Roda de Conversa

06/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC7.10 -Tecnologias Digitais na Atenção Primária à Saúde: conceitos, informação, comunicação e trabalho

54167 - USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS PARA PESSOAS ARRETADAS: DESENVOLVIMENTO DE UM ÁLBUM SERIADO PARA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.
NÍVIA TAVARES PESSOA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA, MÔNICA HELENA SANTOS SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA, SINARA ALVES TOMÁS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA, YASMIN NOBRE DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA, ANDRIAN MICHAELLE AQUINO ROCHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, CLARA BEATRIZ ABREU LIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, PAULA FERNANDES LEITE GUIMARÃES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, YASMIN DE SOUSA MACIEL BARBOSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, DANILO DE ANDRADE ALVES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, MYLENA DE MELO OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ


Introdução e Contextualização
A Política Nacional de Medicamentos (PNM) traz como uma de suas prioridades o Uso Racional de Medicamento (URM), definido como o processo que compreende prescrição apropriada, disponibilidade oportuna, dispensação adequada e consumo em doses, intervalos e períodos de tempo indicados de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade (BRASIL, 1998).
Nesse contexto a realização de atividades de educação em saúde constituem-se como estratégias para alcançar o URM (BOING; ZONTA; MANZINI, 2016; MARIN,2003). Contudo, para que estas atividades tenham sucesso é necessário elaborar materiais educativos que facilitem a comunicação entre os profissionais de saúde e os usuários (SANCHES; LEMOS; VERÍSSIMO, 2017).
O álbum seriado é um instrumento que permite que se adquira conhecimento por meio de uma linguagem descomplicada e compreensível, além de ser oportuno no auxílio da promoção e prevenção da saúde, no gerenciamento do autocuidado e na tomada de decisão (SANTOS, 2016; SANCHES; LEMOS; VERÍSSIMO, 2017).
O uso de charges e a linguagem regionalizada podem ser estratégias para tornar o álbum seriado mais descomplicado, acessível e interessante para o público, uma vez que, contribuem para formação da criticidade do leitor e favorecem o enfrentamento de dificuldades ao aproximá-lo da sua realidade, podendo ser considerada como uma ferramenta de ensino inovadora (DUARTE et al, 2017).


Objetivo para confecção do produto
Este trabalho teve como objetivo construir e avaliar um álbum seriado para dar suporte aos profissionais de saúde no desenvolvimento de ações voltadas à Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Atenção Primária no SUS, enfocando noções gerais sobre o uso correto de medicamentos.

Metodologia e processo de produção
Trata-se de um relato de experiência acerca da elaboração e avaliação de um álbum seriado sobre “Noções Gerais sobre o uso de medicamentos”. A experiência foi realizada na secretaria de saúde de Fortaleza, no período de março a maio de 2022.
A confecção do álbum seriado consistiu em duas etapas: a primeira relacionada ao conteúdo e a segunda relacionada à ilustração. Na etapa de conteúdo foram realizados os seguintes passos: identificação dos assuntos a serem abordados, pesquisa de termos regionalizados e reescrita das orientações sobre medicamentos utilizando uma linguagem regionalizada.
Na etapa da ilustração foram identificados desenhos que faziam referência ao conteúdo, utilizando a ferramenta gratuita de design gráfico online Canva®. Em seguida o protótipo com o conteúdo e as ilustrações foram repassadas para um chargista profissional para a criação das charges.
A versão preliminar do álbum foi submetida à avaliação por meio do Instrumento para Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde (IVATES) e o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) (LEITE et al, 2018; SOUZA; PEREIRA; MOREIRA, 2020).

Resultados
A construção do conteúdo teve como referência o folder educativo “O uso correto é o melhor remédio”, produzido pela Coordenação de Assistência Terapêutica do município e que continha 10 orientações acerca do uso de medicamentos, abordando questões relacionadas com: armazenamento, validade, não reaproveitamento de embalagens, identificação dos medicamentos, automedicação, uso de medicamentos por crianças e uso de medicamentos na gravidez.
Na etapa de identificação e avaliação da pertinência dos assuntos abordados no folder foram propostas: a supressão de frases com assuntos repetidos, a aglutinação de frases com assuntos semelhantes e a criação de duas novas frases para substituir as retiradas.
A pesquisa por expressões populares e palavras de uso local foi realizada utilizando um dicionário de termos e expressões regionais. Também foram consultados sítios eletrônicos e páginas de mídias sociais que utilizam vocabulário regionalizado para essa etapa.
Foi elaborado um esboço de imagens para cada frase, a partir de ilustrações prontas. A partir destas imagens e das orientações iniciais o artista elaborou as charges, contribuindo com mudanças nas frases e nas ideias das ilustrações a partir da sua vivência, sensibilidade e criatividade. Após a aprovação das imagens pela equipe elaboradora foi realizada a avaliação das páginas do álbum pelos farmacêuticos do município.


Análise crítica e impactos sociais do produto
O álbum seriado foi avaliado por sessenta e seis profissionais por meio de um formulário online que continha questões analisando conteúdo (IVCES) e imagem (IVATES).
Para o IVC e IVA utilizamos a proporção de opinião “concordo” ou “concordo totalmente” em relação ao número total de respostas. A média do IVC e IVA de cada quesito foi considerada sobre o conteúdo e imagem de cada charge, sendo assim possível medir o grau de concordância entre os profissionais e a proporção de opinião “concordo” ou “concordo totalmente” em relação ao número total de respostas. Recomenda-se que o IVC e o IVA não sejam menores que 0,78 para ser considerado como aprovado.
As dez charges avaliadas tiveram IVA geral de 0,72 quanto a aparência e IVC de 0,94 quanto ao conteúdo. As charges com IVA menor que 0,78 foram modificadas.
Apesar do IVC ter sido acima de 0,78 para todos os conteúdos, 5 charges foram modificadas quanto ao texto considerando as sugestões dos farmacêuticos.
Após as modificações o álbum foi encaminhado para diagramação e impressão.
Espera-se que a utilização desse material nas unidades proporcione o desenvolvimento de atividades de educação em saúde mais próxima e compatível com a realidade vivenciada pela população, além de possibilitar que os profissionais da saúde realizem uma abordagem direcionada às práticas populares de uso de medicamentos.



Referências
BOING, A. C. ; ZONTA, R. ; MANZINI, F. Promoção do uso racional de medicamentos na atenção básica. Santa Catarina, 2016.
DUARTE, I. E. et al. A utilização de charges como estratégias para o ensino de ciências. Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente. Minas Gerais, 2017.
LEITE, S. et al. Construção e validação de Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo. Saúde. Rev. Bras. Enferm. n. 71(suppl 4):1732-8, 2018.
SANCHEZ, M. P. C.; VERÍSSIMO, M.; LEMOS, R. A. Avaliação de materiais educativos para o cuidado e a promoção do desenvolvimento de crianças nascidas prematuras. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, v. 17, n. 2, p. 76-82, 2017.
SOUZA, A.C.C; BORGES; BORGES, J.W.P; MOREIRA T.M.M. Desenvolvimento de Instrumento para validar aparência de tecnologia educacional em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. vol:73, Supl 6. 2020.

Fonte(s) de financiamento: Secretaria da Saúde de Fortaleza


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