão, os serviços médico-hospitalares, ambulatoriais e de apoio diagnóstico e terapêutico.
Todos os registros dos avaliadores ocorreram, ao momento das visitas, em documento físico estruturado, contendo título e descrição dos requisitos a serem verificados e evidências preconizadas para validação.
Ao término das visitas, os dados deveriam ser formalizados pelo avaliadores em planilha digital e encaminhados à Unidade de Gestão da Qualidade (UGQ) que, atua no tratamento dos dados e na divulgação dos relatórios à comunidade interna do hospital.
A partir disso, a UGQ tem por objetivo realizar a busca ativa aos gestores de áreas que apresentam seus requisitos avaliado como “Não conforme” e incentivá-los quanto à execução dos ciclos de melhoria em suas áreas de competência.
Em janeiro de 2024, esses gestores foram convidados a participar de reuniões individuais com membros da UGQ, nas quais foram pactuados os planos de ação e prazos.
Um plano de ação é definido como um documento no qual se registram, de forma cronológica, as ações, metas, responsável e período de aplicação.
O gestor deveria sinalizar quanto a ferramenta da qualidade que utilizaria na intervenção. A UGQ permaneceu à disposição dos gestores para auxiliar nas dificuldades de aplicação das ferramentas e execução dos ciclos de melhoria.
Objetivo e período de Realização
Elaborar planos de ação junto aos gestores hospitalares para a implementação de uma melhoria de qualidade nos processos gerenciais, assistenciais e de ensino, a partir dos resultados obtidos na avaliação interna da qualidade em um hospital universitário da Rede Ebserh, no estado do Ceará, entre os meses de outubro a dezembro de 2023.
Resultados
A UGQ segue trabalhando junto aos gestores no acompanhamento das metas e prazos para os ciclos de melhoria, bem como avaliando os resultados obtidos a cada ciclo e a viabilidade das estratégias adotadas e tem papel fundamental na garantia de que os processos não sejam abandonados e a agenda de atividades seja executada em respeito aos prazos acordados.
As comunicações, envio de relatórios e demais documentos pertinentes à intervenção ocorrem por meio eletrônico em plataformas formais adotadas pela instituição, de forma constante, em consideração ao cronograma instituído, e as atualizações são registradas em planilhas de posse da UGQ.
A UGQ espera, que a partir de sua intervenção, seja estabelecida de forma definitiva uma cultura de melhoria na instituição, que além de garantir as metas de qualidade nos serviços ofertados aos usuários e colaboradores do hospital, permita o cumprimento regular das exigências para a solicitação de avaliações externas realizadas pela Sede, como etapa fundamental para a acreditação do hospital universitário pelo Selo Ebserh de Qualidade e ainda, gerar, material científico para posteriores publicações.
Aprendizado e Análise Crítica
As diversas etapas do estudo demonstram que ainda há muito o que se desenvolver quanto à sensibilização do corpo profissional da instituição a respeito da relevância da cultura de melhoria. Tratar de mudanças nas práticas já instituídas nas rotinas exige um dispêndio de recursos humanos, materiais e financeiros que, até que sejam percebidos significativamente à sua eficiência, desmotivam todos os envolvidos no processo, quando não, resistentes ao processo, influenciando diretamente nos resultados a curto prazo das ações propostas.
A abstenção e abandono às atividades pelos gestores ainda representam um cenário recorrente, permitindo que novas abordagens e metodologias sejam pensadas para abordagens futuras.
A periodicidade com que ocorre a atualização do Manual de referência para a condução das avaliações também demonstra-se um fator relevante para a efetivação das conformidades dos requisitos.
Referências
1. EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES (Ebserh). Portaria-SEI nº 23, de 05 de novembro de 2018. Institui o Programa Ebserh de Gestão da Qualidade - Selo Ebserh de Qualidade. Boletim de Serviço nº 488, de 06 novembro de 2018.
2. EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES (EBSERH). Manual de Requisitos do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade. Versão 03. Brasília, 2022a.
3. EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES (EBSERH). Programa Ebserh de Gestão da
Qualidade. Versão 2. Brasília, 2022b.
4. EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES (EBSERH). Guia de Avaliação Externa do Programa Ebserh de Gestão da Qualidade. Versão 3. Brasília, 2023.
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